Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisioterapia Baseada na Evidência | 1186FBEV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Entender o conceito de Fisioterapia baseada na evidência, de melhor evidência disponível e distinguir entre formas de evidência. Dotar os alunos de competências de pesquisa de evidência científica. Promover competências de compreensão e análise crítica da literatura. Fomentar a capacidade de selecção de resultados úteis e aplicáveis, em contexto específico e de adopção de estratégias de implementação e avaliação da implementação da evidência e estimular a capacidade de aprendizagem auto-dirigida e reflexiva, tendo em vista a aprendizagem ao longo da vida. Após o término da unidade curricular o aluno deverá demonstrar competências de investigação direccionadas para a prática clínica, compreender o papel da prática baseada na evidência na melhoria contínua dos cuidados prestados. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Versão em Português Unidade Lectiva I: Introdução à prática baseada na evidência 1.1. Fisioterapia baseada na evidência. 1.2. Formas de evidência. 1.3. Hierarquias de evidência. 1.4. Pesquisando a evidência. Unidade Lectiva II: Elementos da evidência 2.1. Questões, teorias e hipóteses 2.2. Desenho de estudo 2.3. Amostra 2.4. Variáveis e quantificação de variáveis 2.5. Validade da investigação 2.6. Importância estatística e relevância clínica Unidade Lectiva III: Avaliação sistemática da evidência 3.1. Evidência sobre testes de diagnóstico 3.2. Evidência sobre prognóstico 3.3. Evidência sobre intervenções 3.4. Evidência sobre resultados 3.5. Revisões sistemáticas e guidelines Unidade Lectiva IV: Implementação da evidência 4.1. Barreiras de implementação 4.2. Estratégias de superação Unidade Lectiva V: Avaliação da efectividade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A abordagem teórica e prática dos conteúdos relativos à prática baseada na evidência permitirá a compreensão do de conceito de Fisioterapia baseada na evidência, de melhor evidência disponível, a distinção entre formas de evidência e o ganho de competências de pesquisa de evidência científica. A abordagem dos conteúdos relativos aos elementos de evidência e de avaliação sistemática da evidência dotará os alunos de competências de compreensão e análise crítica da literatura, de selecção de resultados úteis e aplicáveis em contexto específico. A abordagem dos conteúdos de implementação da evidência e avaliação da efectividade dotará os alunos de competências de implementação e avaliação da implementação da evidência. Todo o processo dotará os alunos das competências necessárias para a investigação clínica e para a compreensão do papel da prática baseada na evidência na melhoria contínua dos cuidados prestados, estimulando e reforçando a aprendizagem reflexiva ao longo da vida. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Os conteúdos selecionados para este componente serão abordados de forma expositiva em aulas teórico-práticas, estimulando a participação ativa dos alunos sempre que possível e recorrendo a exemplos práticos que facilitem a sua compreensão. Serão proporcionadas aulas de cariz prático onde os alunos aplicarão os conhecimentos sobre pesquisa, identificação de formas de evidência e sua análise crítica relativamente aos diferentes elementos constituintes. Avaliação: A avaliação será contínua, em momentos informais de avaliação e um momento formal de avaliação que consiste na entrega de um trabalho escrito, baseado nos princípios abordados ao longo das aulas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A abordagem expositiva e prática dos conteúdos permite a aquisição de conhecimento relativo aos fundamentos dos processos envolvidos na prática baseada na evidência. A metodologia de ensino adotada permite a aquisição de competências práticas e de fundamentação relativas ao conceito de Fisioterapia baseada na evidência, de melhor evidência disponível, da distinção entre formas de evidência, de pesquisa de evidência científica a partir de questões clínicas bem definidas, da sua implementação e avaliação da efetividade. A participação ativa dos estudantes em atividades de cariz prático permitirá a integração do conhecimento, permitindo a formulação de um raciocínio adequado e fundamentado no processo de prática baseada na evidência. | |||
Bibliografia: | |||
Jewel, D.L. & Jewel, D.V.(2008). Guide to Evidence-Based Physical Therapy Practice (2nd ed.). Jones & Bartlett Publishers, Incorporated Dijkers, M. P., Murphy, S. L. e Krellman, J.(2012). Evidence-Based Practice for Rehabilitation Professionals: Concepts and Controversies. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation,93(8, Supplement),S164-S176. Maher, C. G., Sherrington, C., Elkins, M., Herbert, R. D. e Moseley, A. M.(2004). Challenges for evidence-based physical therapy: accessing and interpreting high-quality evidence on therapy. Physical Therapy,84(7),644-654. Menon, A., Korner-Bitensky, N., Kastner, M., McKibbon, K. e Straus, S.(2009). Strategies for rehabilitation professionals to move evidence-based knowledge into practice: a systematic review. Journal of Rehabilitation Medicine,41(13),1024-1032. Scurlock-Evans, L., Upton, P. e Upton, D.(2014). Evidence-Based Practice in physiotherapy: a systematic review of barriers, enablers and interventions. Physiotherapy,100(3),208-219 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Adérito Seixas (aderito@ufp.edu.pt) |