Unidade Curricular: | Código: | ||
Biofísica | 1019BFIS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA 1. Reconhecer a importância de um modelo. 2. Analisar os modelos estudados. 3. Entender e analisar uma variação exponencial. 4. Aplicar as variações exponenciais na explicação de fenómenos com interesse clínico. 5. Entender um fenómeno de regulação. 6. Analisar processos de regulação. 7. Aplicar a nomenclatura da regulação à regulação da glicémia 8. Saber explicar a regulação da temperatura corporal.. 9. Saber explicar processos simples de transporte de matéria 10. Reconhecer os processos de transporte inerentes a fenómenos fisiológicos e técnicas laboratoriais. 11. Reconhecer as propriedades do sangue como um fluido. 12. Aplicar os conceitos físicos de hidrodinâmica à circulação sanguínea. 13.Entender e explicar estados de alteração à dinâmica circulatória normal. 14. Explicar os mecanismos do impulso nervoso e os aspectos biofísicos simples a ele associados. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos. CP2 - Regulação e controlo e homeotermia. 1.4. Estados de alteração da temperatura corporal. CP3 – Fenómenos de transporte 3.1. Transporte passivo: difusão e osmose 3.2. Transporte activo: sedimentação e centrifugação, transporte ativo pelas membranas. CP4 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea 4.1. Coração e trabalho cardíaco. Pressão e débito. 4.2. A pressão do sangue e suas consequências 4.3. Estados de alteração da dinâmica circulatória CP5 - O impulso eléctrico e o fluxo nervoso | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos. 1. 1. e 1.2 - Visa atingir OA1 e OA2. 1. 3. Visa atingir OA3 e OA4 CP2 - Regulação e controlo 2.1. a 2. 4 - Visa atingir OA5, OA6 e OA7 2.4. - Visa atingir OA8 CP3 – Fenómenos de transporte 3.1 e 3.2 – Visa atingir OA9 e OA10 CP4 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea 4.1. - Visa atingir OA11 4.1. a 4.2. - Visa atingir OA11 4.2. Visa atingir OA12 4.3 a 4.4. - Visa atingir OA13 CP6 - Visa atingir OA1, OA14 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de para a visualização continua dos fenómenos de transporte para promover um melhor entendimento dos processos. Avaliação Duas provas de avaliação sumativa (50% cada da classificação final). Na avaliação sumativa estará incluída uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão por parte do aluno sobre a relevância do conteúdo para os aos domínios das análises clínicas). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. Para a prossecução de todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para a prossecução dos OA3 a OA6; M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. Para a prossecução dos OA1, OA 2 e OA13 M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. Para a prossecução de todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de para a visualização continua dos fenómenos de transporte para promover um melhor entendimento dos processos. Para a prossecução de OA9 e OA10 | |||
Bibliografia: | |||
Franklin, K., Muir, P., Scott , T., Yates P. (2019). Introduction to Biological Physics for the Health and Life Sciences (2nd Ed.). John Wiley & Sons Inc, New York, United States. ISBN10 1118934504. Gomes, L.R.; Biofísica para Ciências da Saúde, Ed. Universidade Fernando Pessoa, 2012. Félix M. Goñi. The basic structure and dynamics of cell membranes: An update of the Singer–Nicolson model. Biochimica et Biophysica Acta 1838 (2014) 1467–1476. Roland Glaser. Biophysics: An Introduction. Springer, 2nd ed. 2012. Hobbie, Russell K., Roth, Bradley J. Intermediate Physics for Medicine and Biology. Springer, 2015. ISBN 978-3-319-12682-1 |