Unidade Curricular:Código:
Enfermagem Geriátrica I853EGR1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEnfermagem4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
- Conhecer conceitos, teorias e estereótipos associados ao envelhecimento humano
- Identificar as alterações decorrentes do processo de envelhecimento.
- Identificar intervenções de enfermagem dirigidas às pessoas idosas nas transições saúde-doença e promotoras do envelhecimento ativo.
- Compreender o processo de conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu contexto social e económica.
- Conhecer a rede de suporte de apoio à pessoa idosa, nomeadamente o papel da família e cuidador principal.
- Compreender as respostas humanas aos processos de vida e processo de envelhecimento e nas transições saúde-doença do idoso e família,
- Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes no processo de conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa;
Conteúdos Programáticos:
1.- Conceito e teorias associadas ao envelhecimento
2- Demografia e Sociologia do Envelhecimento
3- Desafios no fim de vida:
3.1- Transições normativas associadas ao envelhecimento
3.2- Transições saúde doença na pessoa idosa
4- Deteção precoce de situações de risco de violência a pessoa idosa – maus tratos.
5 – Relação de Ajuda
6- Recursos de apoio à pessoa idosa:
6.1 Rede formal:
6.2 Rede Informal
7- Estratégias de promoção de envelhecimento ativo
8- Processo de Enfermagem à pessoa idosa:
8.1 Avaliação da pessoa idosa
8.2 Planeamento de cuidados
8. 3 Intervenções dirigidas à pessoa idosa no seu contexto sociofamiliar.
8. 4 Avaliação e indicadores de resultados
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo o objetivo principal desta unidade curricular a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências para a prática de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu meio sociofamiliar, considera-se que os conteúdos programáticos vão permitir o desenvolvimento das competências previstas para o enfermeiro de cuidados gerais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular permite, através das sessões Teóricas, Teórico-Práticas e Orientação Tutorial individual e em grupo, atingir os objetivos da unidade curricular, incluindo metodologias de ensino diversas nomeadamente expositivas, interrogativas, role play, estudos de caso e discussão em painel.
A avaliação final será feita através de trabalhos individuais e de grupo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As estratégias de avaliação propostas permitem validar o desenvolvimento de conhecimentos e competências no âmbito da conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu meio sociofamiliar.
Bibliografia:
- Cabete, D. (2005). O Idoso, a doença e o hospital. Loures: Lusociência
- Eliopoulos, C. ; Voshitome, A. ; Thorell, A (2005) Enfermagem gerontológica. 5ª ed. Porto Alegre : Artmed. ISBN 85-363-0081-7
- Fernandes, C. S., & Angelo, M. (2016). Family caregivers: what do they need? An integrative review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 50(4), 675-682.
- Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de Gerontologia. Lisboa: Lidel.
- Paúl, C.; Fonseca, A. (2005). Envelhecer em Portugal. 1.ª Edição. Lisboa: Climepsi Editores. ISBN 972-796-185-1
- Pereira, H.R. (2013). Subitamente cuidadores informais: dando vozes(es) às experiências vividas. Loures: Lusociência.
- Sequeira, C. (2018). Cuidar de idosos com dependência física e mental. Lisboa: Lidel, 2ªed.
- Verissimo, M. (2014) Geriatria fundamental, saber e praticar. Lisboa: Lidel.
- Vono, Z. (2007) Enfermagem gerontológica : atenção à pessoa idosa / Zulmira Elisa Vono. - São Paulo : Senac. ISBN 978-85-7359-655-7