Unidade Curricular: | Código: | ||
Cuidados de Enfermagem em Saúde Mental I | 1077CSM1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Enfermagem | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes para aplicação do processo de enfermagem em saúde mental e psiquiatria; - Identificar o indivíduo, a família e a comunidade numa perspetiva holística tendo em conta as múltiplas determinantes da saúde mental; - Conhece as principais terapias e técnicas terapêuticas utilizadas atualmente em psiquiatria; - Explicitar o enquadramento conceptual da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica; - Demonstrar conhecimentos e habilidades para a execução de procedimentos em saúde mental e psiquiatria; - Demonstrar conhecimentos e habilidades para planear cuidados de enfermagem gerais em saúde mental e psiquiatria, utilizando a metodologia científica do trabalho em enfermagem; - Integrar os conhecimentos das outras unidades curriculares, para a conceção de cuidados de enfermagem gerais em saúde mental e psiquiatria. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 - Saúde mental e psiquiatria preventiva 2 - Modelos explicativos do desenvolvimento em saúde mental 3 - Determinantes da saúde mental dos indivíduos e populações 4 - Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica - Evolução histórica e perspetivas atuais - Processo de enfermagem em psiquiatria - Entrevista em Enfermagem psiquiátrica - Fundamentos teóricos e modelos conceptuais da enfermagem psiquiátrica - Enfermagem de ligação 5 - Terapêuticas, terapias e atividades terapêuticas 6 – Processo de cuidados de enfermagem a pessoas com perturbação / doença mental - Comportamento psicótico - Perturbação depressiva do humor - Risco de suicídio - Distúrbios psicossomáticos - Comportamentos de aditivos - Comportamentos obsessivo-compulsivos e fóbicos - Perturbações da ansiedade - Quadros demenciais / psicogeriatria - Distúrbios do comportamento alimentar - Urgências psiquiátricas | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão definidos no sentido de permitir a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências para a prática de cuidados de enfermagem a pessoas e grupos em risco no âmbito dos processos de saúde-doença mental. São fornecidos igualmente conhecimentos para permitir aos estudantes desenvolver aptidões e competências para identificar o indivíduo, a família e a comunidade numa perspetiva holística tendo em conta as múltiplas determinantes da saúde mental, bem como a reflexão de aspetos éticos associados aos cuidados com pessoas no âmbito dos processos de saúde-doença mental. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, demonstrativas, estudos de caso e simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação. As aulas teórico-práticas são destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (modelos, vídeos) e para a demonstração, execução de técnicas e procedimentos que serão, posteriormente, desenvolvidas pelos estudantes em práticas simuladas, sob orientação e supervisão de docente. O regime de avaliação contínua é composto por um momento de prova escrita (50%), avaliações das práticas laboratoriais (30%) e o desenvolvimento de um trabalho de grupo (20%). São aprovados os estudantes que obtenham nota mínimo de 9,5 valores na componente T+TP e de 9,5 valores na componente PL. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular permite, através das sessões teóricas, teórico-práticas e prática laboratoriais, onde são utilizadas metodologias de ensino diversas, atingir os objetivos propostos. Ao conjunto de conhecimentos disseminados através do método expositivo, associa-se o método interrogativo de forma a promover a reflexão e a apropriação dos conteúdos. Com a implementação das metodologias consideradas, é pressuposto que o estudante se envolva ativamente na sua evolução e delineie esforços na busca de informação atualizada, que suporte os trabalhos e desenvolva aptidões e competências para diagnosticar, planear, executar e avaliar cuidados de enfermagem gerais em saúde mental e psiquiatria. | |||
Bibliografia: | |||
- Chalifour, J. (2009). A intervenção terapêutica - Volume 1: Os fundamentos existencial-humanistas da relação de ajuda. Lusodidacta. - Chalifour, J. (2009). A intervenção terapêutica - Volume 2: Estratégias de intervenção. Lusodidacta. - Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015. Ordem dos Enfermeiros. - Sequeira, C. (2016). Comunicação clínica e relação de ajuda. Lidel. - Sequeira, C., & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em saúde mental: Diagnósticos e intervenções. Lidel. - Townsend, M. (2011). Enfermagem em saúde mental e psiquiátrica: Conceitos de cuidado na prática baseada na evidência. Lusodidacta. |