Unidade Curricular:Código:
Imunologia1019IMUN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
No final o aluno deverá ser capaz de:
1. Conhecer as células e os órgãos do SI e compreender o seu funcionamento
2. Conhecer os principais componentes humorais do SI, respetiva função e estrutura molecular e compreender as suas propriedades e a relação desta com a estrutura molecular dos respetivos recetores celulares
3. Conhecer e compreender a ação do SI no combate à infeção, aos tumores e na regulação da homeostasia dos organismos
4. Compreender os mecanismos de ação dos vários tipos de vacinas.
5. Compreender os mecanismos fisiopatológicos associados às principais doenças causadas por hiperatividade ou défice do SI e as possibilidades terapêuticas disponíveis.
6. Compreender a nível molecular o papel da imunogenética no reconhecimento do antigénio e o seu papel no diagnóstico e na transplantação
7. Possuir as competências práticas para desenhar, executar, interpretar e validar resultados laboratoriais na área da Imunologia clínica e de investigação científica.
Conteúdos Programáticos:
Programa Teórico: Noções Gerais do Sistema Imunológico (SI) :Sistema Inato e Sistema Imune adaptativo : linfócitos T e B; Populações B; D
MHC; Citoquinas; Resposta a infecções víricas, bacterianas e parasíticas; Imunização – passiva e activa; Imunodeficiências; Hipersensibilidades ; Tumores e Autoimunidade; O aluno deve ser capaz de discutir as bases tecnológicas e utilidade de técnicas imunológicas em análises clínicas.
Programa prático: Noções básicas de culturas celulares e de técnicas de separação celular; técnicas de diagnóstico citológico e serológicas; Separação de células mononucleares de sangue periférico e contagem celular; Imunocitoquimica; ELISA quantificação de imunoglobulinas e antigénios; métodos baseados no complemento; Imunohistoquimica, imunofluorescência e citometria de Fluxo; Purificação e criopreservação de células imunológicas; estudo de citoquinas; Estudo de doenças auto-imunes.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com este programa pretende-se que o aluno se familiarize com os conceitos básicos, anatómicos e funcionais do sistema Imunitário envolvidos na resposta imune: células e órgãos. O aluno deve ser capaz, progressivamente, de ir sistematizando estes conceitos e reconhecendo as propriedades básicas dos antigénios e dos seus recetores, e como ser capaz de manipular /modular esta resposta imune. Será capaz de compreender a variedade de respostas imunológicas e as imunopatologias associadas: imunodeficiências, hipersensibilidades, tumores, autoimunidade e transplantes. Em paralelo com a apresentação global destes conceitos, de um ponto de vista prático o aluno deverá ser capaz de os integrar no contexto de técnicas de diagnóstico imunológico e avaliação da resposta imune, diagnosticando variadas patologias. Devem ser capazes de contextualizar a investigação científica moderna em Análises Clínicas, no âmbito da disciplina.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Parte I: Exposição da informação dos conteúdos programáticos visando a aquisição de conhecimentos técnico-científicos (certificação através da realização de 2 testes escritos, 70%).
Parte II: Serão utilizadas metodologias diversas (análise de ferramentas metodológicas de natureza laboratorial e bioinformática) e a aplicação de procedimentos laboratoriais correntes em genética molecular visando uma melhor capacidade de adaptação dos futuros profissionais, com maior capacidade de operacionalidade quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial, a qual será avaliada através da realização de 2 testes escritos (10%) e do desempenho do aluno em ambiente laboratorial (10%). A realização de um trabalho de pesquisa bibliográfica visando melhorar a autonomia do aluno ao nível da recolha, interpretação crítica de literatura científica, sistematização e apresentação de informação e será avaliado através de uma comunicação oral (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Parte I: Os conhecimentos teóricos serão transmitidos com recurso a metodologia expositiva em sala de aula, recorrendo a slides e animações vídeo sempre que possível. Esta metodologia será complementada com sessões tutoriais tendencialmente individuais para orientação do estudo do aluno. Deste modo, os objetivos de aprendizagem subjacentes a esta parte da unidade curricular serão concretizados através de três abordagens: momentos de transmissão ativa de conhecimentos (baseados na literatura científica e na experiência profissional) orientados pelo docente, momentos de trabalho individual do aluno e ganho de autonomia (com recurso à bibliografia) e sessões tutoriais em que o acompanhamento do aluno é feito de acordo com as suas necessidades e características individuais. Parte II: O desenvolvimento das capacidades práticas focar-se-á maioritariamente em ambiente laboratorial, em função do principal objetivo formativo do ciclo de estudos, sem esquecer que no laboratório de Genética Molecular dos dias de hoje, o intenso ciclo de inovação tecnológica obriga a que sejam dominadas técnicas laboratoriais e bioinformáticas. Assim, serão executados protocolos laboratoriais genéricos, de diagnóstico simples e de diagnóstico tecnologicamente avançado, mas também será dado relevo à abordagem prática da resolução de problemas bioinformáticos, a análise dos sempre crescentes e complexos fluxos de dados genéticos, bem como à utilização de ferramentas bioinformáticas para o desenvolvimento de novos testes genéticos de diagnóstico.
Bibliografia:
1) Fundamentos de Imunologia (2012) Fernando A. Arosa, Elsa M. Cardoso e Francisco C. Pacheco Arosa (eds) Lidel, (2ª Edição)
2) Basic Immunology (2019) Abul Abbas, Andrew Lichtman, Shiv Pillai. Elsevier (6th edition)
3) Medical Immunology (2001) Autores Tristram G. Parslow, Daniel P. Stites, Abba I. Terr, John B. Imboden, McGraw-Hill (10º edição)
4) Manual of Clinical Laboratory Immunology (2002)Autor(es) Rose et al. 6th ed. ASM Press