Unidade Curricular: | Código: | ||
Enfermagem Geriátrica I | 853EGR1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Enfermagem | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Conhecer conceitos, teorias e estereótipos associados ao envelhecimento humano - Identificar as alterações decorrentes do processo de envelhecimento. - Identificar intervenções de enfermagem dirigidas às pessoas idosas nas transições saúde-doença e promotoras do envelhecimento ativo. - Compreender o processo de conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu contexto social e económica. - Conhecer a rede de suporte de apoio à pessoa idosa, nomeadamente o papel da família e cuidador principal. - Compreender as respostas humanas aos processos de vida e processo de envelhecimento e nas transições saúde-doença do idoso e família, - Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes no processo de conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa; | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.- Conceito e teorias associadas ao envelhecimento 2- Demografia e Sociologia do Envelhecimento 3- Desafios no fim de vida: 3.1- Transições normativas associadas ao envelhecimento 3.2- Transições saúde doença na pessoa idosa 4- Deteção precoce de situações de risco de violência a pessoa idosa – maus tratos. 5 – Relação de Ajuda 6- Recursos de apoio à pessoa idosa: 6.1 Rede formal: 6.2 Rede Informal 7- Estratégias de promoção de envelhecimento ativo 8- Processo de Enfermagem à pessoa idosa: 8.1 Avaliação da pessoa idosa 8.2 Planeamento de cuidados 8. 3 Intervenções dirigidas à pessoa idosa no seu contexto sociofamiliar. 8. 4 Avaliação e indicadores de resultados | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Sendo o objetivo principal desta unidade curricular a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências para a prática de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu meio sociofamiliar, considera-se que os conteúdos programáticos vão permitir o desenvolvimento das competências previstas para o enfermeiro de cuidados gerais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular permite, através das sessões Teóricas, Teórico-Práticas e Orientação Tutorial individual e em grupo, atingir os objetivos da unidade curricular, incluindo metodologias de ensino diversas nomeadamente expositivas, interrogativas, role play, estudos de caso e discussão em painel. A avaliação final será feita através de trabalhos individuais e de grupo. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As estratégias de avaliação propostas permitem validar o desenvolvimento de conhecimentos e competências no âmbito da conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu meio sociofamiliar. | |||
Bibliografia: | |||
- Cabete, D. (2005). O Idoso, a doença e o hospital. Loures: Lusociência - Eliopoulos, C. ; Voshitome, A. ; Thorell, A (2005) Enfermagem gerontológica. 5ª ed. Porto Alegre : Artmed. ISBN 85-363-0081-7 - Fernandes, C. S., & Angelo, M. (2016). Family caregivers: what do they need? An integrative review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 50(4), 675-682. - Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de Gerontologia. Lisboa: Lidel. - Paúl, C.; Fonseca, A. (2005). Envelhecer em Portugal. 1.ª Edição. Lisboa: Climepsi Editores. ISBN 972-796-185-1 - Pereira, H.R. (2013). Subitamente cuidadores informais: dando vozes(es) às experiências vividas. Loures: Lusociência. - Sequeira, C. (2018). Cuidar de idosos com dependência física e mental. Lisboa: Lidel, 2ªed. - Verissimo, M. (2014) Geriatria fundamental, saber e praticar. Lisboa: Lidel. - Vono, Z. (2007) Enfermagem gerontológica : atenção à pessoa idosa / Zulmira Elisa Vono. - São Paulo : Senac. ISBN 978-85-7359-655-7 |