Unidade Curricular:Código:
Bioquímica Fisiológica852BIFI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina visa o estudo dos principais processos metabólicos e a comunicação celular, assim como o relacionamento dos vários orgãos envolvidos na manutenção do equilíbrio metabólico do nosso organismo. Pretende-se que os alunos compreendam os aspectos fundamentais da Bioquímica e do metabolismo das principais biomoléculas e da (bio)química e fisiologia do sistema endócrino. Introduzir-se-ão algumas situações clínicas relacionadas com as várias vias metabólicas estudadas, procurando-se sempre desenvolver nos alunos o espírito crítico e de análise de problemas.
Conteúdos Programáticos:
Aulas teóricas:
1 Metabolismo
1.1 Leitura e interpretação de mapas metabólicos
1.2 Glicólise
1.3 Ciclo de Krebs
1.4 Fermentação e Respiração
1.5 Gluconeogénese
1.6 Via das pentoses-fosfato
1.7 Metabolismo de glicogénio
1.8 Gluconeogénese
1.9 Metabolismo de aminoácidos: transaminação, desaminação oxidativa e ciclo da ureia
1.10 Beta-oxidação de ácidos gordos
1.11 Síntese de ácidos gordos e cetogénese
1.12 Integração do metabolismo
2 Regulação hormonal
2.1 Considerações gerais sobre comunicação intercelular
2.2 Hormonas do eixo hipotálamo-hipófise, tiróide, glândulas supra-renais pâncreas e gónadas
3 Regulação dos processos digestivos
Aulas Laboratoriais:
Quantificação da glucose , proteínas e colesterol
Separação de moléculas por cromatografia em camada fina.
Metabolism.
Espectrofotometria
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos, pois fornece aos alunos os ensinamentos necessários (conceitos, técnicas, metodologias) para que sejam capazes de atingir os objetivos enunciados anteriormente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. As aulas teóricas incluem ainda a discussão detalhada, com resolução de exercícios, sobre os principais temas, incluindo a análise de doenças de metabolismo, seus sintomas e relação com a(s) causa(s), e tratamentos possíveis.
Nas aulas laboratoriais utilizar-se-ão técnicas bioquímicas para estudar sistemas biológicos.
Dois testes escritos (80%) avaliação laboratorial (20%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O espaço para a participação ativa dos alunos, sob a forma de discussão e resolução orientada de problemas, permite associar progressivamente os novos conteúdos ao corpus de conhecimento pré-existente. A simulação de procedimentos práticos de análise bioquímica permite aplicar conhecimentos da componente teórica e desenvolver a capacidade de reflexão sobre os dados experimentais.
Bibliografia:
(1) Devlin T.M., 2006, “Textbook of Biochemistry with clinical correlations”, 6ª. Edição, Wiley-Liss.
(2) Silva P.J. “Uma panorâmica geral das vias metabólicas”, disponível online em www2.ufp.pt/~pedros/bq/integracao.htm
(3) Lehninger A.L. et al., 2004, “Principles of Biochemistry”, 4ª edição, W.H. Freeman and Company, N.Y..
(4) Mckee J.R., Mckee T., 2002, “Biochemistry: the molecular bases of life”, 3ª edição, McGraw-Hill Science.
(5) Vander A. et al., 2006, “Human Physiology: The mechanism of Body Function”, 10ª. edição, McGraw-Hill Science.
(6) Guyton & Hall., 2005, “Textbook of Human Physiology”, 11ª edição, Saunders.
(7) Cardoso et al, 2011, “Trabalhos Laboratoriais de Bioquímica”, Edições Fernando Pessoa