Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomofisiologia I | 1019AMO1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Unidade Curricular de Anatomofisiologia pretende fornecer bases de conhecimento sobre o funcionamento dos aparelhos e sistemas que constituem o organismo humano, nomeadamente os sistemas músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor, nervoso e endócrino. O estudo desta disciplina deverá permitir ao aluno a aquisição de conhecimentos relativos à anatomia do corpo humano e suas implicações funcionais: dominar a terminologia anatómica, localizar e relacionar estruturas anatómicas e descrever a sua acção na manutenção da homeostasia corporal. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Organização do Corpo humano. Planos de referência. Sistema Esquelético: descrição dos ossos do esqueleto. Desenvolvimento e Crescimento ósseo. Tipos de articulações. Sistema Muscular: descrição dos músculos. Fisiologia do músculo esquelético, liso e cardíaco. Fontes de energia. Sistema Cardiovascular: Anatomia do coração. Vasos Sanguíneos. Circulação Pulmonar e Sistémica. Sistema Linfático. Sistema Respiratório: Funções e anatomia. Trocas gasosas. Transporte de gases no sangue. Sistema Digestivo: Anatomia e Fisiologia. Sistema Urinário: Anatomia e Fisiologia. Produção de urina. Regulação da concentração e volume de urina. Sistema reprodutor: Anatomia e fisiologia dos aparelhos reprodutores masculino e feminino. Sistema Nervoso: Divisões do Sistema Nervoso. Sinapses. Sistema Nervoso Central e Periférico. Nervos cranianos. Sistema Nervoso Autónomo. Sistema Endócrino: Hormonas. Controle da secreção hormonal. Mecanismos de ação e receptores hormonais. Glândulas endócrinas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspetos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica e teórico-prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no plano curricular de Análises Clínicas e Saúde Pública. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino conta com a utilização de recursos didáticos, como material em power-point, e com a pesquisa livre em fontes bibliográficas adequadas, com o objetivo da resolução de problemas propostos. A componente teórica e prática serão avaliadas separadamente, sendo obrigatória a aprovação a ambas. Serão realizados 2 testes teóricos para a avaliação teórica e 2 testes práticos e 1 apresentação oral para a avaliação prática. A média final é construida com 80% da componente teórica e teórico-prática e 20% da componente prática. O aluno é considerado "Aprovado" com classificação igual ou superior a 09,50 valores | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os objetivos da unidade curricular são alcançados pela utilização da metodologia referida uma vez que a componente expositiva confere uma orientação na sistematização do estudo e a exercitação prática promove a aplicação prática dos conceitos e das teorias estudadas no âmbito da unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
Seeley, R, Stephens, T. & Tate, P., 2011, Anatomia & Fisiologia, Lusodidacta, 8ª ed., Portugal. Guyton, A. & Hall, J., 2006, Textbook of Medical Physiology, 11th ed., Elsevier Saunders, USA . |