Unidade Curricular:Código:
Controlo da Qualidade em Análises Clínicas1019CQAC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os discentes de conhecimentos teóricos e práticos na área da Qualidade na Saúde.
Fornecendo-lhes um conjunto de conhecimentos aprofundados, teóricos e práticos sobre a gestão da Qualidade nos serviços de saúde.
Dando a conhecer experiências e realidades no que respeita à implementação de projectos da Qualidade através do contributo de profissionais da área,
Fornecer aos alunos a capacidade de virem a integrar e incentivar projectos, programas ou sistemas da Qualidade nas organizações prestadoras de cuidados de saúde, públicas ou privadas.
Conteúdos Programáticos:
Saber. Saber porque faz. Ser capaz de fazer. São as 'linhas mestras' desta cadeira. Ao discente pede-se que conheça todas as práticas laboratoriais no âmbito do Controlo de Qualidade. E seja capaz de contribuir para a implementação de um Sistema de Qualidade no âmbito de processos de certificação e acreditação, por exemplo pela Norma 9001: 2015
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Saber. Saber porque faz. Ser capaz de fazer. São as 'linhas mestras' desta cadeira. Ao discente pede-se que conheça todas as práticas laboratoriais no âmbito do Controlo de Qualidade. E seja capaz de contribuir para a implementação de um Sistema de Qualidade no âmbito de processos de certificação e acreditação, por exemplo pela Norma 9001: 2015.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Saber. Saber porque faz. Ser capaz de fazer. São as 'linhas mestras' desta cadeira. Ao discente pede-se que conheça todas as práticas laboratoriais no âmbito do Controlo de Qualidade. E seja capaz de contribuir para a implementação de um Sistema de Qualidade no âmbito de processos de certificação e acreditação, por exemplo pela Norma 9001: 2015.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Saber. Saber porque faz. Ser capaz de fazer. São as 'linhas mestras' desta cadeira.
Bibliografia:
Fundamentals of Quality Control and Improvement 2nd ed.Amitava Mitra. Prentice Hall
Quality Planing and AnalysisJ.M. Juran,F.Gryna
Juran´s Quality Control Handbook.J.M. Juran.
Statistical quality Control, 7th ed.,1996. E.L.Grant.R.S. Leavenworth
Introduction to Statistical Quality Control, 3rd ed.,1996.D.C. Montgomery
Norma Portuguesa 9001:2015. Norma Portuguesa, 17025.