Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisioterapia Pré-Natal | 1186FPEN | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Entender os princípios de intervenção terapêutica na saúde materno-infantil, nomeadamente no período pré natal. Analisar as disfunções do movimento e postura. Avaliar, seleccionar e executar os diferentes métodos e técnicas adaptadas de forma adequada a cada utente, conhecer as suas indicações e contra-indicações, assim como integrar o conhecimento formulando um raciocínio clínico adequado, utilizando os conceitos apreendidos | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Fisiologia da gravidez. a. Alterações no 1º trimestre b. Alterações do 2º trimestre c. Alterações do 3º trimestre 2. Cuidados e posturas adequadas. a. Posturas correctas b. Manuseio de cargas c. Vantagens e benefícios 3. A preparação para o parto a. Método psico-físico b. Método psico-profilático c. Diferentes tipos de parto d. Cesariana 4. Técnicas de relaxamento a. Definição b. Categorias c. Abordagem ao nível da Doença e do Bem-estar d. Evidência científica e. Vantagens | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A integração de conceitos da saúde da mulher e da criança permite uma melhor integração do conhecimento teórico com a prática clínica. Capacitando o aluno para lidar com questões cada vez mais exigentes e complexas, quer do ponto de vista clínico como profissional, tornando-o cada vez mais autónomo do ponto de vista técnico e científico. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, A avaliação será contínua através das avaliações escritas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, permitem dotar os alunos de aptidões específicas e essenciais à fisioterapia na saúde da mulher e da criança, contribuindo para a sua maior autonomia clínica e científica. | |||
Bibliografia: | |||
1. Polden,M;Mantle,J (2000).Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia.2ªEd. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro 2. Stephenson,R; O’Connor,L.((2004).Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia.2ªEd.Manole.São Paulo |