Unidade Curricular: | Código: | ||
Nutrição e Dietética | 853NDIE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
De acordo com os descritores de Dublin e as competências 2,4,5,7,9,13,15,16,18,21,33,36,38 do enfermeiro (Ordem dos Enfermeiros, 2011), pretende-se que o aluno seja capaz de: - identificar os constituintes dos alimentos, nutricionais e não nutricionais e suas funções; - compreender e comentar a importância da alimentação/nutrição como parte integrante da promoção de saúde e prevenção da doença e; - reconhecer as diferentes necessidades e restrições nutricionais/alimentares em função da fase no ciclo de vida e na doença. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conceitos gerais de alimentação e nutrição. Alimentos, seus constituintes e funções. Principais erros e recomendações alimentares para os portugueses. Doenças gastrointestinais e de glândulas anexas – cuidados nutricionais. Obesidade. Doenças cardiovasculares. Cancro. Doenças osteo-articulares. Regulação do apetite, sono e doenças metabólicas. Desordens alimentares. Avaliação da ingestão alimentar. Composição corporal e metabolismo. Alimentação ao longo do ciclo de vida. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Nutrição é fundamental para o atingir e manutenção da Saúde, tornando-se, por isso, numa das bases em que a prestação de cuidados de saúde assenta. A dietética, uma área específica da nutrição/alimentação, intervém não só a nível curativo, em patologia susceptíveis de melhoria através de aconselhamento alimentar, mas também a nível preventivo, no sentido de se intervir o mais precocemente possível nos factores de risco alimentares (mais facilmente modificáveis), de forma a evitar o surgimento de determinadas patologias na população. São objectivos desta unidade curricular: estimular o interesse e o espírito crítico por todas as questões relacionadas com a alimentação/nutrição e a saúde, divulgar a importância dos alimentos na prevenção e tratamento de certas doenças, alertar para as diferentes necessidades e restrições nutricionais/alimentares em função da doença. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular tem uma carga horária semanal correspondente a uma aula teórica (T) e uma aula teórico-prática (TP). No que respeita ao desenvolvimento das matérias, e de forma transversal às unidades lectivas: - nas aulas teóricas serão tratados todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos, que serão retomados posteriormente na aula teórico-prática; - as aulas teórico-práticas terão essencialmente características de seminário, onde serão retomados, analisados e discutidos com os alunos, os aspectos que foram objecto de informação na aula teórica. Os alunos realizarão trabalho de pesquisa e cruzamento de informação, a partir de situações de trabalho em grupo, eventuais visitas de estudo e outras formas de aprendizagem participada, que a docente considerar conveniente no momento. A avaliação será contínua e composta por um momento de avaliação escrita na componente teórica (50%) e um na TP (50%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
No que respeita ao desenvolvimento das matérias, e de forma transversal às unidades lectivas: - nas aulas teóricas serão tratados todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos, que serão retomados posteriormente na aula teórico-prática; - as aulas teórico-práticas terão essencialmente características de seminário, onde serão retomados, analisados e discutidos com os alunos, os aspectos que foram objecto de informação na aula teórica. Os alunos realizarão trabalho de pesquisa e cruzamento de informação, a partir de situações de trabalho em grupo, eventuais visitas de estudo e outras formas de aprendizagem participada, que a docente considerar conveniente no momento. | |||
Bibliografia: | |||
- Cervera P, et al. 2004. Alimentación y dietoterapia (4ª ed.) McGraw-Hill Interamericana. - Insel P., et al. 2007. Nutrition. 3th edition. Jones and Bartlett Publishers. - Mahan LK, Escott-Stump S. 2008. Krause’s Food, Nutrition and Diet Therapy. 12th edition. W. B. Saunders Company, Philadelphia. - Shils ME, et al. 2005. Modern Nutrition in Health and Disease. 10thed. Williams & Wilkins, London. - Silva, M-RG.; Paiva, T. 2015. Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho Desportivo. Lisboa: Federação de Ginástica de Portugal/ Instituto Português do Desporto e da Juventude I.P. - Silva, M-RG. 2015. Alimentação na Ginástica: de Pais para Filhos. Lisboa: Federação de Ginástica de Portugal/ Instituto Português do Desporto e da Juventude I.P. - Silva, M-RG. 2015. Avaliação nutricional e composição corporal-3ªed.Porto: Edições UFP. - Silva, M-RG; Bellotto, Maria L. 2015. Nutritional Requirements for Maternal and Newborn Health. Current Women’s Health Reviews,11:41-50. |