Unidade Curricular: | Código: | ||
Enfermagem de Intervenção Familiar Comunitária | 852EIFC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Enfermagem | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecer o fundamento da organização dos CSP em Portugal e a contextualização do enfermeiro de família na equipa de saúde familiar bem como a intervenção deste com ênfase nos programas de promoção da saúde e prevenção da doença de âmbito nacional, nas várias etapas do desenvolvimento familiar no ciclo vital. Identificar e aplicar os instrumentos de avaliação familiar adequados para identificar riscos reais e potenciais. Competências Reconhece a importância da promoção da saúde e prevenção da doença no contexto da intervenção familiar com vista a obter ganhos em saúde; Demonstra capacidade de trabalho em grupo. Atendendo ao Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais da OE, destacamos: Competência A2-critérios de competência 5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16; Competências: B1,B2,B4,B5,B6-critérios de competência 22,23,24,25,28,30,32,33,34,35,36,37,38,39,41,42,43,44,45,50; Competências: C1-critério de competência 83,94,96. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Módulo 1 – Evolução, organização e funcionamento dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal; Planos Nacionais de Saúde: princípios, resultados e prioridades. Módulo 2 – Cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários Módulo 3 – Enfermagem Familiar: Modelos de de avaliação familiar: modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar. Módulo 4 –Acompanhamento da criança e adolescente nos CSP - orientações técnicas da DGS: cuidados de enfermagem relacionados com o crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente e com a promoção de saúde nas diferentes etapas. Módulo 5 - Programa Nacional de Vacinação de acordo com as orientações da DGS Módulo 6- Saúde da Mulher e Saúde Materna: Acompanhamento da mulher nos CSP - orientações técnicas da DGS. Módulo 7 –Enquadramento do acompanhamento da saúde do adulto e idoso nos CSP. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
No primeiro objetivo os alunos percorrem a construção do SNS em Portugal e o surgimento dos CSP, bem como a última reforma a que foram sujeitos destacando-se as funções em cada Unidade Funcional dos CSP e a articulação entre elas, focando nas intervenções e ações do Enfermeiro de Família. Como enfermeiros de família conhecer as diretrizes de intervenção na gestão familiar em todos os programas nacionais de saúde adequados a cada grupo etário e fase do ciclo de vida, é essencial para conseguir uma intervenção ajustada, pelo que o segundo objetivo, têm esta finalidade e a abordagem dos diferentes programas nacionais de saúde na sua vertente de assistência nos CSP é essencial para os contextualizar. Esta intervenção em contexto familiar terá de recorrer a técnicas de educação para a saúde e o desenvolvimento de competências já aprendidas em UC anteriores, mas aplicadas agora ao contexto familiar e ao seu desenvolvimento ao longo do ciclo vital. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Interrogativo, expositivo e demonstrativo. Exposição oral de conteúdos programáticos. Metodologia ativa/participativa, com apoio de meios audiovisuais. Trabalho de pesquisa bibliográfica com apoio do docente, sistematização de conteúdos, analise reflexiva e pesquisa orientada, análise de estudos de caso nas aulas teórico-práticas, e técnicas de "role-play", diversificando os cenários de aprendizagem. Avaliação: Frequência: a) Prova escrita cotada de 0-20 valores - ponderação 70% e exclui a temática avaliada pelo trabalho de grupo; b) Trabalho de grupo sobre a temática Módulo 3 – Enfermagem Familiar - ponderação de 30%. Assiduidade - Regulamento Pedagógico da UFP. Exame: Prova escrita com duração de 120 minutos - inclui o Módulo 3 – Enfermagem Familiar, avaliada por frequência em trabalho de grupo. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa. Numa segunda fase, e recorrendo à utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem (como as sistematização de conteúdos, analise reflexiva e pesquisa orientada, análise de estudos de caso nas aulas teórico-práticas, e técnicas de "role-play", diversificando os cenários de aprendizagem) e ao integrar o estudante como ativo no seu processo de formação, possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis para articular a teoria e a prática. A pesquisa documental e bibliográfica sobre as temáticas da educação para a saúde ao longo do ciclo de vida no contexto dos Programas Nacionais de Saúde, mobiliza os estudantes para uma aprendizagem integral e integrada no contexto em que vão desenvolver a prática. | |||
Bibliografia: | |||
Conselho de Enfermagem (2001). Padrões de qualidade dos cuidados de Enfermagem: enquadramento conceptual; enunciados descritivos. Ordem dos Enfermeiros. Direcção-Geral da Saúde (2016). Plano Nacional de Saúde: Revisão e Extensão a 2020; Rogers, B. (2003). Enfermagem do trabalho – Conceitos e práticas. 3ª Edição, Lusociência.Russel, N. (1996) – Manual de educação para a saúde. Lisboa: DGS. Hanson, S. M. H. (2005). Enfermagem de Cuidados de Saúde à Família: Teoria, Prática e Investigação. Loures: Lusodidacta. ISBN: 9789728383831 Figueiredo, M. H. (2012). Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar: Uma Abordagem Colaborativa em Enfermagem de Família. Loures: Lusociência .ISBN: 978-972-8930-83-7 Kaakinen, J. R. & Birembaum, L. K. (2011) Desenvolvimento da família e apreciação da enfermagem da família (cap. 24, p. 575 - 602 ) In Stanhope, M. & Lancaster, J. Enfermagem de Saúde Publica. (7ª ed.) Loures: Lusodidacta. DGS- Direção Geral de Saúde - Pogramas Nacionais. |