Unidade Curricular:Código:
Patologia Clínica1019PCLI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Patologia Clínica objetiva oferecer conhecimento dos mecanismos básicos das doenças; estudo morfológico macro e microscópico de processos patológicos gerais,às causas e ao desenvolvimento situações não normais Relacionar, interpretar processos clínicos da doença, sintomas, sinais manifestados com resultados analíticos Fornecer detalhes efetivos suficientes sobre doenças, fatores de predisposição, efeitos locais,consequências naturais de cada caso patológico Indicar processos relevantes nos quais investigação laboratorial pode estabelecer etiologia da doença,auxiliar na proposta terapêutica recomendada pelo médico Para uma compreensão precisa dos mecanismos patológicos abordados ao longo das aulas essencial que aluno tenha presente conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares: Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Histologia, Anatomia Patológica, Microbiologia, Imunologia, Hematologia
Conteúdos Programáticos:
Patologia clínica,Lesão celular/adaptação Inflamação aguda/crónica,desordens hídricas/hemodinâmicas Patologias cardiovasculares arteriosclerose; aterosclerose, aneurismas, varizes,varicoses,pericardites; derrames; miocardites,hipertensão,coronariopatias,angina de peito,insuficiência cardíaca,enfarte,Patologias digestivas: hepáticas,vias intra,extra-hepáticas,vesícula biliar,icterícia, cirrose, hepatites, insuficiência hepática, carcinoma hepatocelular,colestases, colangites,litíase biliar,Patologias pancreáticas:pancreatites aguda,crónica, obstrução ductos pancreáticos,diag. laboratorial:diabetes mellitus,Patologias renais,vias urinárias:síndromes nefrótica/nefrítica; insuficiência aguda/crónica; nefro-urolitíases,pielonefrites, ureterites,cistites,uretrites
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Na organização pedagógico-científica das aulas de Patologia Clínica foram selecionados temas abrangentes e ligantes que suscitem justificadamente a adesão e participação do aluno e ainda, que motivem e despertem a sua curiosidade científica. Sempre que possível, tentaremos relacionar as alterações patológicas com manifestações clínicas da doença. Assim, o aluno será orientado no sentido de interpretar a semiologia do doente, a integrar a mesma nos processos fisiopatológicos subjacentes e a apurar a sua capacidade de relacionar e interpretar os parâmetros analíticos requisitados. Neste contexto, procura-se essencialmente estimular no aluno a capacidade de compreensão das alterações dos mecanismos das funções corporais, da recolha e interpretação de resultados analíticos dos meios auxiliares de diagnóstico
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
AVALIAÇÃO TEÓRICA (80%) Teste escrito será elaborado de modo a abranger uma amostra representativa dos temas trabalhados ao longo das aulas. Terá duração de 60 minutos.
AVALIAÇÃO PRÁTICA (20%) Perguntas em teste escrito e/ou apresentação oral de trabalhos realizados pelos alunos, individualmente, onde será apreciado o desempenho e capacidade de crítica do aluno em abordagens semiológicas com resultados de parâmetros analíticos diversos
A classificação final resulta da ponderação de 80% CT e de 20% PL. O aluno será declarado aprovado se obtiver uma classificação final igual ou superior a 09,50 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didácticos apropriados, como vídeos e modelos anatómicos, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da unidade curricular de Patologia Clínica no plano curricular de Análises Clínicas e Saúde Pública. Relativamente ao aluno, não será suficiente estar presente e tomar apontamentos. Esperamos que tenha uma participação ativa, sempre que solicitado. Sugestões construtivas e ideias que visem melhorarem as aulas, em particular na sua clareza e vertente pedagógica serão apreciadas
Bibliografia:
Denis L. Kasper; Lasrry Jameson; Dan L. Longo; Stephen L. Hauser; Anthony S. Fauci; Eugene Braunwald. Harrison´s Principles of Internal Medicine - 18ª Edition: Mc Graw-Hill
Kumar, V.; Abbas A.K.; Aster, J.C. Robbins & Cotran Pathologic Basis of Disease, (Robbins Pathology), 10th Edition, Elsevier, 2020
Ronald and Sacher. (2001). “Widman, Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais”. 11º ed., Editora Manole
Rubin, E.; Gorstein, F.; Rubin, R.; Schwarting, R.; and Strayer, D. (2006).“Rubim - Patologia: Bases Clínicopatológicas da Medicina”. 4ª ed., Guanabara Koogan
Thomas C. King. (2007). “Patologia – Série Elsevier de Formação Bá sca Integrada”. Elsevier Editora Ltda.
Widmaier, E.; Raff, H.; Strang, K. (2006). “Vander, Sherman & Luciano, Fisiologia Humana: Os Mecanismos das Funções Corporais”. 9ª ed., Guanabara Koogan S.A.
Docente (* Responsável):
Cristina Almeida (calmeida@ufp.edu.pt)
Fernanda Duarte (fernandaduarte@ufp.edu.pt)
Jorge Maciel (jpmaciel@ufp.edu.pt)
Jorge Marvão (jmarvao@ufp.edu.pt)