Unidade Curricular:Código:
Controlo da Qualidade em Análises Clínicas1019CQAC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os discentes de conhecimentos teóricos e práticos na área laboratorial no que concerne ao Controlo de Qualidade. Interno e Externo.
Conhecer as regras de Westgard. Conhecer os gráficos de Levey-Jennings. A importância de ambos no controlo laboratorial da qualidade. Tipo de erros.
Outro grande objetivo da unidade curricular é fornecer os conhecimentos para implementação de um sistema de gestão da qualidade de acordo com as normas 9001/2015 e NP EN ISO/IEC 17025:2005 especialmente no que diz respeito à validação dos métodos de ensaio.
Fornecer um conjunto de conhecimentos aprofundados, teóricos e práticos sobre a gestão da Qualidade nos serviços de saúde.
Dando a conhecer experiências e realidades no que respeita à implementação de projetos da Qualidade numa ligação permanente ao mundo do trabalho.
Conteúdos Programáticos:
Controlo de Qualidade. A importância transversal, deste no âmbito laboratorial.
As regras de Westgard sua aplicação e importância no âmbito laboratorial.
Os gráficos de Levey-Jennings sua aplicação e importância no âmbito laboratorial.
A Norma ISO 9001: 2015.
1. Introdução à acreditação de laboratórios
1.1. Objetivos
1.2. Vantagens e obstáculos
1.3. Sistemas de Qualidade
2. Requisitos técnicos da Norma ISO 9001/2015
2.1 Responsabilidades de um gabinete de gestão da qualidade
2.2 Manual de qualidade e instruções de trabalho e procedimentos
2.3 Analise SWOT
3. Requisitos técnicos da Norma ISO 17025/2018
3.1 Acreditação de laboratórios de ensaio
3.2 Acreditação de laboratórios de calibração
3.3 Acreditação de laboratórios clínicos (ISO 15189)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Saber. Saber porque faz. Ser capaz de fazer. São as 'linhas mestras' desta uc. Ao discente pede-se que conheça todas as práticas laboratoriais no âmbito do Controlo de Qualidade. E seja capaz de contribuir para a implementação de um Sistema de Qualidade no âmbito de processos de certificação pela Norma ISO 9001: 2015 e NP EN ISO/IEC 17025:2017.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas são de cariz Teórico-prático, nas quais se faz uma exposição teórica dos vários conteúdos, permitindo, no entanto, uma interação frequente docente/aluno.
A avaliação terá um carater contínuo. No fim do semestre haverá um momento de avaliação escrita de forma a avaliar se os conhecimentos apresentados estão sedimentados. A nota final será a média do teste escrito e da avaliação contínua. A nota mínima para a aprovação é de 9,5 valores; abaixo da qual os alunos serão remetidos para exame.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Saber. Saber porque faz. Ser capaz de fazer. São as 'linhas mestras' desta cadeira. Ao discente pede-se que conheça todas as práticas laboratoriais no âmbito do Controlo de Qualidade. E seja capaz de contribuir para a implementação de um Sistema de Qualidade no âmbito da Norma 9001: 2015. E a NP EN ISO/IEC 17025:2017.
Bibliografia:
Statistical quality Control, 7th ed.,1996. E.L.Grant.R.S. Leavenworth
Introduction to Statistical Quality Control, 3rd ed.,1996. D.C. Montgomery
Fundamentals of Quality Control and Improvement 2nd ed.Amitava Mitra. Prentice Hall
Quality Planing and AnalysisJ.M. Juran,F.Gryna
Juran´s Quality Control Handbook.J.M. Juran.
ISO 9001: 2015 e NP EN ISO/IEC 17025:2017. Norma 15189.
Procedimentos para Acreditação laboratórios-Guia 2019.
Np_ISO 9000_2015.
Apcer Guia ISO 9001_2015
Guia aplicação da 17025_2018-Acred.lab ensaio e calibração.
Guia Aplicação 15189_2017-Acreditação Laboratórios Clínicos.
Despacho 10009_2019-Aprova manual boas práticas.
Docente (* Responsável):
Ana Mota (amota@ufp.edu.pt)