Unidade Curricular:Código:
Prática Clínica I1019PCL1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se com esta disciplina que o aluno consiga compreender, executar e interpretar de uma forma critica e responsável um perfil analítico integrando conhecimentos das várias disciplinas.
O programa ( parte I), que visa o reforço dos conhecimentos das áreas fundamentais Bioquimica clínica: Repetindo técnicas fundamentais desde a correta instrução de preparação do utente, à escolha das amostras adequadas os tubos de colheita, a prática de cada colheita e separação e conservação das mesmas. Finalmente a repetição de técnicas de rotina no Diagnóstico.
Parte II- Pretende-se ainda Saber fazer, ler e avaliar um Hemograma;Saber fazer, ler e avaliar ‘estudos de coagulação’;Saber fazer, ler e avaliar a titulação de anticorpos e isoaglutininas no âmbito de transplante renal e/ou hepático incompatível, assim como a titulação de alo ou auto-anticorpos em gestantes.
Conteúdos Programáticos:
1) Diagnóstico e ontrolo da Diabetes: Glicose jejum, Provas de Tolerancia, Hemoglobina glicosilada
2) Avaliação da função renal: Urina sumária com observação microscópica do sedimento; Clerarence de cretatinina , microalbuminúria
3) Provas de função hepatica: Enzimas e Bilirrubinas
4) Interpretação de casos clínicos para integração de conhecimentos, resolução de problemas, incentivando o pensamento crítico e aumentando a sua autonomia e o gosto pela pesquisa e aquisição de conhecimentos.
5)Hematologia- As contagens hematológicas. Valores de referência.
6)Trombose e Hemóstase- Apresentação da fisiologia da coagulação. Testes laboratoriais.
7)Doenças Hemorrágicas Hereditárias. Apresentação da temática da transfusão maciça.
8)Imuno-Hematologia Apresentação da importância da titulação de anticorpos e isoaglutininas: E a necessidade da aplicação desta técnica imuno hematológica no âmbito da transplantação renal e/ou Hepática, em doentes ABO incompatíveis.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Orientado pelo docente simulando um ambiente real desde a leitura de uma prescrição médica, colheita realização do procedimento prático, até à emissão de um boletim analítico e critica dos resultados , deverá incrementar o gosto pela pesquisa bibliográfica na investigação de topo nas diferentes áreas, sendo-lhe sugerida a leitura de vários artigos científicos e análise de casos clínicos.
Semanalmente, os alunos irão ter oportunidade de ‘fazer hemogramas’ e interpreta-los, percebendo alterações associadas a patologias Durante as aulas expositivas são dados vários exemplos de situações reais e actuais acerca dos vários assuntos, em estudo fazendo a ligação ‘laboratório- mundo trabalho
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino: Simulação de ambiente real desde a prescrição até à emissão do resultado. A metodologia será expositiva com recurso permanente a casos clínicos relevantes no âmbito da matéria. Será feita uma avaliação contínuo dos discentes, avaliando: postura na aula, interesse e pesquisa sobre as temáticas. No fim do semestre, será feita uma única avaliação escrita que permitirá a docente avaliar a aprendizagem dos temas essenciais apresentado.
Avaliação: a) Contínua demonstrada pelo interesse e evolução da maturidade científica. (50% ) +b) avaliação final prática com a realização individual de um trabalho sorteado dos efetuados em aula (50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Orientado pelo docente através das formas de contacto (presenciais ou não) deverá incrementar o gosto pela pesquisa bibliográfica na investigação de topo em diferentes áreas, sendo-lhe sugerida a leitura de vários artigos científicos e análise de casos clínicos.
Bibliografia:
1.How to Interpret and Pursue an Abnormal Complete Blood Cell Count in Adults. Mayo Clin Proc. July 2005;80(7):923-93.
2.Clinical and Aplies Trombosis/Hemostasis 2017, vol 23 (8) 922-927.
3.Dahlgren US, Bennet W. ABO-Incompatible Liver Transplantation – A review of the historical background and results. Doi: 10.1080/08890185.2019.1601720
4.Statistical Methods in Laboratory Medicine, P. W. Strike, Butterworth Heinemann.
5.Clinical Chemistry –Theory, Analysis and Correlation, L. Kaplan, A. Pesce, The C.V. Mosby Company.
6.Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, J. B. Henry; W.B. Saunders Company.
7.Tietz: Text Book of Clinical Chemistry, Ed. C.A. Burtis, E.R. Ashwood, W.B. Saunders Company.
8. Dacie and Lewis, Pactical Haematology, Churchill Livingstone Elsevier, 11ª edição