Unidade Curricular: | Código: | ||
Enfermagem de Saúde Materna I | 852EMT1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Enfermagem | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Finalidade: proporcionar a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver e aplicar o processo de enfermagem no âmbito da saúde psico-neuro-endocrino-imunológica associada à fertilidade e à gravidez e em conformidade com as competências do enfermeiro de cuidados gerais. Objetivos: Compreender a aplicação da teoria dos sistemas integrados no âmbito da saúde sexual e reprodutiva; conhecer recursos da comunidade relacionados com a saúde sexual e reprodutiva e com a parentalidade; conhecer e compreender os princípios básicos de anatomofisiologia relacionados com a sexualidade, a fertilidade, a gravidez, o parto e o puerpério; compreender o papel do enfermeiro e desenvolver conhecimentos, aptidões e competências relacionadas com a aplicação do processo de enfermagem no âmbito da promoção da saúde sexual e reprodutiva, da transição para a parentalidade e da adaptação à vida extra-uterina do recém-nascido saudável. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Psiconeuroendocrinoimunologia aplicada à saúde sexual e reprodutiva Saúde sexual e reprodutiva: perspetiva histórica e antropológica e papel do enfermeiro de cuidados gerais e do EESMO. Anatomofisiologia relacionada com a sexualidade, a gravidez e o parto. Sexualidade e Fertilidade: ciclo fértil, saúde e sexualidade e desafios ao equilíbrio do sistema reprodutor. Planeamento familiar. Autocuidado na gravidez Promoção do parto normal e experiências positivas de parto. Autocuidado após o parto. Determinantes na transição para a parentalidade. Adaptação do recém-nascido à vida extra-uterina: mecanismo fisiológicos de adaptação fisiológica e comportamentais do recém-nascido à vida extra uterina e cuidados de enfermagem ao recém-nascido. Alimentação do recém-nascido: aleitamento materno e alimentação com fórmulas lácteas artificiais. Processo de enfermagem aplicado à saúde sexual e reprodutiva e à adaptação do recém-nascido saudável à vida extra-uterina | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram selecionados e organizados entre si de forma integrada, com o intuito de facilitar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionados com o processo de enfermagem centrado na saúde sexual e reprodutiva da pessoa humana e na adaptação do recém-nascido à vida extra-uterina. Para todas as temáticas desenvolvidas será oferecida ao aluno a oportunidade de aprender e refletir ativamente sobre o papel do enfermeiro de cuidados gerais e a aplicação do processo de enfermagem em diferentes contextos de prática clínica. As estratégias metodológicas e os conteúdos programáticos foram desenvolvidos para dar resposta a cada um dos objetivos delineados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Os alunos são convidados a serem pessoalmente envolvidos no processo de aprendizagem. Sessões teóricas, onde predomina o método expositivo, interrogativo e ´brainstorming´, alternam com sessões teórico-práticas, que incluem adicionalmente trabalhos em pequenos grupos, estudos de caso, visualização de filmes e trabalho corporal. Nas sessões de prática laboratorial será utilizado o método demonstrativo. Será realizada uma frequência escrita, com ponderação máxima de 20 valores. É condição regulamentar para a aprovação do aluno a frequência de 50% das aulas (salvo, estatutos especiais). Para dispensa de exame da unidade curricular, o aluno deverá ainda ter nota mínima de 9,5 valores na frequência escrita. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Para motivar o aluno e envolvê-lo no processo de aprendizagem, foi selecionada uma abordagem multimetodológica de ensino, incentivando continuamente o aluno a identificar em si mesmo e em contextos que lhe são familiares exemplos reais e atuais onde se aplica cada um dos conteúdos programáticos. Este envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem é realizado no sentido de o motivar e promover uma aquisição mais sustentável de conhecimentos, aptidões e competências. Com vista à operacionalização de procedimentos de enfermagem e a aquisição de atitudes critico-reflexivas, utilizou-se o método demonstrativo para o desenvolvimento de competências manuais/ psicomotoras, o role play para o desenvolvimento de competências de comunicação e de diagnóstico e a discussão em painel, na reflexão da integração dos conteúdos teóricos nas práticas laboratoriais. | |||
Bibliografia: | |||
Conselho Internacional de Enfermeiros (2016). CIPE Versão 2015: Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem. Lusodidacta Direção Geral de Saúde (2015). Programa Nacional de Saúde Reprodutiva. Lisboa: DGS Direção Geral de Saúde (2016). Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco. Lisboa:DGS. http://www.saudereprodutiva.dgs.pt/novo-saude-materna/saude-materna.aspx Direção Geral de Saúde. (n.d.). Retrieved Junho 29, 2018, from Saúde Sexual e Reprodutiva: http://www.saudereprodutiva.dgs.pt/ González, C. (2008). Manual prático do aleitamento materno. Parede: Mama Máter Associação Levy, L. & Bértolo, H. (2012). Manual do Aleitamento Materno. 2ª Edição. Lisboa: Comité Português para a Unicef/Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés McKinney, E. et al. (2017). Maternal-Child Nursing – 5th Edition. Elsevier Nené, M., Batista, M. A. & Marques, R. (2016). Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Lisboa: Lidel |