Unidade Curricular: | Código: | ||
Epistemologia, Modelos e Processos de Enfermagem | 1077EMPE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 12 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 156 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Definir a enfermagem enquanto disciplina e profissão; - Diferenciar os modelos e teóricos em enfermagem; - Identificar manifestações de independência/dependência nos diversos autocuidados; - Desenvolver conhecimentos, atitudes e competências para a utilização dos instrumentos conceptuais que lhe permitam analisar criticamente os cuidados de enfermagem; - Desenvolver competências no âmbito das intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem à pessoa nos seus autocuidados; - Revelar competência para concetualizar cuidados de enfermagem à pessoa nos seus autocuidados, aplicando o processo de enfermagem com recurso a linguagem classificada; - Demonstrar conhecimentos, aptidões e competências para identificar a cadeia de sobrevivência e operacionalizar o suporte básico de vida; - Integrar os conhecimentos das outras unidades curriculares, para a conceção de cuidados de enfermagem à pessoa nos seus autocuidados. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Contextualização da enfermagem 2. Construção do conhecimento científico em Enfermagem 3. Processo de Enfermagem 4. Conceitos saúde/doença 5. Risco clínico e não clínico 6. Autocuidados 7. Sinais vitais 8. Suporte Básico de Vida 9. Ensino Clínico | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Com a aquisição dos conhecimentos teóricos, teórico-práticos e laboratoriais pretende-se que o estudante seja capaz de os transferir para o desenvolvimento de competências inicias de prestação de cuidados de enfermagem. A apresentação dos conteúdos culmina com a realização de um ensino clinico de observação para conceptualizar os cuidados de enfermagem à pessoa nos seus diversos autocuidados e estabelecer uma relação terapêutica com a pessoa alvo dos cuidados, iniciando o desenvolvimento de competências a este nível. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e de simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação. As aulas teórico-práticas são destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (simuladores, modelos, vídeos) e para a demonstração, execução de técnicas e procedimentos que serão, posteriormente, desenvolvidas pelos estudantes em práticas simuladas, sob orientação e supervisão de docente. O ensino clinico de observação irá permitir observar e estabelecer uma relação terapêutica com a pessoa alvo dos cuidados, iniciando o desenvolvimento de competências a este nível. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos de prova escrita (50%), avaliação das práticas laboratoriais (40%) e desenvolvimento de um estudo de caso individual no ensino clinico de observação (10%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, permite ao estudante adquirir conhecimentos, competências e atitudes para a conceção de cuidados de enfermagem à pessoa nos seus autocuidados. A simulação e a apresentação de casos práticos possibilita uma adequada transferência destes conteúdos para o desenvolvimento de competências de enfermeiro de cuidados gerais. Nomeadamente através do ensino clinico de observação desenvolvendo o processo inicial de relação terapêutica e iniciando a conceptualizar os cuidados de enfermagem nos diversos autocuidados. Prevê-se que este momento seja acompanhado por um dos docentes da unidade curricular, promovendo uma visão integrada das conceções teóricas, dos instrumentos básicos, das técnicas e procedimentos iniciais. | |||
Bibliografia: | |||
Doenges, M., Moorhouse, M. (2010). Aplicação do processo de Enfermagem e do diagnóstico de Enfermagem: um texto interativo para o raciocínio do diagnóstico. (5ªed). Loures: Lusociência. Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015. Johnson, M. et al. (2009). Ligações entre NANDA, NOC e NIC: diagnósticos, resultados e intervenções de Enfermagem. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed Editora. Marriner, A.; Alligood, M. (2004). Teóricas de Enfermagem e a sua Obra. (5ª ed). Loures: Lusociência Ordem dos Enfermeiros (2003) - Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Divulgar: Lisboa. Ordem dos Enfermeiros (2011) - Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Divulgar: Lisboa. Potter, P., Perry, A. (2006). Fundamentos de Enfermagem. Conceitos e procedimentos. Loures: Lusociência. ISBN: ISBN 972-8930-24-0 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Jacinta Gomes (jacintag@ufp.edu.pt) Manuela Guerra (mmguerra@ufp.edu.pt) Sónia Almeida Teixeira (soniateixeira@ufp.edu.pt) Teresa Moreira (tmoreira@ufp.edu.pt) |