Unidade Curricular:Código:
Cuidados de Enfermagem ao Idoso1077CEID
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEnfermagem5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer conceitos, teorias e estereótipos associados ao envelhecimento humano
Identificar as alterações decorrentes do processo de envelhecimento.
Identificar intervenções de enfermagem dirigidas às pessoas idosas nas transições saúde-doença e promotoras do envelhecimento ativo.
Compreender o processo de conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu contexto social e económica.
Conhecer a rede de suporte de apoio à pessoa idosa, nomeadamente o papel da família e cuidador principal.
Compreender as respostas humanas aos processos de vida e processo de envelhecimento e nas transições saúde-doença do idoso e família,
Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes no processo de conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa.
Conteúdos Programáticos:
1 - Conceitos e termos básicos em geriatria
2 - Teorias do envelhecimento
3 - Demografia do Envelhecimento
4 - Mitos e realidades sobre o velho e a velhice
5 - Relação de Ajuda em geriatria
6 - Desafios no fim da vida
7 - Maus-tratos a idosos
8 - Recursos do idoso
9 - Pluripatologia. Polimedicação. Problemas que ultrapassam a área estrita do doença.
10 - Patologias do envelhecimento: vasculares, respiratórias, urológicas, cardíacas, neurológicas, músculo-esqueléticas, endócrinas, oftalmológicas, hematológicas, dermatológicas, digestivas. Alterações bucais.
11. Os 7 síndromes geriátricos: incapacidade cognitiva, instabilidade postural, imobilidade, incontinências esficteriana, incapacidade comunicativa, iatrogenia e insuficiência familiar.
12. Alzheimer
13. Perda, morte e luto em geriatria
14. Genogramas e ecomapas
15. O Modelo de Virgínia Henderson aplicado à Pessoa Idosa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo o objetivo principal desta unidade curricular, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências para a prática de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu meio sociofamiliar, consideramos que os conteúdos programáticos vão permitir o desenvolvimento das competências previstas para o enfermeiro de cuidados gerais
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular permite, através dos diferentes tipos de sessão, atingir os objetivos da unidade curricular, incluindo metodologias de ensino diversas nomeadamente expositivas, interrogativas, role play, estudos de caso e discussão em painel. A avaliação final incluirá trabalhos individuais e de grupo, e teste escrito individual
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As estratégias de avaliação propostas permitem validar o desenvolvimento de conhecimentos e competências no âmbito da conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa inserida no seu meio sociofamiliar.
Bibliografia:
Eliopoulos, C. (2019). Enfermagem Gerontológica. Artmed Editora.
Fernandes, C. S., & Angelo, M. (2016). Family caregivers: what do they need? An integrative review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 50(4), 675-682.
Malagutti, W. (2013). Cuidados de Enfermagem em Geriatria. Rubio, Brasil.
Nunes, M. I., Ferretti, R.E. e Santos, M. (2012). Enfermagem em Geriatria e Gerontologia. Nova Guanabara.
Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de Gerontologia. Lisboa: Lidel.
Pereira, H.R. (2013). Subitamente cuidadores informais: dando vozes(es) às experiências vividas. Loures: Lusociência.
Sequeira, C. (2018). Cuidar de idosos com dependência física e mental. Lisboa: Lidel, 2ªed.
Verissimo, M. (2014) Geriatria fundamental, saber e praticar. Lisboa: Lidel.
Docente (* Responsável):
José Manuel dos Santos (jmsantos@ufp.edu.pt)