Unidade Curricular: | Código: | ||
Integração à Vida Profissional (Hosp) - Ensino Clínico | 852IVPH | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Enfermagem | 12 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 156 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular visa promover a perspetiva de que os cuidados de enfermagem podem / devem englobar o cliente, a família, o grupo e a comunidade. E para que o aluno se torne um enfermeiro competente na área da prestação hospitalar e da gestão dos cuidados de enfermagem, no desenvolvimento da profissão e na construção de uma consciência contributiva para o reforço da identidade profissional, o aluno deve atingir os seguintes objetivos: Demonstrar a integração dos conhecimentos aprendidos ao longo de todas as unidades curriculares; Fundamentar a tomada de decisão clínica em evidência científica; Agir em conformidade com os valores éticos e deontológicos da profissão; Assumir plenamente a responsabilidade de todos os atos que pratica revelando sensibilidade e proatividade no desenvolvimento de projetos de saúde; Demonstrar domínio de raciocínio crítico na apreciação, diagnóstico e gestão de problemas; Utilizar o processo de enfermagem na organização e documentação dos cuidados. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
No decurso do estágio, que se realiza em Serviços Hospitalares, são mobilizáveis todos os conteúdos que constam do Plano Curricular do Curso. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A lógica formativa no processo de integração à vida profissional, utilizada no ensino clínico, assemelha-se à mesma utilizada nos enfermeiros recém-formados, ou seja, procura-se transmitir um padrão de atuação cultural, através da experiência, de modelos de atuação profissional, de modo que a integração e subordinação a essa atividade seja realizada conforme lhe é exigido. A influência mútua da figura do enfermeiro orientador/auxiliar pedagógico e do enfermeiro supervisor, potenciam o desempenho do aluno, capacitando-o permanentemente para a decisão clínica estruturada e baseada na evidência científica. A teoria tem repercussões na prática e as práticas influenciam e atualizam o processo de ensino/aprendizagem. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O grande objetivo das metodologias utilizadas visa a responsabilização individual, a potencialização da autonomia profissional, e a integração consequente numa equipa multidisciplinar. Esta etapa final de integração à vida profissional utiliza estratégias de supervisão tutorial permanente, através do enfermeiro orientador do enfermeiro supervisor. Através da problematização e resolução de situações-problema, o aluno faz a consciencialização gradual dos diferentes papéis e das inerentes competências, que lhes são exigidas. O recurso a trabalhos com pesquisa bibliográfica, ao método de apresentação oral, por parte do aluno, para a equipa que integra e a realização de relatórios consolida o percurso formativo. A integração social que acontece nas organizações é fundamental, onde todos os profissionais se responsabilizam e colaboram no processo formativo do aluno. O aluno tem a possibilidade em cenário real, assumir o seu papel, e explorar a competências adquiridas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Em qualquer dos estilo de supervisão, o supervisor utiliza metodologias de tipo não-directivo (valoriza, atende o mundo do estudante e as suas iniciativas, sabe ouvir o estudante, encoraja, ajuda-o a clarificar as suas ideias e os seus sentimentos e pede-lhe outras informações quando elas são necessárias) de tipo directivo (concentra as suas preocupações em dar orientações, em estabelecer critérios e condicionar as atitudes do estudante) e de tipo colaborativo (utiliza estratégias de colaboração e verbaliza o que o estudante lhe vai dizendo, fazendo sínteses das sugestões e dos problemas e ajudando a resolvê-los). Assim, permite concretizar os objetivos da Unidade Curricular, nomeadamente o de ser capaz de promover a transferência dos conhecimentos adquiridos para o contexto de prática clínica, reflectir sobre as experiências individuais vividas em contexto de estágio e demonstrar uma atitude crítico-reflexiva perante as práticas. | |||
Bibliografia: | |||
BUTTERWORTH, L. [et al.] – Wicked spell or magic bullet? A review of the clinical supervision literature 2001-2007. Nurse Education Today, vol. 28, p. 264-272, 2008. KOIVU, A.; SAARINEN, P.; HYRKÄS, K. – Stress relief or practice development: varied reasons for attending clinical supervision. Journal of Nursing Management, vol.19, p.644-654, 2011. MACEDO, M. - Supervisão na integração de enfermeiros à luz do modelo bioecológico. Dissertação de Mestrado. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2012. ORDEM DOS ENFERMEIROS - Divulgar: Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros, 2012 PINTO, D. – Indicadores de estratégias de supervisão clínica em enfermagem. Porto: Escola Superior de Enfermagem do Porto. Dissertação de Mestrado, 2013. |