Unidade Curricular:Código:
Biofísica e Meios Complementares de Diagnóstico1077BMCD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEnfermagem4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Entender e analisar uma variação exponencial.
OA2. Aplicar as variações exponenciais a fenómenos com interesse clínico.
OA3. Dotar os alunos de conhecimentos teóricos sobre os diferentes meios de diagnósticos utilizados na prática clínica.
OA4. Definir modelo e conhecer o modelo das membranas biológicas.
OA5. Explicar os mecanismos de transporte através das membranas.
OA6. Entender o mecanismo geral da regulação.
OA7. Aplicar a nomenclatura da regulação às regulações da glicémia e térmica.
OA 8. Conhecer os mecanismos de transporte de calor.
OA9. Entender os estados de alteração da temperatura corporal.
OA10. Reconhecer as propriedades mais importantes do sangue como um fluido.
OA11. Aplicar os conceitos físicos de hidrodinâmica à circulação sanguínea.
OA12. Relacionar a hidrodinâmica com técnicas de enfermagem como a medição da pressão sanguínea.
OA13. Entender e explicar estados de alteração à dinâmica circulatória.
Conteúdos Programáticos:
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos.
1.1. O ser humano como sistema aberto e regulado.
1.2. Modelos: as membranas biológicas.
1.3. Estudo de variações exponenciais aplicadas a fenómenos com interesse fisiológico.
CP2 - Noções, indicações, limitações e resultados dos meios complementares de diagnóstico.
2.1. Radiologia; Ecografia; Eco-endoscopia; TAC; RMN; Medicina Nuclear.
2.2. Radiação ionizante.
CP3 - Fenómenos de transporte. Modelos para as membranas plasmáticas. Osmose e difusão.
CP4 - Regulação e controlo
4.1. Ciclo de retroacção. Estados estacionários. Retroacções negativa e positiva.
4.2. Regulação da glicemia.
4.3. Homeotermia.
4.4. Alteração da temperatura corporal.
CP5 - Dinâmica de fluidos.
5.1. Características físicas do sangue.
5.2. Trabalho cardíaco. Lei da conservação do débito. Dinâmica de fluidos perfeitos e reais. Leis de Bernoulli e de Poiseuille.
5.3. Fenómenos a nível capilar.
5.4. Alteração da dinâmica circulatória.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos visa atingir: OA1, OA2, OA4 e OA6.
CP2 - Noções, indicações, limitações e resultados dos meios complementares de diagnóstico, visa atingir: OA2 e OA3.
CP3 - Fenómenos de transporte e modelos para as membranas plasmáticas, visam atingir OA4, OA5, OA8 e OA13.
CP4 - Regulação e controlo e homeotermia, visa atingir OA6, OA7, AO e OA9.
CP5 - Dinâmica de fluidos, visa atingir OA10, OA11, OA12 e OA13.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem.
M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa.
M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo.
M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de técnicas relevantes em enfermagem para promover a discussão dos fundamentos físicos a elas inerentes.
(Testes práticos, 30% (1ECTS) e testes teóricos, 70% (3ECTS)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. Para a prossecução de todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para a prossecução dos OA1, OA2, OA5, OA6 e OA11. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. Para a prossecução dos OA4, OA5 e OA9, OA12 e OA13. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. Para a prossecução de todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de técnicas relevantes em enfermagem para promover a discussão dos fundamentos físicos a elas inerentes. Para a prossecução de OA3, OA7, OA11 e OA12.
Bibliografia:
- Félix M. Goñi. The basic structure and dynamics of cell membranes: An update of the Singer–Nicolson model. Biochimica et Biophysica Acta 1838 (2014) 1467–1476.
- Hobbie, Russell K., Roth, Bradley J. Intermediate Physics for Medicine and Biology, Springer. 2015. ISBN 978-3-319-12682-1.
- Gomes, L.R. Biofísica para Ciências da Saúde. Ed. Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012. ISBN: 9789728830380.
- http://www.conteudodeenfermagem.com/2013/12/medir-pressao-arterial.html.
- The Merck Manual of Diagnosis and Therapy; Merck & Co., Inc. (www.merck.com).
-Hrazdira., I. et al.(2012). Fundamentals of biophysics and medical technology. (2ª ed). Dolní Zivotice : Masaryk University. ISBN 978-80-210-5758-6.
-Andriolo, A. (coord) (2005). Guia de medicina laboratorial. Barueri : Manole, 2005. 8520420001.
-Wilkinson, G., Moore, B., Moore, P. (2006). Guia prático Climepsi do diagnóstico médico. (1ª ed.) Lisboa: Climepsi. ISBN 972-796-179-7.
Docente (* Responsável):
António Ferreira Rodrigues (ajfrodrigues@ufp.edu.pt)
Lígia Gomes (lrgomes@ufp.edu.pt)