Unidade Curricular: | Código: | ||
Antropossociologia da Saúde | 1077ASA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 26 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Adquirir as bases teóricas e metodológicas de trabalho/investigação em Antropologia e sociologia da saúde. Principais teorias sociológicas, antropológicas e métodos de investigação; (ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam trabalhar dentro do novo paradigma de saúde – bio - sociocomportamental - cultural e ecológico. (iii) Ser capaz de entender a realidade corporal para além das suas componentes físicas, incluindo a sua dimensão simbólica e transcultural (iv) Desenvolver uma capacidade critica em relação às politicas de saúde, discernindo nelas as suas bases ideológicas, culturais, para a construção de uma sociedade mais justa: ver como se podem aplicar estas politicas de justiça social nos espaços de trabalho da fisioterapia; (v) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos no trabalho sanitário com a metodologia e perspectiva antropológica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Antropologia, Sociologia e Saúde. 1.1. Os conceitos e as metodologias de investigação.1.3. Perspetiva histórica. 1.3.1. O modelo biomédico; o modelo sociomédico; Ecologia e Saúde 2ª Uma antropologia e sociologia do corpo. 2.1. perspectiva naturalista. 2.2. perspectiva construtivista. 2.3. perspectiva fenomenológica. 2.4. O corpo e as emoções; a dor e o sofrimento. 3.ª A experiência social da doença.. 3.2. estilos de vida e habitus incorporado. 3.3. identidade deteriorada e estigma. 3.4. A doença crónica. 3.5. A narração da doença 4.ª Políticas de saúde; 4.1. As perspectivas teóricas. 4.1.1. a perspectiva estruturalista, marxista, da nova direita. 4.2. Novas tecnologias de saúde. 4.2. A saúde e a doença, espaço da cidadania. 4.2.1. Acesso à saúde e justiça social. 4.2.2. A literacia da saúde. 5ª A organização institucional da saúde. 5.1. A instituição hospitalar. 5.3. O contexto da fisioterapia na sociedade contemporânea: instituições, agentes e o acesso à fisioterapia. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
1. Os conteúdos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da antropologia e sociologia da saúde. Permite aos discentes adquirir os conceitos básicos e o campo de reflexão que lhes permite abordar noutros campos disciplinares a problemática da saúde. 2. Os conteúdos desenvolvem os temas que tratam a relação entre o corpo, a doença, a prática médica e laboratorial e as expressões sociais, culturais e emocionais. 3. Os conteúdos tratados são os que transmitem aos discentes os principais problemas e desafios que enfrenta a sociedade contemporânea na sua relação com a saúde nas Instituições médicas. Tem-se em particular atenção a influência das estruturas sociais. 4. Os conteúdos darão uma particular atenção às teorias que informam os sistemas de saúde e às politicas sociais de acesso à saúde. 5. Ajuda os discentes a ter uma análise crítica à organização institucional da saúde, desde as estruturas hospitalares às profissões que actuam no campo sanitário. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (50%), na execução de uma Ficha de Análise a um Artigo Científico (30%), na discussão em sala de aula (10%), bem como na pontualidade e a assiduidade do aluno (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
1. Exposição teórica e prática, com participação dos discentes, dos conteúdos introdutórios; Debate, individual e em grupo, de casos teóricos e metodológicos. 2. Exp. teórica de conteúdos e apresentação de casos para discussão. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados 3. Exp. teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados 4. Exp. teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados 5. Exp. teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados. | |||
Bibliografia: | |||
ALVES, F. (2013), Saúde, Medicina e Sociedade. Uma visão sociológica, Lisboa, Pactor. Campelo, A.(2020). Preschool Children’s Emotional Understanding of Death: A Forgotten Dimension. Acta Médica Portuguesa, Vol. 33 (10), pp. 649-656. - 2020. Como se faz o corpo. A construção da Antropologia: da antropologia física à antropologia da saúde.In V.O. Jorge (Coord,). Modos de Fazer / Ways of Making. Porto: Universidade do Porto - CITCEM. pp. 137-158. - (2016). "Da mortificação do corpo sadio, à exibição do corpo monstruoso.", A Falar de Viana 5, 5: 137 - 149. - (2017). O mar e o corpo. Práticas e estéticas da cura em S. Bartolomeu do Mar. A Romaria de S. Bartolomeu do Mar. Um mar de Estórias. C.M. de Esposende: Esposende, 65-79. HELMA, C. G. (2003). Cultura, saúde & doença. São Paulo: Artemed. SINGER, M. & ERICKSON, P. I. (eds) (2015). A Companion to Medical Anthropology. Sussex UK: Wiley-Blackwell. Varela, R. (2019). História do Serviço Nacional de saúde em Portugal. Lisboa. ED. Âncora | |||
Docente (* Responsável): | |||
Álvaro Campelo (campelo@ufp.edu.pt) |