Unidade Curricular:Código:
Hematologia Clínica I1019HCL1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O estudo da hematologia e exames hematológicos são usados no diagnóstico, prognóstico, monitorização e despiste de doenças. Toda a informação recolhida terá valor quando obtida com o rigor necessário desde a colheita até à emissão de um boletim analítico. Assim, pretende-se com esta disciplina que o aluno consiga compreender, executar e interpretar de forma adequada qualquer determinação bioquímica e enquadrá-la, nos limites das suas funções, ao perfil analítico geral e informação clínica disponível do doente em causa.
Conteúdos Programáticos:
Hematopoiese
Estudo hematológico básico. Automatização em hematologia: desafios
Eritrograma: Perfil normal e alterações
1)Anemias Normocrómicas/ Normocíticas ( Hemolíticas congénitas;Por deficiência nas vias metabólicas ;Hemolíticas adquiridas; Imunes)
2)Anemias Hipocrómicas e microcíticas: Ferropénicas; Sideroblásticas;Relacionadas com anomalias da sintese da hemoglobina;Hemoglobinopatias Talassemias
3)Anemias Megaloblástica
4) Estudo básico da coagulação; Bases gerais do tratamento hipocoagulante.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Qualidade dos serviços de saúde depende tanto das pessoas como de sistemas e técnicas apropriadas. Neste contexto os profissionais de saúde devem desempenhar um papel activo suportado na ética, no rigor e em conhecimentos teórico-práticos adequados aos desafios e necessidades que se lhes deparam. Todos somos a favor da Qualidade em tudo o que nos rodeia, e hoje é um imperativo em qualquer serviço ou instituição credível particularmente na saúde.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
3. Os conhecimentos adquiridos serão avaliados de forma contínua e periódica.
Na avaliação contínua, contribuem parâmetros como assiduidade, interesse, participação e atitude face aos temas. A ponderação será de 10%.
Por avaliação periódica, compreende-se dois momentos de avaliação escrita cuja classificação terá uma tradução na escala de 0 a 20 valores. A ponderação será de 45 + 45 % mais 10% por avaliação contínua (assiduidade, participação nas aulas, ...)
O aluno é considerado 'aprovado' se cumprir todos os momentos de avaliação.
Os alunos que obtenham na avaliação escrita resultados entre 8,0 e 9,4 valores deverão ser sujeitos a uma prova oral.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nesta disciplina os alunos adquirem conhecimentos teóricos e teórico-práticos em sala de aula que serão o suporte a aulas práticas onde aprenderão a executar técnicas básicas de análises clinicas hematológicas (manuais e automatizadas). Iniciarão as técnicas de obtenção, separação e preservação das amostras biológicos desde a colheita (particularmente a punção venosa) ao cálculo e interpretação crítica de resultados. Por fim farão, quer em laboratório quer em sala de aula, com professores experientes na área, a interpretação de resultados analíticos e casos clínicos. Aprenderão também regras de postura, segurança, hierarquia, respeito e a confidencialidade exigidas não só pela profissão como pela legislação em vigor.
Bibliografia:
1. Hoffbrand, A.V., Essential Haematology, Wiley Blackwell, 6ª edição
2. Dacie and Lewis, Pactical Haematology, Churchill Livingstone Elsevier, 11ª edição
3. Barbara Bain, Guia Prático das Células Sanguíneas, Artmed, 4ª edição
4. Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods,
5. J. B. Henry, W.B. Saunders Company, McPherson Pincus, 22ª edição