Unidade Curricular: | Código: | ||
Virologia | 146VIRO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A componente teórica envolve a revisão e discussão actual do conhecimento em virologia com particular ênfase na sua importância para o desenvolvimento das competências dos profissionais de Análises clínicas e de Saúde Pública. Componente laboratorial: Pretende-se que o aluno seja capaz de identificar as diferentes doenças de origem vírica e realizar o seu diagnóstico. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Caracterização dos virus e sua intervenção como potenciais agentes causadores de doença. Mecanismos biológicos e patologias associadas. Casos clínicos reais serão apresentados como exemplo na sedimentação dos conhecimentos nos modelos apresentados Componente laboratorial: Manipulação de produtos biológicos e Identificação de infecções virais. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os alunos deverão ser capazes de reconhecer os sinais e sintomas das doenças, a sua forma de disseminação e a epidemiologia dado terem de ser capazes de intervir a nível da Saúde Pública no sentido da educação para a saúde e a nível da profissão com atividade laboratorial, nomeadamente a nível da informação, compreensão da preparação de protocolos laboratoriais Nesse sentido o estudo das diferentes viroses com relevância clínica para o Homem, como focado nos conteúdos programáticos, prepara o aluno para este desafio profissional. Além disso, o analista clínico deve saber recolher as amostras corretamente, de acordo com a suspeita clínica, realizar corretamente o diagnóstico e interpretar os resultados. São esses conhecimentos técnicos e científicos que são transmitidos aos alunos na parte prática da disciplina. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica. Avaliação contínua. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas teóricas são de natureza essencialmente expositiva, com apresentação e discussão de casos clínicos e situações reais. Será sempre fomentado o espírito crítico e o estudo autónomo. Para as aulas teóricas usar-se-á a apresentação de diapositivos, sendo fornecida ao aluno a bibliografia nuclear para suporte ao estudo. Nas aulas práticas o aluno aprenderá a metodologia e técnicas mais atuais para diagnóstico laboratorial das infeções, nomeadamente a cultura de células, a biologia molecular e as técnicas imunológicas. Será realizado o diagnóstico a partir de amostras clínicas, e a interpretação de resultados e a forma correta de os reportar. | |||
Bibliografia: | |||
Bibliografia: (1) Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 3) – LIDEL, 2002 (2) Storch, G.A. Essencials of Diagnostic Virology. Churchill Livingstone, 2000 Artigos cientificos em: www.highwire.org www.sciencedirect.com www.cdc.gov/eid |