Unidade Curricular: | Código: | ||
Enfermagem nos Autocuidados - Ensino Clínico | 1077EAUT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Enfermagem | 11 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 143 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
• Perceber o funcionamento e dinâmica dos Serviços; • Perceber a organização e priorização dos cuidados; • Mobilizar e integrar os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvidas nas unidades curriculares do plano de estudo, até ao momento para a aplicação do processo de enfermagem nos contextos clínicos onde desenvolve o ensino clínico, ao nível dos autocuidados. • Iniciar o desenvolvimento de competências no âmbito das intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem à pessoa inserida no seu contexto sócio familiar. • Desenvolve capacidades que contribuam para o aperfeiçoamento da aprendizagem. • Demonstrar capacidade e competências para a prestação de cuidados de enfermagem à pessoa inserida no seu contexto sócio familiar utilizando uma metodologia científica e fundamentando a sua tomada de decisão. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
No decurso do estágio, que se realiza preferencialmente em Unidades de Internamento de Serviços de Medicina e de Unidades de Cuidados Continuados, são mobilizáveis os diversos conteúdos que constam das Unidades Curriculares de Epistemologia, modelos e processos de Enfermagem e Autonomia e Processo de decisão nos cuidados de Enfermagem, mas também de todas as outras Unidades Curriculares do Curso, bem como outros que sejam abordados no decurso dos Seminários. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O Estágio pretende promover o encontro entre os profissionais e o aluno num contexto de trabalho e destina-se a complementar a formação teórico-prática e à consciencialização gradual dos diferentes papéis do enfermeiro e das competências requeridas. Considerando os conteúdos programáticos das Unidades Curriculares de Unidades Curriculares de Epistemologia, modelos e processos de Enfermagem e Autonomia e Processo de decisão nos cuidados de Enfermagem, e em função das características dos Serviços onde são realizados os Estagios, espera-se que o Aluno compreenda a coerência dos conhecimentos teóricos, teórico práticos e práticos adquiridos nas unidades teóricas com a prática clínica, e que perceba e desenvolva competências no desenvolvimento do Processo de Enfermagem, na relação e na comunicação terapêuticas e nas metodologias de registo dos cuidados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O acompanhamento do Aluno assenta no conceito de supervisão clínica enquanto processo em que um profissional experiente orienta o estudante no desenvolvimento humano, educacional e profissional, numa atitude de monitorização sistemática da prática através de procedimentos de reflexão e experimentação, supervisão essa que assenta em dois modelos possíveis: de orientação pedagógica, com o recurso à figura de orientador pedagógico (o enfermeiro assume a responsabilidade de acompanhar, orientar e avaliar um grupo de estudantes) ou de orientação tutorial (acompanhamento do aluno por parte de um profissional experiente do Serviço. A avaliação é feita tendo por base uma grelha de avaliação, construída a partir do documento “Regulamento do perfil de competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais” (Ordem dos Enfermeiros), o Relatório de Estágio e a participação nos Seminários. O Aluno tem sucesso quando a sua classificação final é igual ou superior a 10 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Em qualquer dos estilos de supervisão, o supervisor utiliza metodologias de tipo não-directivo (valoriza, atende o mundo do estudante e as suas iniciativas, sabe ouvir o estudante, encoraja, ajuda-o a clarificar as suas ideias e os seus sentimentos e pede-lhe outras informações quando elas são necessárias) de tipo directivo (concentra as suas preocupações em dar orientações, em estabelecer critérios e condicionar as atitudes do estudante) e de tipo colaborativo (utiliza estratégias de colaboração e verbaliza o que o estudante lhe vai dizendo, fazendo sínteses das sugestões e dos problemas e ajudando a resolvê-los). Assim, permite concretizar os objetivos da Unidade Curricular, nomeadamente o de ser capaz de promover a transferência dos conhecimentos adquiridos para o contexto de prática clínica, reflectir sobre as experiências individuais vividas em contexto de estágio e demonstrar uma atitude crítico-reflexiva perante as práticas. | |||
Bibliografia: | |||
Bibliografia Principal: [1] POTTER, PERRY (2006).Fundamentos de Enfermagem -Conceitos e Procedimentos. Lusociência [2] COLLIÉRE, M.F. (1999). Promover a Vida. Da prática das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem.Lisboa, 2ªTiragem.Edicões técnicas e sindicato dos Enfermeiros Portugueses [3] Manual de Normas em Enfermagem, Procedimentos Técnicos (2011) em http://www.acss.min-saude.pt/Portals/O/Direccoes_e_Unidades/Manual%20Proc_Enfer [4] DUQUE, H. E MENOITA, E. (2009). Úlceras de Pressão – uma abordagem estratégica. Coimbra, Formasau. [5] HALLOUET, P. E EGGERS, J. (2006). Fichas de Cuidados de Enfermagem, Lisboa, Climepsi Editores. [6] LAZURE, H. (1994). Viver a relação de Ajuda: uma abordagem teórica e prática de um critério de competência da Enfermagem. Lisboa, Ed. Lusodidacta [7] GUYTON, Arthur C (1992). Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro, 8ª ed, Guanabara Koogan | |||
Docente (* Responsável): | |||
Maria Cardoso (mcardoso@ufp.edu.pt) Teresa Moreira (tmoreira@ufp.edu.pt) |