Unidade Curricular:Código:
Autonomia e Processo de Decisão nos Cuidados de Enfermagem1077APDC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês130
Objectivos de Aprendizagem:
Aprofundar conhecimentos, atitudes e competências para a utilização dos instrumentos conceptuais que lhe permitam analisar criticamente os cuidados de enfermagem;
Descrever os fatores que influenciam a saúde;
Identificar e compreender as diferentes etapas do processo de enfermagem;
Revelar competência para concetualizar cuidados de enfermagem à pessoa, aplicando o processo de enfermagem com recurso a linguagem classificada;
Desenvolver capacidades interpessoais, para o estabelecimento de uma relação terapêutica;
Demonstrar conhecimentos, atitudes e competências para fundamentar a tomada de decisão em enfermagem, desenvolvendo um juízo crítico;
Analisar criticamente a intervenção nos cuidados de enfermagem para a obtenção de ganhos em saúde da pessoa;
Prescrever intervenções de enfermagem no domínio da promoção e manutenção da saúde;
Integrar os conhecimentos das outras unidades curriculares, para a conceção de cuidados de enfermagem à pessoa.
Conteúdos Programáticos:
1. Fatores que influenciam a saúde:
- A Saúde na pessoa adulta
- Abordagem aos problemas de saúde: respiração, circulação, temperatura corporal, volume de líquidos, eliminação, nutrição, digestão, tegumentos, repouso, sensações, atividade motora e morte.
- Intervenções de enfermagem
- Identificação e resolução de problemas
- Cuidados de enfermagem na preparação e administração de fármacos
Prática laboratorial: Colheita de produtos para análise laboratorial, monitorizar glicémia capilar e cetonemia propriedades químicas da urina, colocação e remoção de sonda nasogástrica, punção venosa periférica, preparação e administração de terapêutica: oral, tópica, enteral, parenteral, insulinoterapia e hemoderivados, alimentação entérica, norma de pensos, aspiração de secreções, oxigenoterapia, cuidados pós-mortem
2. Processo de decisão em Enfermagem.
- Identificação e resolução de problemas
- Desenvolvimento do pensamento crítico
3. Ensino Clinico
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir o desenvolvimento crítico sobre a autonomia e o processo de decisão nos cuidados de enfermagem. As áreas temáticas são aplicadas de forma a salientar o processo de conceptualização do enfermeiro no planeamento de cuidados à pessoa no seu todo, treinando a tomada de decisão e resolução de problemas em enfermagem. Este segundo contacto permitirá aprofundar as competências da utilização do processo de enfermagem, desenvolver conhecimentos e aptidões para a aquisição de competências no domínio de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas. A apresentação dos conteúdos culmina com a realização de um ensino clinico de observação para conceptualizar os cuidados de enfermagem à pessoa no seu todo, utilizando o pensamento crítico como estratégia promotora de autonomia e desenvolvimento pessoal e profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e de simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação. As aulas teórico-práticas são destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (simuladores, modelos, vídeos) e para a demonstração, execução de técnicas e procedimentos que serão, posteriormente, desenvolvidas pelos estudantes em práticas simuladas, sob orientação e supervisão de docente. O ensino clinico de observação irá permitir conceptualizar os cuidados de enfermagem à pessoa no seu todo, utilizando o pensamento crítico como estratégia promotora de autonomia e desenvolvimento pessoal e profissional. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos de prova escrita (50%), avaliação das práticas laboratoriais (40%) e desenvolvimento de um estudo de caso individual no ensino clinico de observação (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, permite ao estudante adquirir conhecimentos, competências e atitudes para a conceção de cuidados de enfermagem à pessoa no seu todo. A simulação e a apresentação de estudos de casos possibilita uma adequada transferência destes conteúdos para o desenvolvimento de competências de enfermeiro de cuidados gerais. Nomeadamente, através de uma semana de ensino clinico de observação para aplicar a conceção de cuidados de enfermagem à pessoa no seu todo. Prevê-se que este momento seja acompanhado por um dos docentes da unidade curricular, promovendo uma visão integrada das conceções teóricas, dos instrumentos básicos, das técnicas e procedimentos desenvolvidos na componente teórico-teórico prática e laboratorial.
Bibliografia:
- Doenges, M., Moorhouse, M. (2010). Aplicação do processo de Enfermagem e do diagnóstico de Enfermagem: um texto interativo para o raciocínio do diagnóstico. (5ªed). Loures: Lusociência.
- MANUAL DE NORMAS DE ENFERMAGEM – PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - ACSS, 2011
- Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015.
- Johnson, M. et al. (2009). Ligações entre NANDA, NOC e NIC: diagnósticos, resultados e intervenções de Enfermagem. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed Editora.
- Marriner, A.; Alligood, M. (2004).Teóricas de Enfermagem e a sua Obra. (5ª ed). Loures: Lusociência
- Ordem dos Enfermeiros (2003) - Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Divulgar: Lisboa.
- Ordem dos Enfermeiros (2011) - Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Divulgar: Lisboa.
Potter, P., Perry, A. (2006). Fundamentos de Enfermagem. Conceitos e procedimentos. Loures: Lusociência. ISBN: ISBN 972-8930-24-0