Unidade Curricular:Código:
Enfermagem Cirúrgica I853ECR1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEnfermagem5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
IIdentificar alterações fisiopatológicas das patologias do foro Cirúrgico
Conhecer fenómenos e atitudes terapêuticas comuns na área da Enfermagem Cirúrgica
Planear intervenções ao utente no Perioperatorio
Adquirir conhecimentos inerentes à recuperação do utente: educação dirigida
Desenvolver competência de pesquisa, elaboração e discussão de trabalhos
Desenvolver competências no âmbito das relações interpessoais
Desenvolver capacidades observação, análise, pensamento crítico e reflexivo
Competências
Exerce de acordo com o quadro ético, deontológico e jurídico (5-15)
Atue de acordo com fundamentos da prestação e gestão de cuidados ( 20-30)
Promove a Saúde (34-41)
Utiliza a metodologia do Processo de Enfermagem ( 44-49, 52)
Estabelece comunicação e relações interpessoais ( 61, 62)
Identifica estratégias de promoção de ambiente seguro ( 68-71)
Promove valorização da profissão (83,85)
Conteúdos Programáticos:
•Introdução ao ambiente cirúrgico
•Intervenções de enfermagem à pessoa nas diferentes etapas do perioperatório;
•Intervenções de enfermagem à pessoa em regime de cirurgia ambulatória;
•Feridas cirúrgicas: classificação, finalidade, quanto ao potencial de contaminação, quanto á urgência;
•Intervenções de enfermagem a doentes com cirurgias eletivas, nomeadamente: do trato digestivo, ortopédico, oftalmológico, oncológicas;
•Intervenções de enfermagem a doentes com cirurgias eletivas, nomeadamente: urológica, ginecológica, cardio-torácica, pulmonar, endócrina e neurológica;
•Profilaxia da infeção da ferida cirúrgica e cateteres centrais;
•Tipo de pensos Cirúrgicos;
•Nutrição Parentérica;
•Intervenção de enfermagem face a agentes terapêuticos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se que os conteúdos selecionados, estejam em consonância com os objetivos anteriormente formulados, permitindo capacitar os alunos com os conhecimentos técnico-científicos na área da Enfermagem Cirúrgica. Os conteúdos abordados, têm a abrangência suficiente para que todos os princípios norteadores da profissão e da prática clinica em Enfermagem estejam contemplados. Os temas propostos, têm como finalidade o desenvolvimento continuo dos alunos, sendo todos os conteúdos fundamentais para que adquiram os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de competências de observação, de comunicação, de pesquisa, trabalho em equipa, de análise crítica e tomada de decisão, face aos contextos teóricos/práticos no âmbito da Enfermagem Cirúrgica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Expositivo, participativo, demonstrativo, ativo, com apoio de meios audiovisuais e reflexão conjunta das temáticas; Aulas de Demonstração Prática; Elaboração de trabalhos individuais e de grupo, casos clínicos, com apresentação e discussão, demonstrando, por escrito e oralmente, evidência de raciocínio clínico.
Realização de workshop no âmbito da pessoa com alterações músculo-esqueléticas e alterações tegumentares
A assiduidade é obrigatória às unidades curriculares do ensino teórico, teórico prático em pelo menos 50% da carga horária da Unidade Curricular e a 80% da Prática Laboratorial, para ter acesso à avaliação contínua, de acordo com o Regulamento da UFP.
A avaliação contínua é composta por duas componentes:1 Frequências teóricas (60%) e elaboração, apresentação e discussão de trabalhos escritos, casos clínicos (40%).Exame: os alunos que não obtiverem a aprovação em avaliação contínua, poderão fazer o exame constituído por 1 frequência escrita, com a ponderação de 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A utilização da metodologia de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa, pretende fornecer os conhecimentos básicos aos alunos, incentivando-os a indagar as respostas às questões que vão surgindo sobre temáticas em estudo, com o apoio do professor e recurso á reflexão individual e em grupo. Destacamos a importância do envolvimento do aluno no processo ensino/aprendizagem, necessidade de análise e reflexão critica, o que implica para além de metodologia expositiva e interrogativa, a demonstração, o treino de competências e aplicação do processo de enfermagem para consolidar conhecimentos.
Bibliografia:
Bezerra, A. (2016). Oncologia para Enfermagem. Bookpartners Brasil Editora. ISBN 9788520445266;
CIPE Versão 2015 (2016). Classificação Internacional para a Pratica de Enfermagem/ Conselho Internacional de Enfermeiros. Lusodidacta.
Cunha, L. (2008) - Enfermagem em Ortopedia. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Ldª.
Ferreira, M; Ferreira C. (2018). Intervenções e Procedimentos em Enfermagem. Lisboa: Lidel. ISBN 9789897523267
Martins, O.; Duarte, A. (2014). Enfermagem em Bloco Operatório. Lidel. ISBN 9789727579594.
Monahan F.; Sands J.; Neighbors M.; Marek J.; Greenn C. (2010). Enfermagem Médico-Cirúrgica: Perspetivas de Saúde e Doença; 8ª Edição, lusodidacta,
Nettina, S. (2011). Manual de Pratica de Enfermagem. Rio de Janeiro: 9.ª ed., Guanabara Koogan
Phipps, J. et al (2010) - Enfermagem Médico-Cirúrgica: Perspetivas de Saúde e Doença. 8ª. Ed. Loures: Lusodidacta
Potter, P. (2009) - Fundamentos de Enfermagem -Conceitos e Procedimentos. 7ª. Ed. Loures