Unidade Curricular: | Código: | ||
Projecto de Graduação e Integração Profissional | 249PGIP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Enfermagem | 30 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 390 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Projeto de Graduação Treino de competências básicas no âmbito da Investigação, em particular no que se refere ao domínio das metodologias e dos métodos de Investigação científica e às técnicas de recolha, tratamento e análise de dados em contexto de investigação. Integração profissional Demonstrar integração dos conhecimentos aprendidos Utilizar metodologia científica de enfermagem Atuar de acordo com o grau de dependência do utente Refletir sobre as experiências vividas em estágio Avaliar a evolução da sua aprendizagem no ensino clínico Analisar situações problemáticas, tendo em vista a mobilização de conhecimentos | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Projeto de Graduação Mobilização de todos os conteúdos programáticos do Curso, mas especialmente dos conteúdos programáticos das Unidades Curriculares de Métodos e Técnicas de Investigação, Bioestatística e Ética, Deontologia e Organização Profissional. Integração profissional No decurso do estágio são mobilizáveis todos os conteúdos que constam do Plano Curricular do Curso. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Projeto de Graduação A totalidade dos conteúdos programáticos contribui para a construção da monografia final. Integração profissional Considerando os conteúdos programáticos da totalidade do Plano Curricular do Curso, e em função das características dos Serviços onde são realizados os Estágios, espera-se que o Aluno compreenda a coerência dos conhecimentos teóricos, teórico práticos e práticos adquiridos nas unidades teóricas com a prática clínica, e que perceba e desenvolva competências no desenvolvimento do Processo de Enfermagem, na relação e na comunicação terapêuticas e nas metodologias de registo dos cuidados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Projeto de Graduação Esta UC pressupõe orientação tutorial, feita de acordo com as necessidades expressas no que se refere à aplicação das metodologias de investigação no tratamento do tema por ele escolhido. A avaliação desta UC é feita através de uma monografia e da sua discussão pública. O aluno terá aprovação com a classificação mínima de 10 valores. Integração profissional A avaliação é feita com base em grelha de avaliação construída a partir do “Regulamento do perfil de competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais” (Ordem dos Enfermeiros), o Relatório de Estágio e a participação nos Seminários. O Aluno tem sucesso quando a sua classificação final é igual ou superior a 10 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Projeto de Graduação Uma vez que este módulo se desenvolve pela aplicação na prática dos conteúdos aprendidos ao longo do curso, e de modo particular na Unidade Curricular de Métodos e Técnicas de Investigação, entende-se que as metodologias de ensino sejam fundamentalmente expositivas e interrogativas, numa lógica de orientação tutorial de apoio à reflexão. Integração profissional Em qualquer dos estilos de supervisão, o supervisor utiliza metodologias de tipo não-directivo (valoriza, atende o mundo do estudante e as suas iniciativas, sabe ouvir o estudante, encoraja, ajuda-o a clarificar as suas ideias e os seus sentimentos e pede-lhe outras informações quando elas são necessárias) de tipo directivo (concentra as suas preocupações em dar orientações, em estabelecer critérios e condicionar as atitudes do estudante) e de tipo colaborativo (utiliza estratégias de colaboração e verbaliza o que o estudante lhe vai dizendo, fazendo sínteses das sugestões e dos problemas e ajudando a resolvê-los). Assim, permite concretizar os objetivos da Unidade Curricular, nomeadamente o de ser capaz de promover a transferência dos conhecimentos adquiridos para o contexto de prática clínica, reflectir sobre as experiências individuais vividas em contexto de estágio e demonstrar uma atitude crítico-reflexiva perante as práticas. | |||
Bibliografia: | |||
Fortin, M-F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidata Manual de Normas em Enfermagem, Procedimentos Técnicos (2011) em http://www.acss.min-saude.pt/Portals/O/Direccoes_e_Unidades/Manual%20Proc_Enfer PACHECO, S. (2002) – Cuidar a Pessoa em Fase Terminal – Perspectiva Ética. Loures: Lusociência. PADILHA, José Miguel e al (2001). Enfermagem em Neurologia. Formasau. Coimbra. PHIPPS, Wilma J. et al (2010) - Enfermagem Médico-Cirúrgica: Perspectivas de Saúde e Doença. 8ª. Ed. Loures: Lusodidacta. SCHAFFLER, A.; MENCHE, N. (2004) – Medicina Interna e Cuidados de Enfermagem. Manual para Enfermeiros e Outros Profissionais de Saúde. Loures: Lusociência Streubert, H. J. e Carpenter, D. R. (2011). Investigação qualitativa em Enfermagem. Avançando o imperativo humanista. Lusodidata Universidade Fernando Pessoa. MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. |