Unidade Curricular: | Código: | ||
Enfermagem de Saúde Materna II - Ensino Clínico | 852EMT2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Enfermagem | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular de Enfermagem de Saúde Materna I I, tem como finalidade proporcionar ao estudante da licenciatura de Enfermagem a mobilização de conhecimentos, capacidades e habilidades, aprendidos ao nível da unidade curricular de Enfermagem de Saúde Materna I, para o contexto de ensino clínico. Esta comporta dois momentos: seminários e estágio. Os seminários, na universidade, visão a preparação os alunos para o estágio. O estágio decorre num serviço de Obstetrícia/maternidade, visa a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam, entre outras, planear, executar e avaliar intervenções de enfermagem ás grávidas/puérperas/recém-nascidos e suas famílias, compreender as responsabilidades éticas e legais do Enfermeiro e aplicar o Processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho, utilizando a linguagem CIPE. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Intervenções de enfermagem na gravidez; Intervenções de enfermagem no trabalho de parto; Intervenções de enfermagem ao Recém-Nascido; Intervenções de enfermagem no Puerpério; Intervenções de enfermagem domiciliárias à puérpera. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O estágio decorre em contexto hospitalar, num serviço de Obstetrícia/Maternidade. Na consulta, os alunos de enfermagem têm oportunidade de, orientados por uma enfermeira especialista, observar e colaborar nas consultas enfermagem de saúde materna, fazer educação para a saúde sobre temas referentes à temática do semestre e participar em sessões de preparação para a parentalidade. No serviço de obstetrícia/maternidade, os estudantes têm oportunidade de primeiro observar os cuidados prestados pelos enfermeiros e depois, sob a orientação do enfermeiro orientador/auxiliar pedagógico, planear, executar e avaliar cuidados de enfermagem à puérpera/recém-nascido/família, numa abordagem holística, preservando os princípios éticos e deontológicos assim como a manutenção de um ambiente seguro, mobilizando as competências adquiridas na Unidade Curricular Saúde Materna I. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Seminários, que incluem a demonstração de procedimentos específicos da enfermagem de saúde materna, orientação e supervisão clínica realizada pelo enfermeiro orientador/auxiliar pedagógico e pelo enfermeiro supervisor da universidade. Pela importância de que se reveste a avaliação, enquanto momento de aprendizagem, esta deve ser contínua, com ênfase no esforço e responsabilidade demonstrados pelo aluno na construção do seu saber: saber fazer, saber estar e saber ser. Assim, a classificação final do EC incluirá: •Classificação da componente prática do estágio; •Classificação do relatório de estágio e do trabalho e participação no seminário. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O estudante começa por observar os cuidados prestados pelos enfermeiros, para progressivamente planear, executar e avaliar os cuidados prestados aos utentes, sempre com a supervisão do enfermeiro orientador/auxiliar pedagógico. Nas sessões de grupo, são analisados casos clínicos que permitam refletir sobre a singularidade de cada situação, desenvolvendo no estudante espírito crítico e de ajuda. | |||
Bibliografia: | |||
Bobak, M., Deitra, Irene;; Lowolermilk, L.; Jensen. M.: D.; Perry, Shannon E. (1999). Enfermagem na Maternidade. , 4ª ed. Lusociência. Burroughs, Arlene. (1995). Uma Introdução à Enfermagem Materna. Porto Alegre, 6ª Ed. Artes Médicas Sul Lda. Cabero Romero, Luis (2003) Tratado de Ginecologia, Obstetricia y Medicina de la Reproduccion (Tomo I e II), 1º Ed. Editorial Panamericana,S.A. Colman, A. & Colman, L. (1994). Gravidez: a experiência psicológica. Lisboa: Edições Colibri. Galvão, Dulce (2005). Amamentação bem sucedida: alguns factores determinantes. Loures: Lusociências- Edições Técnicas e Científicas, Lda. Jonathan S ,Berek. (2002). Novak’s Gynecology. Baltimore, 12ªed. Lippincott Williams e Wilkins. Lowdermilk, Deitra ; Shannon Perry. (2008). Enfermagem na Maternidade, Lisboa, 7ª ed. Lusodidacta. |