Unidade Curricular:Código:
Farmacologia e Terapêutica1077FTER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
-Adquirir conhecimentos sobre farmacologia, farmacocinética e farmacodinâmica
-Conhecer os principais grupos de fármacos utilizados na prática clinica incluindo as suas características farmacocinéticas, mecanismos de ação, efeitos adversos, vias de administração, interações medicamentosas e indicações clínicas, e a aplicação à prática clínica
-Adquirir conhecimento sobre os diversos grupos de fármacos utilizados em Enfermagem
-Saber interpretar pautas terapêuticas e resultados negativos associados a medicação
-Conhecer as diferentes vias de administração do medicamento, preparação e diluições
-Conhecer as circunstâncias que podem afetar a ação dos fármacos ou a resposta terapêutica
-Desenvolver competências sobre Farmacologia e terapêutica para a prestação de cuidados de enfermagem
Domínios e competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE)
Prática profissional, ética e legal 12, 13
Prestação e gestão dos cuidados 20, 66, 69, 71, 72
Desenvolvimento Profissional 91, 92
Conteúdos Programáticos:
Teórico e teórico prático:
1. Noções gerais de Farmacologia.
2. Farmacologia geral
- Farmacocinética.
- Farmacodinamia
- Mecanismos gerais da ação dos fármacos.
3. Fármacos com ação no sistema nervoso central.
4. Fármacos utilizados no controlo da Dor.
5. Fármacos com ação no aparelho cardiovascular.
6. Fármacos com ação no sistema endócrino.
7. Fármacos com ação no aparelho digestivo.
8. Fármacos com ação na coagulação.
9.Fármacos com ação no aparelho respiratório.
10. Farmacoterapia das populações especiais
11. Farmacovigilância e Interações Medicamentosas.
12. Fontes de informação sobre medicamentos.
13. Medicamento e Circuito do Medicamento
Prática laboratorial:
1. Preparação de medicamentos com base em tabelas terapêuticas.
2. Diluições.
3. Estabilidade do fármaco.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Farmacologia e Terapêutica proporcionam aos estudantes de enfermagem a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções do enfermeiro na área da terapêutica. O conhecimento dos fundamentos farmacológicos, dos diferentes alvos e objetivos terapêuticos bem como dos riscos associados a cada pauta terapêutica, permitirão que o estudante desenvolva o seu espírito critico, inserido numa equipa de cuidados multidisciplinar, e exerça, com maior autonomia técnico-científica a sua profissão. As temáticas incorporadas permitem ao estudante transferir os conhecimentos e competências sobre farmacologia e terapêutica para a prestação de cuidados de enfermagem aos mais diversos níveis.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para garantir os objetivos pretendidos recorre-se, à exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada, na resolução de exercícios propostos, discussão de casos clínicos e simulação em laboratório. A avaliação contínua consiste na realização de duas provas escritas referentes à componente teórica (70%) e na avaliação da prática laboratorial (30%) dois momentos avaliativos: uma frequência e uma prova prática com ponderação de 10% e 20%, respetivamente. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os conteúdos ministrados em aulas Teóricas e Teórico-práticas e práticas laboratoriais permitam transferir os conhecimentos e competências sobre farmacologia e terapêutica para a prestação de cuidados de enfermagem aos mais diversos níveis. Em relação às sessões de práticas laboratoriais, através do recurso a práticas simuladas, estas permitem desenvolver competências referentes às diferentes vias de administração do medicamento e diluições.
Bibliografia:
- Ritter, J.M., Flower, R.J., Henderson, G., Loke, Y.K., MacEwan, D., Rang, H.P. (Eds) (2019). Rang and Dale's pharmacology, 9th edition, Elsevier.
- Bruton, L.L., Hilal-Dandan, R., Knollmann, B.C. (2018). Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, 13th edition, McGraw-Hill Education.
- Deglin, J., Vallerand, A., Sanoski, C. (2018). Guia farmacológico para enfermeiros. (14ª ed). Loures: Lusodidacta.
- Guimarães, S., Moura, D., Soares da Silva P (2014). Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia). (6ª ed) Porto Editora.
- C. M. Vieira,L. Sousa, & C. Baixinho (Eds.) (2021) Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença Aguda. Lusodidata.
- Sales, L., Quintâo, J., Teixeira, M. (2018). Segurança na preparação e administração de medicação pelo enfermeiro: quantos são os "certos"? Revista de Ciências da Saúde ESSCVP, 10 (março), pp.30-40.