Unidade Curricular: | Código: | ||
Antropossociologia da Saúde | 852ASA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(I) Adquirir as bases teóricas e metodológicas de trabalho/investigação em Antropologia e sociologia da saúde; (II) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam discutir e avaliar a alteração de paradigma na análise da saúde e da doença, tanto nos espaços sanitários como nas comunidades sociais. (III) Ser capaz de reflectir o corpo,bem como a sua componente simbólica, cultural e social. (IV) Desenvolver uma capacidade critica em relação às politicas de saúde, discernindo nelas as suas bases ideológicas, culturais, para a construção de uma sociedade mais just | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Fundamentos e métodos da Antropologia e Sociologia 2. Antropossociologia do Corpo 3. A experiência social da doença 4. Políticas de saúde e desenvolvimento comunitário 5. Organização institucional da saúde | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade. 1 O seu conteúdo privilegia o aprofundamento de matérias teóricas específicas da antropologia e sociologia da saúde. Os discentes adquirem assim os conceitos básicos e um campo de reflexão mais vasto para a abordagem da problemática da saúde. Unidade 2 – O seu conteúdo contempla os grandes temas que tratam a relação entre o corpo, a doença, a prática médica e as expressões socioculturais e emocionais. Unidade 3 – O seu conteúdo transmite aos discentes os principais problemas que enfrenta a sociedade na sua relação com a saúde nas Instituições médicas. Tem-se em particular atenção a influência das estruturas sociais, bem como a experiência vivida da doença. Unidade 4 – O seu conteúdo dará atenção às teorias que informam os sistemas de saúde e às politicas sociais de acesso à saúde. Unidade 5 – Esta unidade ajuda os discentes a ter uma análise crítica à organização institucional da saúde, desde as estruturas hospitalares às profissões que actuam no campo sanitário. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na pontualidade e a assiduidade do aluno. Teste, ensaio e desempenho em sala de aula. O teste terá a ponderação de 70%. O ensaio terá a ponderação de 20% e o desempenho em sala de aula terá a ponderação de 10% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Un.1 Método activo. A exposição teórica dos fundamentos e métodos da Antropologia e Sociologia, bem como dos modelos biomédicos e sociomédicos e da dimensão social e cultural da saúde/doença proporcionará aos discentes o conhecimento e competências necessárias refletirem e debaterem uma visão mais alargada da problemática da saúde/doença. Un. 2 Método activo. A exposição teórica das perspectivas sobre o corpo conferirá aos discentes o conhecimento e competência para a reflexão e posterior debate sobre as componentes simbólica, social e cultural Un. 3 Método activo. A exposição teórica de variáveis estruturais da saúde/doença e da experiência social destas em cada indivíduo proporcionará aos alunos o conhecimento e competência para refletir e debater depois esta dualidade. Un. 4 Método activo. A exposição teórica das perspetivas teóricas sobre as políticas de saúde proporcionará aos discentes o conhecimento e competência para posterior reflexão e participação em debate sobre as políticas de saúde, a justiça destas e seus valores éticos, bem como sobre as ideologias que lhes estão associadas. Un. 5 Método activo. Exposição teórica sobre a sociologia das instituições de saúde, sua organização, saberes e poderes, no sentido de promover, entre futuros profissionais, atitudes e comportamentos norteados pela ética e deontologia profissional. | |||
Bibliografia: | |||
ABREU, W.(2003). Saúde, doença e diversidade cultural. Lisboa: Piaget BARROS, P. (2013), Pela sua Saúde, Lisboa. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. CARAPINHEIRO, G. (org.) (2006), Sociologia da saúde. Estudos e perspectivas. Coimbra: Pé de página editores. CARRACABURU, D. & MÉNORET, M. (2005), Sociologie de la santé. Paris: Armand Colin. GABE, J. & CALNAN, M. (ed.) (2009), The new Sociology of the Health Service, Londres e Nova York: Routledge. GIDDENS, A. (2004), Sociologia, 4ª ed., Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. GOFFMAN, E. (1988), Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª ed., Rio de Janeiro: LTC Editora. HELMA, C. G. (2003). Cultura, saúde & doença. São Paulo: Artemed. LAPLANTINE, F. (1986). Anthropologie de la maladie. Paris: Payot. LE |