Unidade Curricular: | Código: | ||
Cuidados de Enfermagem à Mulher I | 1077CEM1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Enfermagem | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes para aplicação do processo de enfermagem promoção de saúde da mulher ao longo do ciclo vital; - Compreender a aplicação da teoria dos sistemas integrados/psiconeuroendocrinoimunologia (PNEI) no âmbito da saúde sexual e reprodutiva e da adaptação à vida extrauterina do recém-nascido saudável; - Desenvolver competências que permitam a prestação de cuidados à grávida, à puérpera e ao recém-nascido saudável; - Compreender o papel do enfermeiro no âmbito da promoção da saúde sexual e reprodutiva, da transição para a parentalidade e da adaptação à vida extrauterina do recém-nascido saudável - Demonstrar conhecimentos, aptidões e competências relacionadas com a aplicação do processo de enfermagem no âmbito da promoção da saúde sexual e reprodutiva, da transição para a parentalidade e da adaptação à vida extrauterina do recém-nascido saudável. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Teoria dos sistemas integrados: psiconeuroendocrinoimunologia aplicada à saúde sexual e reprodutiva 2. Saúde sexual e reprodutiva -Perspetiva histórica e antropológica -Papel do enfermeiro de cuidados gerais e do enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica -Recursos da comunidade 3. Sexualidade e Fertilidade -Anatomofisiologia do sistema reprodutor -Ciclo fértil -Vivência saudável da sexualidade -Processo de enfermagem 4. Planeamento familiar -Contraceção -Planeamento da gravidez - Processo de enfermagem 5. Gravidez e Parto -Anatomofisiologia relacionada com a gravidez e o parto -Autocuidado na gravidez e após o parto -Processo de enfermagem e práticas laboratoriais 6. Recém-nascido saudável -Adaptação do recém-nascido à vida extrauterina -Cuidados de higiene, conforto e segurança -Amamentação -Alimentação suplementar por biberão, copo, finger feeding e sistema de nutrição suplementar -Processo de enfermagem e práticas laboratoriais | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram selecionados e organizados entre si de forma integrada, com o intuito de facilitar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionados com o processo de enfermagem centrado na saúde sexual e reprodutiva da pessoa humana e na adaptação do recém-nascido à vida extrauterina. Para todas as temáticas desenvolvidas será oferecida ao aluno a oportunidade de aprender e refletir ativamente sobre o papel do enfermeiro de cuidados gerais e a aplicação do processo de enfermagem em diferentes contextos de prática clínica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, role play, estudos de caso e simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação. As aulas teórico-práticas são destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (simuladores, modelos, vídeos) e para a demonstração, execução de técnicas e procedimentos que serão, posteriormente, desenvolvidas pelos estudantes em práticas simuladas, sob orientação e supervisão de docente. O regime de avaliação contínua é composto por um momento de prova escrita (90%) e as avaliações das práticas laboratoriais (10%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os alunos são convidados ao envolvimento no processo de aprendizagem. As sessões teóricas, onde predomina o método expositivo, interrogativo e brainstorming, alternam com sessões teórico-práticas, que incluem adicionalmente trabalhos em pequenos grupos, estudos de caso e visualização de filmes. Nas sessões de prática laboratorial será utilizado o método demonstrativo. O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é realizado no sentido de o motivar e promover uma aquisição mais sustentável de conhecimentos, aptidões e competências. Com vista à operacionalização de procedimentos de enfermagem e a aquisição de atitudes critico-reflexivas, utilizou-se o método demonstrativo para o desenvolvimento de competências manuais/ psicomotoras, o role play para o desenvolvimento de competências de comunicação e de diagnóstico e a discussão em painel, na reflexão da integração dos conteúdos teóricos nas práticas laboratoriais. | |||
Bibliografia: | |||
- Direção-Geral da Saúde (2015). Programa Nacional de Saúde Reprodutiva. Lisboa: DGS. Disponível em: file:///C:/Users/Isabel%20Ferreira/Downloads/i010371.pdf - Direção-Geral da Saúde (2016). Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco. Disponível em: http://www.saudereprodutiva.dgs.pt/novo-saude-materna/saude-materna.aspx - González, C. (2008). Manual prático do aleitamento materno. Parede: Mama Máter Associação - Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015. - Levy, L. & Bértolo, H. (2012). Manual do Aleitamento Materno. 2ª Edição. Lisboa: Comité Português para a Unicef/Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés - McKinney, E., James, S., Murray, S., Nelson, K. & Ashwill, J. (2017). Maternal-Child Nursing. (5ª ed). Elsevier. ISBN 9780323401708 - Nené, M., Batista, M. A. & Marques, R. (2016). Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Lisboa: Lidel. ISBN 9789897521461 |