Unidade Curricular: | Código: | ||
Cuidados de Enfermagem ao Idoso | 1077CEID | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Enfermagem | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecer conceitos, teorias e estereótipos associados ao envelhecimento humano Identificar as alterações decorrentes do processo de envelhecimento. Identificar intervenções de enfermagem dirigidas às pessoas idosas nas transições saúde-doença e promotoras do envelhecimento ativo. Compreender o processo de conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu contexto social e económica. Conhecer a rede de suporte de apoio à pessoa idosa, nomeadamente o papel da família e cuidador principal. Compreender as respostas humanas aos processos de vida e processo de envelhecimento e nas transições saúde-doença do idoso e família, Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes no processo de conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 - Conceitos e termos básicos em geriatria 2 - Teorias do envelhecimento 3 - Demografia do Envelhecimento 4 - Mitos e realidades sobre o velho e a velhice 5 - Relação de Ajuda em geriatria 6 - Desafios no fim da vida 7 - Maus-tratos a idosos 8 - Recursos do idoso 9 - Pluripatologia. Polimedicação. Problemas que ultrapassam a área estrita do doença. 10 - Patologias do envelhecimento: vasculares, respiratórias, urológicas, cardíacas, neurológicas, músculo-esqueléticas, endócrinas, oftalmológicas, hematológicas, dermatológicas, digestivas. Alterações bucais. 11. Os 7 síndromes geriátricos: incapacidade cognitiva, instabilidade postural, imobilidade, incontinências esficteriana, incapacidade comunicativa, iatrogenia e insuficiência familiar. 12. Alzheimer 13. Perda, morte e luto em geriatria 14. Genogramas e ecomapas 15. O Modelo de Virgínia Henderson aplicado à Pessoa Idosa | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Sendo o objetivo principal desta unidade curricular, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências para a prática de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu meio sociofamiliar, consideramos que os conteúdos programáticos vão permitir o desenvolvimento das competências previstas para o enfermeiro de cuidados gerais | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular permite, através dos diferentes tipos de sessão, atingir os objetivos da unidade curricular, incluindo metodologias de ensino diversas nomeadamente expositivas, interrogativas, role play, estudos de caso e discussão em painel. A avaliação final incluirá trabalhos individuais e de grupo, e teste escrito individual | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As estratégias de avaliação propostas permitem validar o desenvolvimento de conhecimentos e competências no âmbito da conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu meio sociofamiliar. | |||
Bibliografia: | |||
Eliopoulos, C. (2019). Enfermagem Gerontológica. Artmed Editora. Fernandes, C. S., & Angelo, M. (2016). Family caregivers: what do they need? An integrative review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 50(4), 675-682. Malagutti, W. (2013). Cuidados de Enfermagem em Geriatria. Rubio, Brasil. Nunes, M. I., Ferretti, R.E. e Santos, M. (2012). Enfermagem em Geriatria e Gerontologia. Nova Guanabara. Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de Gerontologia. Lisboa: Lidel. Pereira, H.R. (2013). Subitamente cuidadores informais: dando vozes(es) às experiências vividas. Loures: Lusociência. Sequeira, C. (2018). Cuidar de idosos com dependência física e mental. Lisboa: Lidel, 2ªed. Verissimo, M. (2014) Geriatria fundamental, saber e praticar. Lisboa: Lidel. |