Unidade Curricular: | Código: | ||
Farmacologia e Terapêutica Geral | 1184FTG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Fisioterapia | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 26 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular tem como objectivos a aquisição de conhecimentos de farmacologia e a adaptação destes conhecimentos à prática do fisioterapeuta: O1. Conhecer o papel do Fisioterapeuta na área da Farmacologia e Terapêutica; O2. Aquisição de conhecimentos de Farmacologia dos principais grupos farmacoterapêuticos O3. Conhecimento geral de parâmetros farmacocinéticos clínicos O4. Conhecimento e aprendizagem da comunicação dos efeitos adversos O5. Interligação dos vários grupos de fármacos para a possibilidade de interacções medicamentosas O6. Adequação da linguagem para a promoção da adesão do doente à terapêutica O7. Adquirir conhecimentos na área da farmacologia que lhe permitam conceber e desenvolver ações de educação e saúde, assim como, integrar equipas técnicas multidisciplinares O8. Identificar as reacções adversas e compreender o papel da farmacovigilância O9. Ter capacidade de trabalho autónomo com pesquisa de informação usando fontes de informação de farmacologia | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Noções gerais de farmacologia, fármaco versus medicamento. CP2. Vias de administração e formas farmacêuticas. CP3. Ciclo geral de fármacos no organismo. Farmacocinética básica (absorção, distribuição, metabolização e excreção) e farmacocinética clínica. CP4. Farmacodinamia e mecanismos gerais de acção dos fármacos. CP5. Fármacos com acção no sistema nervoso central: sedativos e hipnóticos, psicoestimulantes e drogas de abuso. CP6. Relaxantes musculares. CP7. Fármacos utilizados no controlo da dor: opióides, anti-inflamatórios não esteroides e paracetamol. CP8. Aspectos particulares da farmacologia na grávida, na criança e no idoso. CP9. Interacções medicamentosas, reacções adversas a medicamentos e farmacovigilância. CP10. Fontes de informação sobre fármacos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Farmacologia e Terapêutica Geral proporcionam aos estudantes da licenciatura de Fisioterapia aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções do fisioterapeuta na área da Farmacologia e Terapêutica. Os conteúdos de farmacologia geral e ainda o estudo dos diversos grupos farmacoterapêuticos (conteúdos programáticos CP1 a CP8) permitiram atingir os objetivos O1, O2, O3, O4, O5, O6 e O7. A exposição de matéria sobre efeitos adversos e interacções medicamentosas, assim como fontes de informação de fármacos (conteúdos programáticos CP9 e CP10), permitem ao aluno atingir os objectivos O8 e O9. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologia de ensino M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos. M3: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes. M4: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno. Avaliação Os alunos serão avaliados com dois testes escritos, com uma ponderação de 50% cada um para o cálculo da nota final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula – Visa atingir O1 a O8. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos – Visa atingir O9. M3: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes – Visa atingir todos os objectivos. M4: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno – Visa atingir todos os objectivos. | |||
Bibliografia: | |||
1. Rang and Dale's pharmacology, JM Ritter, RJ Flower, G Henderson, YK Loke, D MacEwan, HP Rang (Eds), 9th edition, Elsevier, 2019. 2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014. 3. Basic & Clinical Pharmacology, Bertram G. Katzung, Todd W. Vanderah (Eds), 15th edition, McGraw-Hill Education, 2020. 4. Pharmacology for the Physical Therapist. Erin E. Jobst, Peter C. Panus, Marieke Kruidering-Hall (Authors) 2nd edition, McGraw-Hill, 2020. 5. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, R Hilal-Dandan, BC Knollmann (Eds), 13th edition, McGraw-Hill Education, 2018. | |||
Docente (* Responsável): | |||
João Capela (joaoc@ufp.edu.pt) |