Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação e Terminologia Médica | 1019GRC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que o aluno domine as técnicas de investigação e de produção com vista à correcta execução do trabalho científico e desenvolva competências estruturantes de natureza teórico-prática que lhe permitam conhecer e aplicar estruturas discursivas utilizáveis na sua área de formação. Para dotar os alunos das competências específicas a desenvolver no âmbito desta unidade curricular, existe uma correspondência direta entre os conteúdos de cada capítulo lecionado e as competências específicas a desenvolver. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I - A terminologia médica 1.1. Objeto, conceito, termo 1.2. Importância e características da terminologia médica 1.3. Termos médicos e respetivos constituintes 1.4. Tipos de termos médicos 1.5. Etimologia dos constituintes que integram os termos médicos 1.6. Processos de formação de palavras II – Metodologia do trabalho científico 1.O texto científico 1.1 – Bases de dados 1.2. O plágio 1.3. Etapas de um trabalho científico 1.4. Recolha de informação 1.5. Fichas de leitura 1.6. Normas para a elaboração de uma referência bibliográfica 1.7. Plano de trabalho e organização da informação recolhida 1.8. Redação (linguagem, citações, notas de rodapé) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos incidem na eficaz aquisição e utilização da terminologia médica bem como na metodologia do trabalho científico com vista à produção textual. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Desenvolver-se-ão diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação, direcionado para a área de formação dos alunos. Avaliação 2 frequências (50% + 50%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento de estudo orientado e na participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação científica e da terminologia específica do curso. Pretende-se o desenvolvimento das capacidades produtivas, críticas, relacionais e avaliativas de questões gerais. | |||
Bibliografia: | |||
Cohen, B. J., & Jones, S. A. (2021). Medical Terminology: An Illustrated Guide: An Illustrated Guide. Jones & Bartlett Learning. Dicionário de Termos Médicos (2020). https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos Dicionário de Língua Portuguesa (2020) https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa Collins, C. Edward (2008). A Short Course in MedicalTerminology. Philadelphia, Wolters Kluwer Health / Lippincott Williams &Wilkins. Lopes, E. J. M. (2016). “Plágio”. In Dicionário Crime,Justiça e Sociedade. Lisboa: Sílabo: 362-364. Manual de elaboração de trabalhos científicos da Universidade Fernando Pessoa. [Em linha]. Disponível em http://ufp.ufp.pt.[Consultado em 11/09/2014]. Pitney, W. P., J, M., S, P., K. (2020), Qualitative Research in the Health Professions. Chicago: Slack Incorporated. Severino, A. (2000). Metodologia do trabalho científico. SãoPaulo, Cortez. |