Unidade Curricular: | Código: | ||
Enfermagem de Urgência e Emergência I | 853EUE1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Enfermagem | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A)- Desenvolver conhecimentos que lhe permitam prestar cuidados de enfermagem com uma metodologia científica, no âmbito da urgência e emergência. B) - Integrar conhecimentos e capacidades que lhes permitam, promover de forma contínua e dinâmica a qualidade dos cuidados de enfermagem no âmbito da urgência e emergência. C) - Adquirir competências para identificar, planear, executar e avaliar os cuidados de enfermagem ao doente e família em contexto de urgência e emergência. D) - Relacionar os conhecimentos adquiridos nas diferentes unidades curriculares. E) - Fundamentar a reflexão sobre a humanização em urgência e emergência, no atendimento ao doente e família. F) - Execução e interpretação dos métodos semiológicos especiais em urgência/emergência | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos em Enfermagem de Urgência / Emergência 1.1. Contextualização ao Serviço de Urgência 2. Enquadramento das Urgências / Emergências 2.1. Rede de Referenciação Hospitalar 2.2. Sistema Integrado de Emergência Médica 3. Fundamentos clínicos de enfermagem em Urgência / Emergência 3.1. Triagem 3.2. Avaliação do doente 3.3. Transporte aéreo e terrestre 3.4. Acesso vascular e colheitas de amostras 3.5. Controlo da dor 4. Monitorização do doente crítico 4.1. Elétrica 4.2. Hemodinâmica 4.3. Respiratória 5. Suporte Básico e Avançado de Vida 5.1. Via Aérea 5.2. Ritmos de paragem cardíaca 5.3. Desfibrilhadores e Pacemaker 5.4. Fármacos 5.5. Algoritmos 6. Emergências médicas 6.1. Respiratórias 6.2. Cardiovasculares 6.3. Choque 6.4. Neurológicas 6.5. Toxicológicas 6.6. Endócrinas 7. Abordagem do trauma agudo 7.1. Cerebral 7.2. Toraco-abdominal 7.3. Músculo-esquelético 7.4. Vertebro-medular 8. Emergências médico-cirúrgicas 9. Aspetos éticos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Face ao conteúdo programático para atingimento dos objetivos o estudante deverá: • Compreender os objetivos, conceitos e critérios considerados na definição da Rede de Referenciação Hospitalar de Urgência e Emergência; • Recolher os dados objetivos e subjetivos relativos a cada doente por rotina, urgente e ou emergente; • Adquirir conhecimentos do algoritmo de Suporte Básico e Avançado de Vida; • Perceber a nomenclatura e a metodologia utilizada na triagem de Manchester; • Conhecer as recomendações do Transporte do Doente Critico; • Interpretação eletrocardiográfica; • Integrar os cuidados de enfermagem imediatos a efetuar em situação de emergência respiratória, cardiovascular, neurológica, endócrina e toxicológica; • Conhecer o tratamento e terapêutica em contexto de urgência e emergência prevenindo possíveis complicações e seu agravamento; • Conhecer a abordagem inicial e as técnicas de imobilização adequadas ao mecanismo de lesão do politraumatizado. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Interrogativo, Expositivo e demonstrativo. Exposição oral de conteúdos programáticos. Metodologia ativa/participativa, com apoio de meios audiovisuais. Trabalho de pesquisa bibliográfica com apoio do docente. A avaliação contínua desta unidade curricular será expressa através de uma classificação na escala numérica inteira de 0 a 20 e será calculada através da seguinte expressão:Prevê a realização de dois exercícios escritos. Estas provas escritas, poderão ser constituída por questões de escolha múltipla, verdadeiros/falsos, correspondências, legendas e de resposta curta, cotadas na totalidade para 20 valores e com a duração de 1,30 hora. Nota Final = 50% para cada uma das provas escritas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa. E a demonstração de procedimentos possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis à prática de Cuidados. A simulação de casos teórico-práticos e a aplicação do processo de enfermagem permite consolidar competências para a utilização do Processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho. | |||
Bibliografia: | |||
AEHLERT, B. (2007). Emergências em Cardiologia: Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, (3ª ed.). Rio de Janeiro, Elsevier; CARNEIRO, António; Neutel, Elisabete. (2011). Manual do Curso de Evidência na Emergência, (4ª ed.). Porto, Reanima; Comité do P. T. L. S. da National Association of Emergency Médical Technicians et all. (2016).Atendimento Pré- Hospitalar ao Traumatizado, (8ª ed.) Rio de Janeiro, Elsevier; Conselho Português de Ressuscitação 2010 – Manual de suporte avançado de vida; MARQUES, António et all. (2010) – Triagem no Serviço de Urgência; Grupo de triagem de Manchester, (2º ed.); PORTUGAl. Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos et all.(2008). Transportes de Doentes Críticos Recomendações. Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos; URDEN, L; STACY,K; LOUGH; M. (2008). Enfermagem de Cuidados Intensivos. Diagnóstico e Intervenção, (5ª ed), Loures, Lusodidacta; Loures: Lusodidacta. COIMBRA, N.(2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. Lisboa: LIDEL. |