Unidade Curricular:Código:
Microbiologia Geral852MGER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de Microbiologia Geral tem como principal finalidade proporcionar aos estudantes da licenciatura de Enfermagem a aquisição de competências científicas e técnicas que lhes permitam aprender os fundamentos da Microbiologia, incluindo estrutura e biologia dos microrganismos, diversidade e ecologia microbiana, controlo do crescimento microbiano, a relação dos microorganismos com o homem, assim como as técnicas laboratoriais básicas utilizadas em Microbiologia.
Assim, o estudante deverá atingir os seguintes objetivos:
Distinguir uma célula procariótica de uma célula eucariótica;
Identificar as características estruturais das células procarióticas, eucarióticas e dos vírus;
Identificar os factores que influenciam o crescimento e metabolismo dos microrganismos.
Descrever quais princípios gerais da genética microbiana.
Identificar e descrever os mecanismos de acção dos antimicrobianos e antivirais.
Identificar e descrever os mecanismos básicos da resposta imunológica, b
Conteúdos Programáticos:
1. História da Microbiologia
1.1. Principais eventos e personalidades na área da Microbiologia
2. Papeis diversos dos microrganismos
3. Principais grupos de microrganismos: bactérias, fungos, protozoários e vírus.
3.1 Organização celular dos microrganismos.
3.1.1. Procariotas
3.1.1.1. Bactérias
3.1.1.2. Archaea
3.1.2. Eucariotas
3.2. Vírus
3.2.1 Ultra estrutura
3.2.2 Ciclo viral
4. Genética microbiana
4.1. Ácidos nucléicos
4.2. Diversidade do mundo microbiano
5. Nutrição e crescimento de microrganismos
5.1. Exigências nutricionais
5.1.1. Meios de cultura
5.2. Multiplicação e morte de populações microbianas
5.2.1. Cinética de crescimento.
5.2.2. Factores que afectam o crescimento bacteriano
6. Agentes antimicrobianos
6.1. Biocidas
6. Agentes antimicrobianos
6.2. Antibióticos
7. Relação parasita – hospedeiro
7.1. Flora comensal
7.2. Mecanismos de defesa do hospedeiro
7.2.1. Defesas primárias
7.2.2. Sistema imunitário
7.2.2.1. Sistema inato
7.2.2.2. Sistema adaptativo
7.3. Factores de v
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
No decorrer das aulas teóricas, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa, deixando espaço para a participação ativa dos alunos de forma a sedimentar os novos conhecimentos associando-os a ideias já estabelecidas.
A simulação de procedimentos práticos de microbiologia permite consolidar os conhecimentos da componente teórica através da experimentação científica permitindo acrescentar novos níveis de compreensão.
A componente prática tem também a virtude de expor os alunos á realidade da existência de microrganismos bem como ás suas capacidades de sobrevivência no nosso ecossistema. Esta exposição pretende que os alunos compreendam a necessidade de interação e controlo dos microrganismos no desenvolver da sua vida profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Interrogativo, Expositivo e demonstrativo
Exposição oral de conteúdos programáticos.
Metodologia ativa/participativa, com apoio de meios audiovisuais.
Trabalho de pesquisa bibliográfica com apoio do docente.
Simulação de situações em laboratório de modo a favorecer a realização de diferentes técnicas e procedimentos.
Nas aulas práticas serão realizados trabalhos experimentais que aplicam os conceitos teóricos, com análise, interpretação e discussão de resultados
A componente letiva será constituída por aulas teóricas e práticas laboratoriais.
A avaliação da unidade curricular contempla os seguintes momentos:
Componente Teórica: Duas provas de avaliação escrita que incidem nos conteúdos programáticos lecionados.
Componente Prática: Duas provas de avaliação prática individual (50% cada avaliação).
Trabalho Individual: Um trabalho de pesquisa bibliográfica apoiada com uma componente de publicação em suporte informático.
Classificação Final: CF = (CT x 0,6) + (CP x 0,2) + (TI x 0,2)
O alun
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A realização de dois momentos de avaliação teórica permite validar a aquisição de conhecimentos, bem como aferir a evolução dos alunos na capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos. A avaliação realizada em contexto laboratorial, através de provas práticas, permite confirmar a competência técnica na execução dos procedimentos laboratoriais bem como identificar o nível de precessão dos riscos associados aos diferentes procedimentos. A avaliação do Trabalho Individual permite validar a capacidade do aluno adquirir, de forma autónoma, conhecimentos, de os validar e finalmente de os comunicar eficazmente.
Bibliografia:
(1) Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C., Lima, N. – Microbiologia – LIDEL, 2010
(2) Sousa, J.C. – Manual de antibióticos antibacterianos – 2ª edição – Edições UFP, 2007
(3) Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais – Edições UFP, 2006
(4) Strohl, W.A., Rouse, H., Fisher, B. D. - Microbiologia Ilustrada – Artmed, 2004
(5) Cowan, M.K., - Microbiology: A Systems Approach - McGraw-Hill Science, 3 edition, 2011