Unidade Curricular:Código:
Organização e Gestão de Serviços de Saúde853OGSS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEnfermagem1 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês13
Objectivos de Aprendizagem:
A gestão dos serviços de saúde enquanto unidade curricular, preocupa-se em orientar os estudantes, a utilizar habilidades concetuais, definir situações e a equacionar estratégias de ação adequadas, eficientes e eficazes, para cada situação na área dos cuidados. Neste enquadramento pretende-se que os estudantes concretizem os seguintes objetivos: • fornecer contributos de modo a permitir analisar e resolver situações problemáticas no âmbito da saúde; • contribuir para a aquisição de conhecimentos, de modo a permitir um desempenho com competência e qualidade na prestação e gestão dos cuidados de enfermagem em sintonia com as políticas de saúde atuais, e; • analisar a influência de fatores individuais e de grupo na organização como instrumentos de gestão.
Conteúdos Programáticos:
1 - Sistema de Saúde
1.1 - Análise nacional, da Europa e de alguns países do mundo
2 - Teorias da administração
1.2 - Influencia das teorias no desenvolvimento dos serviços de saúde
1.3 - Administração por objetivos
1.4 - Cultura e clima organizacionais
1.5 - Organização formal e informal
2 - Instrumentos de Gestão
2.1- Planeamento estratégico, tático e operacional
2.2 – Liderança na organização
2.3 - Gestão de conflitos interpessoais nas equipas de saúde
3 - Gestão de Recursos:
3.1- Instalações e equipamentos
3.2 - Materiais e fármacos
3.3 - Métodos de organização de stocks;
3.4 - Gestão de recursos humanos;
3.4.1 - Recrutamento e seleção
3.4.2 - Dotação
3.4.3. - Regimes de trabalho
3.4.4 - Integração
3.4.5 - Avaliação do desempenho - SIADAP
4 - Gestão de cuidados;
4.1 – Métodos de trabalho
4.2 – Processo de tomada de decisão
4.3 – Competências dos enfermeiros de cuidados gerais
5 – Qutros tipos de gestão
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A estrutura da unidade curricular contempla conteúdos programáticos que sustentam o alcance dos objetivos propostos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Interrogativo e expositivo. Exposição oral de conteúdos programáticos. Metodologia ativa/participativa, com apoio de meios audiovisuais. Trabalho de pesquisa bibliográfica com apoio do docente.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino serão selecionadas de acordo com os assuntos em análise de modo a facilitar a concretização dos objetivos propostos. Assim, os métodos diretivos (expositivos e demonstrativos), serão utilizados para a apresentação de novos saberes e formas de atuação (comunicação oral, escrita e gestual), e as ações interpessoais; os semi-diretivos (interrogativos) serão utilizados para a verificação da efetivação da comunicação e da uniformização dos conhecimentos, fomentando o pensamento ativo e independente por parte dos estudantes, de modo a estimular o método ativo, através da modelagem de atitudes e comportamentos conducentes à autogestão da relação entre o pensamento e a ação.
Bibliografia:
Carvalho, A. et al (2002). Processo de contratualização de recursos humanos, Coimbra, Quarteto Ed.
Chiavenato, I. (2004). Introdução à teoria geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Chiavenato, I. (2009). Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Campus.
Lodi, J. B. (2003). História da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Maximiano, A. C. A. (2004). Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas.
Paiva, A. (2006). Sistemas de partilha de informação de enfermagem – uma teoria explicativa da mudança, Coimbra, FORMASAU.
Stefanelli, M. C. e Carvalho, E. C. (2012). Comunicação nos diferentes contextos da enfermagem - 2ª ed. Editora Manole.