Unidade Curricular: | Código: | ||
Projeto de Graduação | 852PGRD | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Enfermagem | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final da UC o aluno deverá atingir os seguintes objetivos: - Compreender o contributo da investigação para a construção do conhecimento em enfermagem - Interpretar resultados de investigação em enfermagem - Identificar a natureza dos problemas versus opção metodológica - Demonstrar a aquisição de estratégias metodológicas de investigação em enfermagem. - Aplicar as diferentes etapas de um trabalho de investigação - Desenvolver a construção de um trabalho de investigação - Desenvolver competências na análise de artigos - Compreender a importância da comunicação dos resultados de investigação - Desenvolver competências na comunicação de resultados de investigação - Aplicar ferramentas de gestão bibliográfica | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
- Desenvolvimento de um trabalho de investigação. - Etapas de um trabalho de investigação. - O Projeto e o Relatório. - Divulgação de resultados | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular pretende demonstrar a importância da investigação para o desenvolvimento da enfermagem e a sua relação entre a teoria e a prática, permitindo aplicação das diferentes etapas da investigação científica no âmbito da enfermagem, integrando todo o conhecimento e competências adquiridas ao longo do plano de estudos. Permitindo ao estudante compreender a importância da Investigação no desenvolvimento da disciplina de Enfermagem, assim como, entender o rigor do processo, e a operacionalização da iniciação ao processo de investigação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular está estruturada com base em sessões de orientação tutorial individual e em grupo que possibilitem ao estudante o desenvolvimento das diferentes etapas de um trabalho de investigação. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias apresentadas operacionalizam os objetivos propostos. As orientações tutoriais permitem o acompanhamento do estudante no desenvolvendo autónomo de um trabalho de investigação em enfermagem. | |||
Bibliografia: | |||
Bogdan, R. & Biklen, S. (2003). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora. -Brink, P. & Wood, M. (2001). Basic Steps in planning nursing research. From question to proposal. 5th Ed. Jones & Bartelett Publishers. Boston -Fortin, M-F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusociência. -Marconi, M., & Lakatos, E.(2002). Técnicas de pesquisa.5ªed. São Paulo: Atlas -Polit, D. & Hungler, B. (2004). Fundamentos de pesquisa em enfermagem.5ª Ed. Porto Alegre: Artes Médicas. -Quivy, R. & ChampenhouldT, L. (2003). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva. -Sadoughi, F., Azadi, T., & Azadi, T. (2017). Barriers to using electronic evidence based literature in nursing practice: a systematised review. Health Information & Libraries Journal, 34(3), 187-199. -Vilelas, J. (2009). Investigação : o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo. |