Unidade Curricular:Código:
Bioquímica Clínica II1019BCL2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A principal função da Química Clínica laboratorial é a de fornecer informação bioquímica necessária para o estudo do doente. Os testes bioquímicos são usados no diagnóstico, prognóstico, monitorização e despiste de doenças. Toda a informação recolhida terá valor quando obtida com o rigor necessário. Assim, pretende-se com esta disciplina que o aluno consiga compreender, executar e avaliar de forma adequada qualquer determinação bioquímica, de forma a permitir a avaliação correcta do estado do doente.
Conteúdos Programáticos:
Equilíbrio hídrico e eletrolítico - revisões. Função renal. Função hepática. Função Gastrointestinal.
Avaliação nutricional.
Hipotálamo e a glândula pituitária. Glândula adrenal. Glândula Tiróide. Gonadas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A aprendizagem sobre a matéria constante no programa é a base fundamental para conseguir interpretar os resultados das análises que têm por objetivo a avaliação da função desses orgãos. Associado ao estudo da função dos orgãos, nas aulas PL os alunos aprendem a executar e a interpretar as determinações analíticas laboratoriais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O ensino será realizada através de exposição da matéria, em sala de aula, dos conteúdos programáticos e a execução de vários trabalhos de laboratório prático relacionado com o programa. O esquema de avaliação será contínua. Inclui a avaliação da componente teórica (50%) e prática (50%). A avaliação da componente teórica irá resultar da média de dois testes. A avaliação prática é o resultado da avaliação do aluno no laboratório que inclui a entrega de quatro fichas de trabalho (40% da nota prática), um teste prático (50%) e a postura e desempenho na aula prática (10% da nota prática).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A avaliação continua (em cada aula teórica e prática) e a avaliação escrita, permitem verificar os conhecimentos e as competências técnicas, tão importantes no seu desempenho profissional futuro.
Bibliografia:
Gaw, A. et al (2013). “Clinical Biochemistry – An illustrated colour text”. 5th Ed. Elsevier
Bishop, M. L. et al. (2010). “Clinical Chemistry – Techniques, Principles, Correlations”, 6th Ed. Volters Kluwer
Docente (* Responsável):
Amélia Assunção (assuncao@ufp.edu.pt)