Unidade Curricular: | Código: | ||
Nutrição e Dietética | 1077NDIE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 26 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
De acordo com os descritores de Dublin e as competências 2,4,5,7,9,13,15,16,18,21,33,36,38 do enfermeiro (Ordem dos Enfermeiros, 2011), pretende-se que o aluno seja capaz de: OA1. Reconhecer a nutrição adequada como parte integral da promoção de saúde e prevenção da doença. OA2. Identificar os constituintes dos alimentos e as suas funções. OA3. Desenvolver conhecimentos e espírito crítico sobre nutrição com relevância para a prestação de cuidados de enfermagem. OA4. Compreender as particularidades biológicas e recomendações alimentares e nutricionais nas várias fases do ciclo de vida. OA5. Saber interpretar indicadores antropométricos em subgrupos populacionais, nomeadamente crianças e grávidas. OA6. Saber aplicar pelo menos uma ferramenta de avaliação do risco nutricional em idosos. OA7. Adquirir noções sobre a necessidade de hidratação e recomendações hídricas ao longo do ciclo de vida, em diferentes contextos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Conceitos básicos de alimentação. CP2. Macronutrientes: nomenclatura, propriedades biológicas e funções. Noção de deficiência e carência. Fontes alimentares. CP3. Micronutrientes: nomenclatura, propriedades biológicas e funções. Noção de deficiência e carência. Fontes alimentares. CP4. Padrões alimentares e guias alimentares. CP5. Desequilíbrios alimentares em Portugal. CP6. Gravidez: composição corporal, ganho ponderal, recomendações alimentares e nutricionais, mitos. CP7. Lactação: benefícios do aleitamento materno, lactente e lactante; leites e fórmulas infantis. CP8. Infância: diversificação alimentar no 1º ano de vida. Alergias e intolerâncias alimentares. Avaliação antropométrica. Obesidade pediátrica. CP9. Idoso: alterações na composição corporal e recomendações alimentares e nutricionais. Avaliação do risco de desnutrição em idosos. CP10. Hidratação. Avaliação do estado de hidratação. Recomendações e necessidades hídricas. CP11. Dietas hospitalares. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão organizados entre si de forma integrada, facilitando o processo de aprendizagem e promovendo a interligação de conceitos e perspetivas relevantes para compreensão da nutrição como determinante de saúde humana, bem como a influência de aspetos socioculturais, económicos e ambientais para as escolhas e padrões alimentares atuais da população. Assim, os conteúdos programáticos estão interligados para atingir os vários objetivos de aprendizagem: CP1 e CP2 e CP 3 visam atingir OA1, OA2 e OA3 CP4 e CP5 visam atingir OA1 e OA3 CP6 e CP7 e CP8 visam atingir OA3 e OA4 e OA5 CP9 visa atingir OA3 e OA4 e OA6 CP10 visa atingir OA1 e OA3 e OA7 CP11 visa atingir OA1 e OA3 e OA7 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - As sessões teóricas são baseadas no método expositivo oral (recurso a datashow), com inclusão de exemplos práticos; M2 - Realização de exercícios práticos (individuais ou em grupo) que complementem os conteúdos teórico; M3 – As sessões podem ser complementadas com a leitura e análise de artigos e relatórios científicos relevantes para suportar o conhecimento e as ideias discutidas em aula. M4 - Disponibilização na plataforma CANVAS dos conteúdos e referências bibliográficas relativas a cada sessão. A constante interação entre o docente e o aluno nas aulas permitirá a adequação do aluno aos objetivos propostos. Avaliação Os conhecimentos serão avaliados de forma contínua e periódica. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos de prova escrita (50+50%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular permite, através das sessões Teóricas e Teórico-Práticas, onde são utilizadas metodologias de ensino diversas, atingir os objetivos propostos. Para atingir os objetivos de aprendizagem de forma integrada a exposição teórica (M1) é combinada com a realização de exercícios práticos (M2) e estudo autónomo individual (M3 e M4). Adicionalmente às horas de contacto previstas no período letivo, o processo de aprendizagem pode ser orientado pelo docente presencialmente (horário de atendimento) ou utilizando as ferramentas de comunicação digital institucionais (e-mail/e-learning). | |||
Bibliografia: | |||
1. Mahan, K.L. & Raymond, J.L. (2017). Krause's food & nutrition therapy: 14th ed. Philadelphia, Pa.; Edinburgh: Elsevier Saunders. 2. Insel, P., Ross, D., MacMahon, K. & Bernstein M. (2018). Discovery nutrition: 6th edition. Burlington, MA : Jones & Bartlett Learning. 3. Fewtrell M, et al. Complementary Feeding: A Position Paper by the European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition (ESPGHAN) Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2017 Jan;64(1):119-132. 4. Guerra A, et al. (2012) Alimentação e Nutrição do Lactente. Acta Pediátrica Portuguesa, 43(2): S17-S40. 5. Silva MRG. 2015. Avaliação nutricional e composição corporal – 3ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISBN 978-989-643-134-1. 6. Yolanda Barrado-Martín et al. Nutrition and hydration for people living with dementia near the end of life: A qualitative systematic review. J Adv Nurs. 2021;77(2):664-680. doi: 10.1111/jan.14654. |