Unidade Curricular:Código:
Virologia146VIRO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
A componente teórica envolve a revisão e discussão actual do conhecimento em virologia com particular ênfase na sua importância para o desenvolvimento das competências dos profissionais de Análises clínicas e de Saúde Pública.
Componente laboratorial: Pretende-se que o aluno seja capaz de identificar as diferentes doenças de origem vírica e realizar o seu diagnóstico.
Conteúdos Programáticos:
Caracterização dos virus e sua intervenção como potenciais agentes causadores de doença.
Mecanismos biológicos e patologias associadas. Casos clínicos reais serão apresentados como exemplo na sedimentação dos conhecimentos nos modelos apresentados
Componente laboratorial: Manipulação de produtos biológicos e Identificação de infecções virais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os alunos deverão ser capazes de reconhecer os sinais e sintomas das doenças, a sua forma de disseminação e a epidemiologia dado terem de ser capazes de intervir a nível da Saúde Pública no sentido da educação para a saúde e a nível da profissão com atividade laboratorial, nomeadamente a nível da informação, compreensão da preparação de protocolos laboratoriais
Nesse sentido o estudo das diferentes viroses com relevância clínica para o Homem, como focado nos conteúdos programáticos, prepara o aluno para este desafio profissional.
Além disso, o analista clínico deve saber recolher as amostras corretamente, de acordo com a suspeita clínica, realizar corretamente o diagnóstico e interpretar os resultados. São esses conhecimentos técnicos e científicos que são transmitidos aos alunos na parte prática da disciplina.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica.
Avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teóricas são de natureza essencialmente expositiva, com apresentação e discussão de casos clínicos e situações reais. Será sempre fomentado o espírito crítico e o estudo autónomo. Para as aulas teóricas usar-se-á a apresentação de diapositivos, sendo fornecida ao aluno a bibliografia nuclear para suporte ao estudo. Nas aulas práticas o aluno aprenderá a metodologia e técnicas mais atuais para diagnóstico laboratorial das infeções, nomeadamente a cultura de células, a biologia molecular e as técnicas imunológicas. Será realizado o diagnóstico a partir de amostras clínicas, e a interpretação de resultados e a forma correta de os reportar.
Bibliografia:
Bibliografia:
(1) Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 3) – LIDEL, 2002
(2) Storch, G.A. Essencials of Diagnostic Virology. Churchill Livingstone, 2000
Artigos cientificos em:
www.highwire.org
www.sciencedirect.com
www.cdc.gov/eid