Unidade Curricular: | Código: | ||
Cuidados de Enfermagem em Saúde Mental II - Ensino Clínico | 1077CSM2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Enfermagem | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Estágio: Compreender o funcionamento e dinâmica dos Serviços Compreender a organização e priorização dos cuidados Identificar os diagnósticos de enfermagem Desenvolver competências comunicacionais Desenvolver competências relacionais Desenvolver estratégias de educação para a saúde Aplicar as metodologias de registo das práticas de enfermagem preconizadas na Instituição Compreender a inter-relação entre os diferentes membros da equipa de saúde Demonstrar uma atitude crítico-reflexiva perante as práticas Seminários: Reflectir sobre as experiências individuais vividas em contexto de estágio Avaliar a evolução da sua própria aprendizagem Desenvolver a capacidade de elaboração do Processo de Enfermagem, através da realização de Estudos de Caso Aprofundar conhecimentos sobre as temáticas desenvolvidas Fazer análise crítica do trabalho desenvolvido no estágio Analisar situações problemáticas, tendo em vista a mobilização de conhecimentos | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
No decurso do estágio, que se realiza preferencialmente em Unidades de Internamento de Serviços de Saúde Mental e Psiquiatria, são mobilizáveis os diversos conteúdos que constam da Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica I, mas também de todas as outras Unidades Curriculares do Curso, bem como outros que sejam abordados no decurso dos Seminários. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O Estágio é tempo de trabalho, observação, aprendizagem e avaliação, em que se promove o encontro entre os profissionais e o aluno num contexto de trabalho e se complementa a formação teórico-prática nas condições concretas do posto de trabalho, permitindo a consciencialização dos papéis que o enfermeiro é chamado a desenvolver e das competências requeridas para o seu desempenho. Tendo em conta os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica I e as características dos Serviços onde são realizados os Estagios, espera-se que o Aluno compreenda a coerência dos conhecimentos teóricos adquiridos e da prática clínica, e que perceba e desenvolva competências na identificação de diagnósticos, na relação e na comunicação terapêuticas, nas metodologias de registo dos cuidados e no Processo de Enfermagem. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O acompanhamento em Estágio assenta no conceito de supervisão clínica enquanto processo em que um enfermeiro orienta o aluno no desenvolvimento humano, educacional e profissional, numa atitude de monitorização sistemática da prática sobretudo através de procedimentos de reflexão e experimentação. Conforme a instituição acolhedora, a supervisão assenta em dois modelos: de orientação pedagógica, com o recurso à figura de orientador pedagógico (o enfermeiro assume a responsabilidade de acompanhar, orientar e avaliar um grupo de estudantes) ou de orientação tutorial, caracterizada pelo acompanhamento do aluno por um profissional experiente no Serviço. A avaliação é feita com base em grelha de avaliação construída a partir do “Regulamento do perfil de competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais” (Ordem dos Enfermeiros), o Relatório de Estágio e a participação nos Seminários. O Aluno tem sucesso quando a sua classificação final é igual ou superior a 10 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Em qualquer dos estilos de supervisão, o supervisor utiliza metodologias de tipo não-directivo (valoriza, atende o mundo do estudante e as suas iniciativas, sabe ouvir o estudante, encoraja, ajuda-o a clarificar as suas ideias e os seus sentimentos e pede-lhe outras informações quando elas são necessárias) de tipo directivo (concentra as suas preocupações em dar orientações, em estabelecer critérios e condicionar as atitudes do estudante) e de tipo colaborativo (utiliza estratégias de colaboração e verbaliza o que o estudante lhe vai dizendo, fazendo sínteses das sugestões e dos problemas e ajudando a resolvê-los). Assim, permite concretizar os objetivos da Unidade Curricular, nomeadamente o de ser capaz de promover a transferência dos conhecimentos adquiridos para o contexto de prática clínica, refletir sobre as experiências individuais vividas em contexto de estágio e demonstrar uma atitude crítico-reflexiva perante as práticas. | |||
Bibliografia: | |||
AMARAL, A. C. (2010) – Prescrições de Enfermagem em Saúde Mental: mediante a CIPE. Lusociência-Edições Técnicas e Cientificas Lda., Loures. APA (2002) - DSM-IV-TR; Manual de Diagnósticos e Estatística das Perturbações Mentais; 4ª Edição; Editora – Climepsi. ISBN: 972-796-020-0 CHALIFOUR, J. (2007). A Intervenção Terapêutica – Os Fundamentos Existencial-Humanistas, Volume 2, Editor: Lusodidacta, ISBN: 9789898075215. CHALIFOUR, J. (2009). A Intervenção Terapêutica - Estratégias de Intervenção, Volume 1, Editor: Lusodidacta, ISBN: 978-989-8075-05-5. SEQUEIRA, C. (2006) – Introdução à prática clínica, Do diagnóstico à intervenção em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, Ed. Quarteto, 1ªed, Coimbra TOWNSEND, M. (2011) - Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica TOWNSEND, M. (2014). Conceitos de Cuidado na Prática Baseada na Evidência, 6ª Edição – Lusociência-Edições Técnicas e Cientificas Lda., Loures. |