Unidade Curricular: | Código: | ||
Cuidados de Enfermagem em Contexto Familiar e Comunitário II - Ensino Clínico | 1077CCF2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Enfermagem | 16 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 208 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Mobilizar e integrar os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvidas nas unidades curriculares até ao momento para a aplicação do processo de enfermagem nos contextos clínicos onde se desenvolve o ensino clínico; - Demonstrar capacidade para aplicar o Processo de Enfermagem ao indivíduo e famílias seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Saúde e dos diferentes programas de saúde no contexto dos cuidados de saúde primários; - Desenvolver todas as atividades inerentes ao exercício de Enfermeiro de Família numa Unidade de Saúde Familiar (USF) ou Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP). - Demonstrar capacidade e competências para a prestação de cuidados de enfermagem à familia, utilizando uma metodologia científica e fundamentando a sua tomada de decisão. - Integrar e interligar os conhecimentos das outras unidades curriculares, para a conceção e planeamento de cuidados de enfermagem na família e comunidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
No decurso do Ensino Clínico são mobilizáveis os diversos saberes adquiridos nas Unidades Curriculares lecionadas anteriormente e principalmente na Unidade Curricular de Enfermagem na família e comunidade I e Saúde Pública: epidemiologia e profilaxia, bem como outros conteúdos que sejam abordados no decurso dos Seminários ou que se venham a demonstrar pertinentes durante o ensino clinico, sempre sob orientação do professor, do supervisor e auxiliar pedagógico do ensino clínico. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos explorados nas unidades curriculares anteriores e principalmente nas unidades curriculares de Enfermagem na Família e comunidade I e Saúde Pública: epidemiologia e profilaxia, quer teórico prático e práticos, são os conteúdos que os alunos têm agora oportunidade de explorar e colocar em prática em ambiente real, sendo as USF e UCSP o local adequado para desenvolver estas competências, uma vez que é aí que o enfermeiro desenvolve o conteúdo funcional inerente às funções de enfermeiro de família. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O desenvolvimento do ensino clínico decorre em momentos de presença nas unidades de prestação de cuidados, sob a orientação de um auxiliar pedagógico e supervisionados por um professor, para o desenvolvimento de competências no domínio cognitivo, técnico-instrumental e sócio relacional, em contexto familiar e comunitário. O caracter gradual do desenvolvimento das competências é espelhado nas diferentes grelhas de avaliação do plano de estudos. A avaliação contínua baseia-se avaliação da prática clínica, segundo modelo instituído (70%), na realização de um trabalho individual (trabalho 20% e apresentação 10%), com enfase na análise crítica e reflexiva das situações da prática de cuidados e do seu desempenho, potenciada nos seminários. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O ensino clínico permite ao aluno a consciencialização gradual dos diferentes papéis e competências que o enfermeiro deve ter na prestação de cuidados. O estudante deve recorrer à pesquisa documental e bibliográfica sobre as temáticas da educação para a saúde no contexto dos Programas Nacionais de Saúde, mobilizando os estudantes para uma aprendizagem integral e integrada já no contexto da prática. À medida que a integração no ambiente de ensino clinico vai decorrendo, bem como a influência da figura do auxiliar pedagógico e supervisor, potenciam o desempenho do estudante, capacitando-o permanentemente para a decisão estruturada e baseada na evidência científica, levando-o a um processo de autonomia gradual no contexto de enfermeiro de família. | |||
Bibliografia: | |||
- Direcção-Geral da Saúde (DGS) (2016). Plano Nacional de Saúde: Revisão e Extensão a 2020. Lisboa: Portugal. - Direcção-Geral da Saúde (DGS). (2015). Programa Nacional de Saúde Escolar. Lisboa: Portugal. - Figueiredo, M. H. (2012). Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar: Uma Abordagem Colaborativa em Enfermagem de Família. Loures: Lusociência. - Hanson, S. M. H. (2005). Enfermagem de Cuidados de Saúde à Família: Teoria, Prática e Investigação. Loures: Lusodidacta. - Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015. - Ordem dos Enfermeiros (2003). Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Divulgar: Lisboa. - Ordem dos Enfermeiros (2011). Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Divulgar: Lisboa. |