Unidade Curricular:Código:
Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica I853ESM1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEnfermagem4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
- Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes para aplicação do processo de enfermagem em saúde mental e psiquiatria;
- Identificar o indivíduo, a família e a comunidade numa perspetiva holística tendo em conta as múltiplas determinantes da saúde mental;
- Conhecer as principais terapias e técnicas terapêuticas utilizadas atualmente em psiquiatria;
- Explicitar o enquadramento conceptual da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica;
- Demonstrar conhecimentos e habilidades para a execução de procedimentos em saúde mental e psiquiatria;
- Demonstrar conhecimentos e habilidades para planear cuidados de enfermagem gerais em saúde mental e psiquiatria, utilizando a metodologia científica do trabalho em enfermagem;
- Integrar os conhecimentos das outras unidades curriculares, para a conceção de cuidados de enfermagem gerais em saúde mental e psiquiatria.
Conteúdos Programáticos:
1 - Saúde mental e psiquiatria preventiva
2 - Modelos explicativos do desenvolvimento em saúde mental
3 - Determinantes da saúde mental dos indivíduos e populações
4 - Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica
- Evolução histórica e perspetivas atuais
- Processo de enfermagem em psiquiatria
- Entrevista em Enfermagem psiquiátrica
- Fundamentos teóricos e modelos conceptuais da enfermagem psiquiátrica
- Enfermagem de ligação
5 - Terapêuticas, terapias e atividades terapêuticas
6 – Processo de cuidados de enfermagem a pessoas com perturbação / doença mental
- Comportamento psicótico
- Perturbação depressiva do humor
- Risco de suicídio
- Distúrbios psicossomáticos
- Comportamentos de aditivos
- Comportamentos obsessivo-compulsivos e fóbicos
- Perturbações da ansiedade
- Quadros demenciais / psicogeriatria
- Distúrbios do comportamento alimentar
- Urgências psiquiátricas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão definidos no sentido de permitir a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências para a prática de cuidados de enfermagem a pessoas e grupos em risco no âmbito dos processos de saúde-doença mental. São fornecidos igualmente conhecimentos para permitir aos estudantes desenvolver aptidões e competências para identificar o indivíduo, a família e a comunidade numa perspetiva holística tendo em conta as múltiplas determinantes da saúde mental, bem como a reflexão de aspetos éticos associados aos cuidados com pessoas no âmbito dos processos de saúde-doença mental.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, demonstrativas, estudos de caso e simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação. As aulas teórico-práticas são destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (modelos, vídeos) e para a demonstração, execução de técnicas e procedimentos que serão, posteriormente, desenvolvidas pelos estudantes em práticas simuladas, sob orientação e supervisão de docente. O regime de avaliação contínua é composto por um momento de prova escrita (50%), avaliações das práticas laboratoriais (30%) e o desenvolvimento de um trabalho de grupo (20%). São aprovados os estudantes que obtenham nota mínimo de 9,5 valores na componente T+TP e de 9,5 valores na componente PL.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular permite, através das sessões teóricas, teórico-práticas e prática laboratoriais, onde são utilizadas metodologias de ensino diversas, atingir os objetivos propostos. Ao conjunto de conhecimentos disseminados através do método expositivo, associa-se o método interrogativo de forma a promover a reflexão e a apropriação dos conteúdos. Com a implementação das metodologias consideradas, é pressuposto que o estudante se envolva ativamente na sua evolução e delineie esforços na busca de informação atualizada, que suporte os trabalhos e desenvolva aptidões e competências para diagnosticar, planear, executar e avaliar cuidados de enfermagem gerais em saúde mental e psiquiatria.
Bibliografia:
- Chalifour, J. (2009). A intervenção terapêutica - Volume 1: Os fundamentos existencial-humanistas da relação de ajuda. Lusodidacta.
- Chalifour, J. (2009). A intervenção terapêutica - Volume 2: Estratégias de intervenção. Lusodidacta.
- Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015. Ordem dos Enfermeiros.
- Sequeira, C. (2016). Comunicação clínica e relação de ajuda. Lidel.
- Sequeira, C., & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em saúde mental: Diagnósticos e intervenções. Lidel.
- Townsend, M. (2011). Enfermagem em saúde mental e psiquiátrica: Conceitos de cuidado na prática baseada na evidência. Lusodidacta.