Unidade Curricular:Código:
Biofísica1019BFIS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
OA
1. Reconhecer a importância de um modelo.
2. Analisar os modelos estudados.
3. Entender e analisar uma variação exponencial.
4. Aplicar as variações exponenciais na explicação de fenómenos com interesse clínico.
5. Entender um fenómeno de regulação.
6. Analisar processos de regulação.
7. Aplicar a nomenclatura da regulação à regulação da glicémia
8. Saber explicar a regulação da temperatura corporal..
9. Saber explicar processos simples de transporte de matéria
10. Reconhecer os processos de transporte inerentes a fenómenos fisiológicos e técnicas laboratoriais.
11. Reconhecer as propriedades do sangue como um fluido.
12. Aplicar os conceitos físicos de hidrodinâmica à circulação sanguínea.
13.Entender e explicar estados de alteração à dinâmica circulatória normal.
14. Explicar os mecanismos do impulso nervoso e os aspectos biofísicos simples a ele associados.
15. Entender os mecanismos biofísicos inerentes à respiração pulmonar.
Conteúdos Programáticos:
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos.
CP2 - Regulação e controlo e homeotermia.
1.4. Estados de alteração da temperatura corporal.
CP3 – Fenómenos de transporte
3.1. Transporte passivo: difusão e osmose
3.2. Transporte activo: sedimentação e centrifugação, transporte ativo pelas membranas.
CP4 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea
4.1. Coração e trabalho cardíaco. Pressão e débito.
4.2. A pressão do sangue e suas consequências
4.3. Estados de alteração da dinâmica circulatória
CP5 - O impulso eléctrico e o fluxo nervoso
CP6 - Biofísica da função respiratória pulmonar
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos.
1. 1. e 1.2 - Visa atingir OA1 e OA2.
1. 3. Visa atingir OA3 e OA4
CP2 - Regulação e controlo
2.1. a 2. 4 - Visa atingir OA5, OA6 e OA7
2.4. - Visa atingir OA8
CP3 – Fenómenos de transporte
3.1 e 3.2 – Visa atingir OA9 e OA10
CP4 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea
4.1. - Visa atingir OA11
4.1. a 4.2. - Visa atingir OA11
4.2. Visa atingir OA12
4.3 a 4.4. - Visa atingir OA13
CP6 - Visa atingir OA1, OA14
CP7 - Visa atingir OA15
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem.
M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa.
M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo.
M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de para a visualização continua dos fenómenos de transporte para promover um melhor entendimento dos processos.
Avaliação
Duas provas de avaliação sumativa (50% cada da classificação final). Na avaliação sumativa estará incluída uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão por parte do aluno sobre a relevância do conteúdo para os aos domínios das análises clínicas).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. Para a prossecução de todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para a prossecução dos OA3 a OA6; M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. Para a prossecução dos OA1, OA 2 e OA13 M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. Para a prossecução de todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de para a visualização continua dos fenómenos de transporte para promover um melhor entendimento dos processos. Para a prossecução de OA9 e OA10
Bibliografia:
J. A. Tuszynski and J. M. Dixon, Biomedical Applications of Introductory Physics, John Wiley & Sons, 2002.
Gomes, L.R.; Biofísica para Ciências da Saúde, Ed. Universidade Fernando Pessoa, 2012.
Durán, José E. R. - Biofísica: Fundamentos e Aplicações. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2003.
Félix M. Goñi. The basic structure and dynamics of cell membranes: An update of the
Singer–Nicolson model. Biochimica et Biophysica Acta 1838 (2014) 1467–1476.
Roland Glaser. Biophysics: An Introduction. Springer, 2nd ed. 2012.
Hobbie, Russell K., Roth, Bradley J. Intermediate Physics for Medicine and Biology. Springer, 2015. ISBN 978-3-319-12682-1