Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomofisiologia I | 852AMO1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Fornecer os conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento dos diferentes orgaos e sistemas individulmente e como elementos da unidade que forman todos os orgaos e sistemas do corpo humano. Proporcionar uma vissao global e integradora da Anátomo-Fisiologia e das suas implicaçoes no curso de enfermagem. Obter uma formaçao teórica e prática que facilite o conhecimento interdisciplinar do corpo, a soluçao de problemas clínicos e a melhor assistência integral do doente. Adequerir bases científicas que permitam o desenvolvemento da investigaçao. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
ORGANIZAÇAO DO ORGANISMO HUMANO MATÉRIA E ENERGIA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CÉLULA NOÇOES DE GENÉTICA HISTOLOGIA BÁSICA SISTEMA TEGUMENTAR SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO ANATOMÍA DE SUPERFÍCIE | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Com a adquisiçao dos conteúdos programáticos acompanhados das ilustraçòes correspondentes, dos esquemas de anatomia de superfície e da aplicaçâo da anátomo-fisiologia prática reforçar os conteúdos básicos e a aplicaçao aos casos clínicos correspondentes, face a compreender as alteraçôes anátomo fisiológicas e à patologia; seguindo un razonamento clínico. Conhecimento da estrutura , da funçâo , da posiçâo, da relaçâo e da base da patologia clínica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O Professor apresentará no início de cada aula os objetívos a conseguir em cada tema junto com uma apressentaçao do tema de forma magistral, acompanhada de esquemas e quadros e desenho anatómico, associando os casos clínicos representatívos oportunos. O aluno deverá acompanhar-se das explicaçoês do professor, da bibliografia correspondente e indicaçòes do professor para lograr os objetívos marcados. Nas aulas teórico-práticas, dessenvolvidas de forma interatíva e nas tutorias correspondentes poderám solucionar-se as dúvidas e ampliaçao de conhecimentos. A avaliaçao é contínua: assistência e particapaâo nas aulas-5%. Realizaçao de frequências -exame teórico-70%. e frequèncias práticas 20%. Realizaçao correcta de trabalhos indicados 5%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Com o seguimento de objetívos e metodologia indicada o aluno deve compreender o fundamento anatómico e fisiológico do ser humano cara a copnseguir uma vissào estrutural e funcional de forma real com orientaçao clínica e profissional : estrutura, funçao, posiçao, relaçao, fundamentos da passagem à patologia e ao razonamento clínico. | |||
Bibliografia: | |||
1-De Robertis e Saez, F., 1975. Cell Biology, 6º ed. Ed. Saunders Company. USA 2-Guyton, A., 2000.Fisiologia Humana. 10º ed.Ed.saunders Company .USA. 3-Rouvière, Delmas.1993. Anatomía Humana. Ed. Masson. 4-Seeley, Stephens, Tate.2005. Anatomia & fisiologia, 7º ed.Ed. Lusodidáctica. Portugal. 5-Sobotta.Atlas de Anatomía Humana .1994.Ed. Panamericana. |