Unidade Curricular:Código:
Microbiologia Geral853MGER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos:
Identificar as características estruturais das células procarióticas, eucarióticas e dos vírus;
Identificar os factores que influenciam o crescimento e metabolismo dos microrganismos.
Descrever quais princípios gerais da genética microbiana.
Identificar e descrever os mecanismos de acção dos antimicrobianos e antivirais.
Identificar e descrever os mecanismos básicos da resposta imunológica, bem como as estratégias da sua modulação.
Executar correctamente a técnica asséptica; Usar correctamente o microscópio óptico;
Compreender as diferentes técnicas de coloração para a observação de microrganismos;
Compreender e distinguir os diferentes métodos para a identificação microbiana;
Executar e interpretar correctamente um antibiograma.
Competências:
Adquirir hábitos de observação e de análise crítica no âmbito da Microbiologia;
Tomar decisões com base no conhecimento científico disponível; Analisar a informação bibliográfica de forma crítica.
Conteúdos Programáticos:
1. História da Microbiologia
1.1. Principais eventos e personalidades na área da Microbiologia
2. Papeis diversos dos microrganismos
3. Principais grupos de microrganismos: bactérias, fungos, protozoários e vírus
3.1 Organização celular dos microrganismos
3.1.1. Procariotas
3.1.1.1. Bactérias
3.1.1.2. Archaea
3.1.2. Eucariotas
3.2. Vírus
3.2.1 Ultra estrutura
3.2.2 Ciclo viral
4. Genética microbiana
4.1. Ácidos nucléicos
4.2. Diversidade do mundo microbiano
5. Nutrição e crescimento de microrganismos
5.1. Exigências nutricionais
5.1.1. Meios de cultura
5.2. Multiplicação e morte de populações microbianas
5.2.1. Cinética de crescimento
5.2.2. Factores que afectam o crescimento
6. Agentes antimicrobianos
6.1. Biocidas
6. Agentes antimicrobianos
6.2. Antibióticos
7. Relação parasita – hospedeiro
7.1. Flora comensal
7.2. Mecanismos de defesa do hospedeiro
7.2.1. Defesas primárias
7.2.2. Sistema imunitário
7.2.2.1. S. inato
7.2.2.2. S. adaptativo
7.3. Factores de virulência
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Objetivos:
Identificar as características estruturais das células procarióticas, eucarióticas e dos vírus;
Identificar os factores que influenciam o crescimento e metabolismo dos microrganismos.
Descrever quais princípios gerais da genética microbiana.
Identificar e descrever os mecanismos de acção dos antimicrobianos e antivirais.
Identificar e descrever os mecanismos básicos da resposta imunológica, bem como as estratégias da sua modulação.
Executar correctamente a técnica asséptica; Usar correctamente o microscópio óptico;
Compreender as diferentes técnicas de coloração para a observação de microrganismos;
Compreender e distinguir os diferentes métodos para a identificação microbiana;
Executar e interpretar correctamente um antibiograma.
Competências:
Adquirir hábitos de observação e de análise crítica no âmbito da Microbiologia;
Tomar decisões com base no conhecimento científico disponível; Analisar a informação bibliográfica de forma crítica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Interrogativo, Expositivo e demonstrativo
Exposição oral de conteúdos programáticos.
Metodologia ativa/participativa, com apoio de meios audiovisuais.
Trabalho de pesquisa bibliográfica com apoio do docente.
Simulação em laboratório com análise, interpretação e discussão de resultados.
Avaliação:
A avaliação da unidade curricular segue o determinado na Normativa Académica de funcionamento das Licenciaturas e Mestrados Integrados da UFP
Teórica: Duas provas de avaliação escrita.
Prática: Duas provas de avaliação prática individual.
Classificação Final: CF = [((T1+T2)/2)x 0,8] + [((P1+P2)/2) x 0,2]
O aluno deverá obter todos os ECTS de forma a conseguir a sua aprovação.
É condição regulamentar para a aprovação do aluno a frequência de 50% das aulas teóricas bem como de 80% das aulas práticas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No decorrer das aulas teóricas, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa, deixando espaço para a participação ativa dos alunos de forma a sedimentar os novos conhecimentos associando-os a ideias já estabelecidas. A simulação de procedimentos práticos de microbiologia permite consolidar os conhecimentos da componente teórica através da experimentação científica permitindo acrescentar novos níveis de compreensão. A componente prática tem também a virtude de expor os alunos á realidade da existência de microrganismos bem como ás suas capacidades de sobrevivência no nosso ecossistema. Esta exposição pretende que os alunos compreendam a necessidade de interação e controlo dos microrganismos no desenvolver da sua vida profissional. A realização de dois momentos de avaliação teórica permite validar a aquisição de conhecimentos, bem como aferir a evolução dos alunos na capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos. A avaliação realizada em contexto laboratorial, através de provas práticas, permite confirmar a competência técnica na execução dos procedimentos laboratoriais bem como identificar o nível de precessão dos riscos associados aos diferentes procedimentos.
Bibliografia:
(1) Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia – LIDEL, 2010
(2) Willey, J.M., Sherwood, L.M., Woolverton, C.J. – Prescott's Microbiology – McGraw-Hill, 10ª edição, 2016
(3) Sousa, J.C. – Antibióticos volume 1 – Edições UFP, 2016.
(4) Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais, 2ª edição– Edições UFP, 2012.