Unidade Curricular: | Código: | ||
Farmacologia e Toxicologia | 1019FCTX | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os objectivos da unidade curricular de Farmacologia e Toxicologia são: O1- Compreender as bases da farmacologia e da toxicologia; O2- Compreender a farmacocinética e a toxicocinética básica e clínica; O3- Compreender os mecanismos gerais de acção dos fármacos; O4- Perceber os mecanismos pelos quais ocorrem interacções medicamentosos entre fármacos, ou entre fármacos e plantas ou alimentos; O5- Identificar os fármacos que actuam em cada sistema e o seu grupo farmacoterapêutico; O6- Identificar as reacções adversas e participar na farmacovigilância; O7- Conhecer os mecanismos gerais de acção dos tóxicos e métodos de avaliação dos efeitos de xenobióticos; O8- Aquisição de conhecimentos para a implementação e realização de técnicas laboratoriais analíticas de pesquisa e quantificação de fármacos e tóxicos; O9- Reconhecer a importância da monitorização terapêutica de fármacos; O10- Ter capacidade de trabalho autónomo n pesquisa de informação sobre farmacologia e toxicologia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1: Noções gerais de farmacologia e toxicologia. CP2: Ciclo geral de fármacos e tóxcios no organismo. Farmacocinética e toxicocinética (absorção, distribuição, metabolização e excreção). CP3: Farmacodinamia e mecanismos gerais de acção dos fármacos. CP4: Fármacos com acção no sistema nervoso central: sedativos e hipnóticos, antiepilépticos e psicoestimulantes e drogas de abuso. CP5: Fármacos utilizados no controlo da dor: opióides, AINEs e paracetamol. CP6: Reacções adversas, interacções medicamentosas e farmacovigilância. CP7: Mecanismos gerais de toxicidade e efeitos dos tóxicos. CP8: Avaliação do risco e o conceito de dose diária admissível. CP9: Pesticidas e metais pesados: órgãos alvo e mecanismo de toxicidade CP10: Pesquisa e quantificação de fármacos e tóxicos no laboratório. CP11: Monitorização terapêutica de fármacos. CP12: Fontes de informação sobre fármacos e tóxicos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Farmacologia e toxicologia proporcionam aos estudantes de Análises clínicas e saúde pública a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções na área da Farmacologia e toxicologia. Os conteúdos de farmacologia e ainda o estudo dos diversos grupos farmacoterapêuticos (conteúdos programáticos CP1 a CP6) permitiram atingir os objetivos O1, O2, O3, O4, O5, O6 e O9. Os conteúdos de toxicologia e ainda o estudo de diversos tóxicos e seus mecanismos de acção (conteúdos programáticos CP7 a CP9) permitem atingir os objectivos O2, O7 e O8. A componente laboratorial com a pesquisa e quantificação de fármacos e tóxicos (conteúdos programáticos CP10 a CP12), permitem ao aluno atingir os objectivos O8, O9 e O10. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologia de ensino M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos. M3: Execução de protocolos laboratoriais recorrendo a metodologias analíticas correntes. M4: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes. M5: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno. Avaliação Avaliação consiste na realização de dois testes escritos na componente teórica (60% na nota final) e de dois testes escritos, resolução de fichas e desempenho do aluno na componente laboratorial (40% na nota final). Caso a nota a uma dada componente seja inferior a 9,5 o aluno estará automaticamente reprovado a essa componente seja ela teórica ou laboratorial. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas teóricas e laboratoriais permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Os protocolos laboratoriais e demais discussões sobre casos práticos sobre fármacos e tóxicos providenciam a consolidação de conhecimentos e capacitam o aluno para a solução de problemas relacionados com a área da farmacologia e toxicologia. Para além disso a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula – Visa atingir O1 a O7. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos – Visa atingir O10. M3: Execução de protocolos laboratoriais recorrendo a metodologias analíticas correntes – Visa atingir O8 e O9. M4: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes – Visa atingir todos os objectivos. M5: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno – Visa atingir todos os objectivos. | |||
Bibliografia: | |||
1. Rang and Dale's pharmacology, JM Ritter, RJ Flower, G Henderson, YK Loke, D MacEwan, HP Rang (Eds), 9th edition, Elsevier, 2019. 2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014. 3. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, R Hilal-Dandan, BC Knollmann (Eds), 13th edition, McGraw-Hill Education, 2018. 4. Casarett & Doull's Toxicology: The Basic Science of Poisons. Curtis Klaassen, 9th Edition, McGraw-Hill, 2018 5. Toxicologia Forense, Félix Carvalho, Maria Lourdes Bastos, Ricardo Dinis (Eds.), 1ª edição, PACTOR - Grupo LIDEL, 2015.? 6. Goldfrank´s Toxicologic Emergencies. Flomenbaum N.E. (et al.) 10th Edition. McGraw-Hill, USA, 2015. 7. Clarke's Analysis of Drugs and Poisons. Moffat, Anthony C (ED) 4th edition, The Pharmaceutical Press, 2011. |