Unidade Curricular:Código:
Projecto de Graduação e Integração Profissional249PGIP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaEnfermagem30 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português390
Objectivos de Aprendizagem:
Projeto de Graduação
Treino de competências básicas no âmbito da Investigação, em particular no que se refere ao domínio das metodologias e dos métodos de Investigação científica e às técnicas de recolha, tratamento e análise de dados em contexto de investigação.
Integração profissional
Demonstrar integração dos conhecimentos aprendidos
Utilizar metodologia científica de enfermagem
Atuar de acordo com o grau de dependência do utente
Refletir sobre as experiências vividas em estágio
Avaliar a evolução da sua aprendizagem no ensino clínico
Analisar situações problemáticas, tendo em vista a mobilização de conhecimentos
Conteúdos Programáticos:
Projeto de Graduação
Mobilização de todos os conteúdos programáticos do Curso, mas especialmente dos conteúdos programáticos das Unidades Curriculares de Métodos e Técnicas de Investigação, Bioestatística e Ética, Deontologia e Organização Profissional.
Integração profissional
No decurso do estágio são mobilizáveis todos os conteúdos que constam do Plano Curricular do Curso.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Projeto de Graduação
A totalidade dos conteúdos programáticos contribui para a construção da monografia final.
Integração profissional
Considerando os conteúdos programáticos da totalidade do Plano Curricular do Curso, e em função das características dos Serviços onde são realizados os Estágios, espera-se que o Aluno compreenda a coerência dos conhecimentos teóricos, teórico práticos e práticos adquiridos nas unidades teóricas com a prática clínica, e que perceba e desenvolva competências no desenvolvimento do Processo de Enfermagem, na relação e na comunicação terapêuticas e nas metodologias de registo dos cuidados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Projeto de Graduação
Esta UC pressupõe orientação tutorial, feita de acordo com as necessidades expressas no que se refere à aplicação das metodologias de investigação no tratamento do tema por ele escolhido.
A avaliação desta UC é feita através de uma monografia e da sua discussão pública.
O aluno terá aprovação com a classificação mínima de 10 valores.
Integração profissional
A avaliação é feita com base em grelha de avaliação construída a partir do “Regulamento do perfil de competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais” (Ordem dos Enfermeiros), o Relatório de Estágio e a participação nos Seminários. O Aluno tem sucesso quando a sua classificação final é igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Projeto de Graduação Uma vez que este módulo se desenvolve pela aplicação na prática dos conteúdos aprendidos ao longo do curso, e de modo particular na Unidade Curricular de Métodos e Técnicas de Investigação, entende-se que as metodologias de ensino sejam fundamentalmente expositivas e interrogativas, numa lógica de orientação tutorial de apoio à reflexão. Integração profissional Em qualquer dos estilos de supervisão, o supervisor utiliza metodologias de tipo não-directivo (valoriza, atende o mundo do estudante e as suas iniciativas, sabe ouvir o estudante, encoraja, ajuda-o a clarificar as suas ideias e os seus sentimentos e pede-lhe outras informações quando elas são necessárias) de tipo directivo (concentra as suas preocupações em dar orientações, em estabelecer critérios e condicionar as atitudes do estudante) e de tipo colaborativo (utiliza estratégias de colaboração e verbaliza o que o estudante lhe vai dizendo, fazendo sínteses das sugestões e dos problemas e ajudando a resolvê-los). Assim, permite concretizar os objetivos da Unidade Curricular, nomeadamente o de ser capaz de promover a transferência dos conhecimentos adquiridos para o contexto de prática clínica, reflectir sobre as experiências individuais vividas em contexto de estágio e demonstrar uma atitude crítico-reflexiva perante as práticas.
Bibliografia:
Fortin, M-F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidata
Manual de Normas em Enfermagem, Procedimentos Técnicos (2011) em http://www.acss.min-saude.pt/Portals/O/Direccoes_e_Unidades/Manual%20Proc_Enfer
PACHECO, S. (2002) – Cuidar a Pessoa em Fase Terminal – Perspectiva Ética. Loures: Lusociência.
PADILHA, José Miguel e al (2001). Enfermagem em Neurologia. Formasau. Coimbra.
PHIPPS, Wilma J. et al (2010) - Enfermagem Médico-Cirúrgica: Perspectivas de Saúde e Doença. 8ª. Ed. Loures: Lusodidacta.
SCHAFFLER, A.; MENCHE, N. (2004) – Medicina Interna e Cuidados de Enfermagem. Manual para Enfermeiros e Outros Profissionais de Saúde. Loures: Lusociência
Streubert, H. J. e Carpenter, D. R. (2011). Investigação qualitativa em Enfermagem. Avançando o imperativo humanista. Lusodidata
Universidade Fernando Pessoa. MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS.