Unidade Curricular: | Código: | ||
Cuidados de Enfermagem ao Adulto | 1077CEAU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Enfermagem | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 130 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
-Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes para aplicação do processo de enfermagem à pessoa adulta com patologia médica ou cirúrgica; -Demonstrar conhecimento e capacidade de compreensão sobre a problemática da pessoa a vivenciar processos de saúde/doença na área da enfermagem médico-cirúrgica; -Fundamentar os cuidados de enfermagem à pessoa com alterações médico-cirúrgicas, bem como situações específicas, enquadrados nas etapas do processo de enfermagem; -Demonstrar conhecimentos e habilidades para a execução de procedimentos técnicos associados à prática de enfermagem medica e cirúrgica; -Desenvolver um pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas no âmbito da enfermagem medica e cirúrgica; -Integrar os conhecimentos das outras unidades curriculares, para a conceção de cuidados de enfermagem à pessoa adulta com patologia médica ou cirúrgica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.A pessoa/família e a hospitalização: do acolhimento ao regresso a casa - Processo de transição saúde-doença, impacto na pessoa e na família 2.Cuidados de enfermagem na pessoa com doença oncológica 3.Cuidados Enfermagem à pessoa no controlo da Dor 4.Cuidados de enfermagem à pessoa com patologia médica e cirúrgica: -sistema respiratório, cardiovascular, gastrointestinal, hepatobiliar endócrino, metabólico; neurológico, renal, urológica; hematológico, músculo-esquelético e infeciosas - Práticas laboratoriais: Procedimentos de enfermagem associados 5.Cuidados de enfermagem em diferentes exames complementares de diagnóstico 6.Bloco operatório -Introdução ao ambiente cirúrgico -Riscos no Bloco Operatório - Cuidados de enfermagem face a agentes terapêuticos - Cuidados de enfermagem à pessoa nas diferentes etapas do peri-operatório - Cuidados de enfermagem à pessoa em regime de cirurgia ambulatória - Procedimentos técnicos associados à prática de enfermagem na área cirúrgica | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular: Os conteúdos programáticos desta unidade curricular refletem uma abordagem situada no âmbito da enfermagem na Saúde do Adulto, considerando uma perspetiva de intervenção abrangente e holística. Baseia-se no desenvolvimento de diferentes temáticas de forma integrada, com enfase na abordagem da problemática da pessoa a vivenciar processos de saúde/doença em contexto medico e cirúrgico e sua relevância para a sistematização dos cuidados de enfermagem de acordo com as etapas do processo de enfermagem. Atenta-se que os conteúdos programáticos se encontram em conformidade com os objetivos da unidade curricular, permitindo ao estudante obter conhecimentos e capacidade de compreensão que suportem a fundamentação dos cuidados de enfermagem a desenvolver, de forma segura e adequada. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e de simulação. As aulas teóricas são expositivas e de interação. As aulas teórico-práticas destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático e para a demonstração, execução de técnicas e procedimentos que serão, posteriormente, desenvolvidas pelos estudantes em práticas simuladas. A avaliação continua tem por base a avaliação de trabalhos de grupo realizados na Prática Laboratorial, casos clínicos (25%), e Intervenção do Enfermeiro nos Exames Complementares Diagnostico (25%), a avaliação de prova escrita individual (50%). A aprovação à UC, esta condicionada á obtenção de 9,5 valores. A assiduidade é obrigatória em pelo menos 50% da carga horária e a 80% da Prática Laboratorial, para ter acesso à avaliação contínua. Exame: os alunos que não obtiverem a aprovação em avaliação contínua, poderão fazer o exame constituído por 1 frequência escrita, com a ponderação de 100%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino são orientadas em coerência e articulação com os objetivos de aprendizagem definidos. No seu conjunto configuram uma estratégia essencialmente interativa centrada no estudante, com aposta num trabalho que estimule a reflexão e valorize os processos de natureza cognitiva e interpessoal, devidamente orientado e enquadrado nas sessões letivas teóricas, teóricas/práticas e de práticas laboratoriais da unidade curricular. Com a implementação das metodologias consideradas, é pressuposto que o estudante se envolva ativamente na sua evolução e delineie esforços na busca de informação atualizada, que suporte os trabalhos e desenvolva aptidões e competências para diagnosticar, planear, executar e avaliar cuidados de enfermagem à pessoa idosa com patologia médica e cirúrgica. | |||
Bibliografia: | |||
Bezerra, A. (2016). Oncologia para Enfermagem. Bookpartners Brasil Editora. Martins, O.; Duarte, A. (2014). Enfermagem em Bloco Operatório. Lisboa: Lidel Ferreira, M; Ferreira C. (2018). Intervenções e Procedimentos em Enfermagem. Lisboa: Lidel Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015 Janice Hinkle et al (2015).Brunner & Suddarth: Manual de Enfermagem Médico-Cirúrgica. (13ª Ed). Guanabara Koogan; Ordem dos Enfermeiros (2003) - Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Divulgar: Lisboa. Ordem dos Enfermeiros (2011) - Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Divulgar: Lisboa. Phipps, J. et al (2010) - Enfermagem Médico-Cirúrgica: Perspetivas de Saúde e Doença. (8ª. ed). Loures: Lusodidacta Portugal. Ministério da saúde (2011). Manual de Normas de Enfermagem: Procedimentos Técnicos. (3ª ed). |