Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia I852AMO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
Fornecer os conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento dos diferentes orgaos e sistemas individulmente e como elementos da unidade que forman todos os orgaos e sistemas do corpo humano.
Proporcionar uma vissao global e integradora da Anátomo-Fisiologia e das suas implicaçoes no curso de enfermagem.
Obter uma formaçao teórica e prática que facilite o conhecimento interdisciplinar do corpo, a soluçao de problemas clínicos e a melhor assistência integral do doente.
Adequerir bases científicas que permitam o desenvolvemento da investigaçao.
Conteúdos Programáticos:
ORGANIZAÇAO DO ORGANISMO HUMANO MATÉRIA E ENERGIA
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CÉLULA
NOÇOES DE GENÉTICA
HISTOLOGIA BÁSICA
SISTEMA TEGUMENTAR
SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO
ANATOMÍA DE SUPERFÍCIE
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com a adquisiçao dos conteúdos programáticos acompanhados das ilustraçòes correspondentes, dos esquemas de anatomia de superfície e da aplicaçâo da anátomo-fisiologia prática reforçar os conteúdos básicos e a aplicaçao aos casos clínicos correspondentes, face a compreender as alteraçôes anátomo fisiológicas e à patologia; seguindo un razonamento clínico. Conhecimento da estrutura , da funçâo , da posiçâo, da relaçâo e da base da patologia clínica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O Professor apresentará no início de cada aula os objetívos a conseguir em cada tema junto com uma apressentaçao do tema de forma magistral, acompanhada de esquemas e quadros e desenho anatómico, associando os casos clínicos representatívos oportunos. O aluno deverá acompanhar-se das explicaçoês do professor, da bibliografia correspondente e indicaçòes do professor para lograr os objetívos marcados.
Nas aulas teórico-práticas, dessenvolvidas de forma interatíva e nas tutorias correspondentes poderám solucionar-se as dúvidas e ampliaçao de conhecimentos.
A avaliaçao é contínua: assistência e particapaâo nas aulas-5%. Realizaçao de frequências -exame teórico-70%. e frequèncias práticas 20%. Realizaçao correcta de trabalhos indicados 5%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Com o seguimento de objetívos e metodologia indicada o aluno deve compreender o fundamento anatómico e fisiológico do ser humano cara a copnseguir uma vissào estrutural e funcional de forma real com orientaçao clínica e profissional : estrutura, funçao, posiçao, relaçao, fundamentos da passagem à patologia e ao razonamento clínico.
Bibliografia:
1-De Robertis e Saez, F., 1975. Cell Biology, 6º ed. Ed. Saunders Company. USA
2-Guyton, A., 2000.Fisiologia Humana. 10º ed.Ed.saunders Company .USA.
3-Rouvière, Delmas.1993. Anatomía Humana. Ed. Masson.
4-Seeley, Stephens, Tate.2005. Anatomia & fisiologia, 7º ed.Ed. Lusodidáctica. Portugal.
5-Sobotta.Atlas de Anatomía Humana .1994.Ed. Panamericana.