Unidade Curricular: | Código: | ||
Embriologia, Histologia e Citologia | 1019EHCT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
São objectivos desta disciplina i) proporcionar conhecimentos em histologia e embriologia, ii) fornecer as bases para interpretar a histopatologia, iii) aplicar o conhecimento adquirido e, iv) desenvolver competências críticas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Níveis de organização do corpo humano (célula, tecido, órgão e sistemas). Tecidos básicos: tecido epitelial (revestimento e glandular), tecidos conjuntivos (propriamente ditos, de propriedades especiais e de suporte), tecido muscular (estriado e liso), tecido nervoso (neurônio e células de suporte). Sistema circulatório (vascular sanguíneo e linfático). Sistema respiratório (porção condutora e respiratória). Sistema urinário (rim e vias urinárias). Sistema linfático: timo, gânglios linfáticos, baço, amígdalas e MALT. Sistema tegumentar: pele e anexos cutâneos. Sistema digestivo: tubo digestivo e órgãos anexos – glândulas salivares, fígado e pâncreas. Sistema endócrino: hipotálamo, hipófise, tiróide, paratiróide, adrenal e pineal. Sistema reprodutor masculino: genitália externa - pénis e escroto, testículos e glândulas sexuais acessórias. Sistema reprodutor feminino: ovários e vias genitais. Fertilização. Desenvolvimento embrionário e fetal inicial. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Citologia, Histologia e Embiologia são disciplinas clássicas aos vários cursos universitários da área das Ciências da Saúde. Na elaboração do conteúdo programático da disciplina teve-se em linha de conta a interdisciplinaridades das três áreas. Será dada ênfase para a compreensão e aplicação dos conceitos lecionados, nomeadamente a relação entre estrutura e função dos tecidos e órgãos, por via da apresentação e discussão de casos clínicos relevantes. Finalmente as competências adquiridas pelos alunos serão consolidadas no decurso das aulas laboratoriais com recurso à observação e identificação de preparações histológicas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas terão tipologia teórica e prática-laboratorial. Nas sessões teóricas será dada ênfase à aquisição de conhecimentos básicos da disciplina e discutidos alguns casos clínicos. Nas aulas práticas-laboratoriais será privilegiada a observação e identificação de preparações histológicas. A avaliação da aquisição de competências por parte dos alunos na presente unidade curricular será efetuada através da realização de provas escritas de cariz teórico e prático-laboratorial privilegiando sempre que possível o modelo de avaliação continua. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Durante a execução pedagógica desta unidade curricular será tida em linha de conta a natureza particular da tipologia da aula em curso. Nas sessões teóricas irá se privilegiar a aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos básicos através de aulas presenciais em que o docente com o apoio de dispositivos multimédia ira leccionar os conteúdos programáticos sempre num papel de facilitador e organizador de temáticas privilegiando uma perspectiva de intercâmbio activo com os alunos. Serão ainda apresentados, estudados e discutidos alguns casos clínicos. Nas sessões práticas laboratoriais os alunos, privilegiando a utilização do microscópico óptico composto, irão observar preparações histológicas de tecidos e órgãos onde aplicarão os conhecimentos adquiridos na componente teórica. O acompanhamento do aluno fora da sala de aula, e que não se resume as horas estabelecidas para atendimento, será fundamental no desenvolvimento das competências pretendidas. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Aarestrup BJ. 2012. Histologia Essencial. 1ª edição. Guanabara & Koogan. Rio de Janeiro [2] Gartner LP, Hiatt LP (2003) Tratado de Histologia. 2ª Edição. Guanabara & Koogan. Rio de Janeiro [3] Hib J. 2003. DiFiore Histologia: Texto e Atlas. 1ª Edição. Guanabara & Koogan. Rio de Janeiro [4] Junqueira LC, Carneiro J. 2013. Histologia Básica: Texto e Atlas. 12ª Edição. Guanabara & Koogan. RJ |