Unidade Curricular:Código:
Organização e Gestão de Serviços de Saúde852OGSS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEnfermagem1 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês13
Objectivos de Aprendizagem:
A evolução e a especificidade do setor da saúde requerem dos profissionais conhecimentos e habilidades que fundamentem o desenvolvimento de competências condutoras de atividades adequadas de organização, enquadradas nas dinâmicas do sistema de saúde. A gestão dos serviços de saúde enquanto unidade curricular, preocupa-se em orientar os estudantes, a utilizar habilidades concetuais, definir situações e a equacionar estratégias de ação adequadas, eficientes e eficazes, para cada situação na área dos cuidados. Neste enquadramento pretende-se que os estudantes concretizem os seguintes objetivos:
Conteúdos Programáticos:
1 - Sistema de Saúde
1.1 - Análise Nacional, da Europa e de alguns Países do mundo
2 - Teorias da administração
1.2 - Influencia das teorias no desenvolvimento dos serviços de saúde
1.3 - Administração por objetivos
1.4 - Cultura e clima organizacionais
1.5 - Organização formal e informal
2 - Instrumentos de Gestão
2.1- Planeamento estratégico, tático e operacional
2.2 – Liderança na organização
2.3 - Gestão de conflitos interpessoais nas equipas de saúde
3 - Gestão de Recursos:
3.1- Instalações e equipamentos
3.2 - Materiais e fármacos
3.3 - Métodos de organização de Stocks;
3.4 - Gestão de Recursos Humanos;
3.4.1 - Recrutamento e seleção
3.4.2 - Dotação
3.4.3. - Regimes de trabalho
3.4.4 - Integração
3.4.5 - Avaliação do desempenho - SIADAP
4 - Gestão de cuidados;
4.1 – Métodos de trabalho
4.2 – Processo de tomada de decisão
4.3 – Competências dos enfermeiros de cuidados gerais
5 - Qu
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A abordagem sobre o Sistema de Saúde a nível Nacional, da Europa e de alguns Países do mundo e a análise sobre a influência das Teorias da administração no desenvolvimento dos serviços de saúde, permitem fornecer contributos de modo a permitir analisar e resolver situações no âmbito da saúde.
O estudo sobre as estratégias atuais de Gestão de Recursos (Instalações e equipamentos, materiais e fármacos), assim como a Gestão de Recursos Humanos e de cuidados e a análise sobre a Qualidade em Saúde, pretendem contribuir para a aquisição de conhecimentos, de modo a permitir um desempenho com competência e qualidade na prestação e gestão dos cuidados de enfermagem em sintonia com as políticas de saúde atuais;

A análise dos Instrumentos de Gestão atuais, dando relevo aos diferentes estilos de liderança e estratégias de gestão de conflitos interpessoais nas equipas de saúde tem como intensão analisar a influência de fatores individuais e de grupo na organização como instrumentos de gestão.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias de abordagem dos conteúdos programáticos serão selecionadas de acordo com os temas em questão de modo a facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, os métodos deverão variar entre os diretivos (expositivos e demonstrativos), de modo a possibilitar a apresentação de conteúdos, os semi-diretivos (interrogativos) de modo a proporcionar a repetição de procedimentos considerados corretos ou mais adequados à gestão, e os não diretivos (ativos) de modo a promover a iniciativa dos estudantes e a interação de conhecimentos.
A metodologia de apresentação dos trabalhos de pesquisa deverá também adequar-se ao tipo de tema e dos seus objetivos.
As metodologias de abordagem dos conteúdos programáticos serão adequadas ao desenvolvimento de competências no âmbito da Gestão dos Serviços de saúde.
Avaliação Continua ao longo das aulas de contacto; prova escrita individual; participação ativa nas aulas; trabalhos de pesquisa.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino serão selecionadas de acordo com os assuntos em análise de modo a facilitar a concretização dos objetivos propostos. Assim, os métodos diretivos (expositivos e demonstrativos), serão utilizados para a apresentação de novos saberes e formas de atuação (comunicação oral, escrita e gestual), e as ações interpessoais; os semi-diretivos (interrogativos) serão utilizados para a verificação da efetivação da comunicação e da uniformização dos conhecimentos, fomentando o pensamento ativo e independente por parte dos estudantes, de modo a estimular o método ativo, através da modelagem de atitudes e comportamentos conducentes à autogestão da relação entre o pensamento e a ação.
Bibliografia:
Carvalho, A. et al (2002).Processo de contratualização de recursos humanos, Coimbra, Quarteto Ed.
Chiavenato, I. (2004).Introdução à teoria geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Chiavenato, I. (2009).Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Campus.
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ICN (2007).Ambientes favoráveis à prática: condições de trabalho. Cuidados de Qualidade, Genebra,
Chisto, F. H. (2001).Seis passos a caminho da Qualidade. “ Qualidade em Saúde”. Lisboa.
Lodi, J. B. (2003).História da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Maximiano, A. C. A. (2004).Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas.
Mezomo, J. C. (2001).Gestão da qualidade na saúde: princípios básicos, - São Paulo: E