Unidade Curricular: | Código: | ||
Clínica Integrada I | 1186CIT1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
-Os alunos deverão demonstrar conhecimentos sobre diferentes conceitos e técnicas e relevantes para a intervenção do fisioterapeuta na senescência. Aplicar os conhecimentos adquiridos em novos contextos e situações no âmbito de diferentes práticas geriatricas, integrando esses conhecimentos de modo a lidar com questões complexas. Saber integrar os conhecimentos e aplicar esses conhecimentos na prática clínica e de investigação de forma auto-orientada e autónoma. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Análise do movimento 2. Nutrição 3. Psicomotricidade da criança ao senescente 4. Aspetos psicossociais do idoso Módulo Instituições 1.1 Problemáticas societais 1.2 Diagnóstico das respostas 1.3 Respostas legais — exemplos 1.4 A questão dos direitos sociais 1.5 Diagnóstico constitucional 1.6 Aspectos sócio-laborais 1.7 Perspectivas europeias 1.8 A preparação da reforma — conselhos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
-A integração de conceitos como Análise do Movimento, novas técnicas de taping (Dynamic Tape e Ligaduras Funcionais), nutrição, psicomotricidade assim como aspetos psicossociais do idoso, permite uma melhor integração do fisioterapeuta na área da senescência, capacitando-o para lidar com questões cada vez mais exigentes e complexas, quer do ponto de vista clínico como profissional, tornando-o cada vez mais autónomo do ponto de vista técnico e científico. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
-Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com a prática de técnicas específicas de avaliação e tratamento em fisioterapia. A avaliação será contínua através da mini-avaliações escritas e práticas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
-As aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com prática de técnicas de avaliação e tratamento específicas para a fisioterapia na senescência permitem dotar os alunos de aptidões específicas e essenciais à fisioterapia nesta área especifica, contribuindo para a sua maior autonomia clínica e científica. | |||
Bibliografia: | |||
1. Roger Bartlett (2007). Introduction to Sports Biomechanics. Analysing Human Movement Patterns. 2nd edition. New York, USA. Taylor and Francis Group. 2. Shils ME, Olson JÁ, Shike M, Ross AC (2003). Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. Trad. Alessandra Favano.et al. 9ª ed. - São Paulo : Manole, 2003. 3. Insel, P. Turner, RE. Ross, D. (2007). Nutrition. 3rd ed. Sudbury. Jones and Bartlett Publishers. 4. Fonseca, V. (1998). Psicomotricidade: filogénese, ontogénese e retrogénese. Ed. Artes Médicas (2ª edição) - Porto Alegre 5. Fonseca, V. (2005). Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Lisboa: Âncora editora 6. Basic & Clinical Pharmacology, BG Katzung (Ed), 14th edition, McGraw-Hill Education, 2018. 7. Artigos Científicos. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Rui Antunes Viana (ruiav@ufp.edu.pt) |