Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia II1077AMO2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
• anatomofisiologia humana nos diversos sistemas;Descrever a organização do corpo humano;
• Adquirir conceitos fundamentais de anatomia e fisiologia para a compreensão do funcionamento do organismo humano;
• Compreender os mecanismos de regulação e manutenção do corpo;
• Capacitar o estudante para a compreensão
• Compreender os mecanismos envolvidos no funcionamento e interligação dos diferentes órgãos e sistemas;
• Identificar as particularidades anatómicas e fisiológicas inerentes a cada fase do ciclo de vida;
• Compreender os mecanismos anatomofisiológicos que estão na base dos aspetos fisiopatológicos;
• Desenvolver competências sobre anatomofisiologia humana para a prestação de cuidados de enfermagem.
As competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE) são adquiridas ao longo do curso de licenciatura em enfermagem, sendo a sua plenitude alcançada no final de todas as componentes teóricas e práticas
Conteúdos Programáticos:
Conteúdos programáticos:
1-Sistema cardiovascular II- INTEGRAÇAO NA ORGANIZAÇAO DO CORPO HUMANO
2-Sistema respiratorio II- INTEGRAÇAO NA ORGANIZAÇAO DO CORPO HUMANO
3-Sistema digestivo II- INTEGRAÇAO NA ORGANIZAÇAO DO CORPO HUMANO
4-Sistema endócrino II- INTEGRAÇAO NA ORGANIZAÇAO DO CORPO HUMANO
6-Sistema génito-urinario. II- INTEGRAÇAO NA ORGANIZAÇAO DO CORPO HUMANO
7-Reproduçao e desenvolvimento
8- Organização do corpo humano
7- Integração e controlo dos diferentes sistemas.
8- Regulação e manutenção do corpo humano
9 - Anátomo-fisiologia ao longo do ciclo de vida
10- Mecanismos anatomofisiológicos da fisiopatologia
11- Princípios de Anátomo-fisiologia em relaçao com a fisio-patologia
PRATICAS LABORATORIAIS
12-Práticas laboratoriais- paralelas ao conteudo programático Teórico e Teórico-prático/ sistemas
13- Identificar e descrever a estrutura e funcionamento do organismo humano.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir dar continuidade aos conceitos sobre anatomia e fisiologia do corpo humano desenvolvidos no primeiro semestre, capacitando o estudante para a compreensão do funcionamento complexo e integrado da anatomofisiologia humana ao longo do ciclo vital.
Com a aquisição dos conhecimentos teóricos, teórico-práticos e laboratoriais sobre a anatomia e fisiologia do corpo humano, pretende-se que o estudante seja capaz de os transferir para o desenvolvimento de competências de prestação de cuidados de enfermagem.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos, aprofundando a complexidade das temáticas da anatomofisiologia I, recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e de simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação, as aulas teórico-práticas são destinadas a elucidar e aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (modelos anatómicos, vídeos), complementado através da prática simulada. O tempo de trabalho do aluno será orientado para várias rubricas programáticas. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos de prova escrita (80%) e duas avaliações de práticas laboratoriais (20%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, permite ao estudante adquirir conceitos fundamentais de anatomia e fisiologia do organismo humano. A simulação e a apresentação de casos práticos possibilita uma adequada transferência destes conteúdos para o desenvolvimento de competências de enfermeiro de cuidados gerais.
Bibliografia:
• Kawamoto, E. (2016). Anatomia e fisiologia: para enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. ISBN 978-85-277-2873-7
• Moll, K. J., Moll, M., Pais, D. (2006). Atlas de anatomia. (4ª ed). Loures: Lusociência. ISBN 972-8930-08-9
• Perlemuter, L et al. (2001). Anatomia e fisiologia para os cuidados de enfermagem (2ª ed). Loures: Lusociência. ISBN 972-8383-23-1
• Seeley, R et al. (2005). Anatomia & fisiologia. (6ª ed). Loures: Lusociência, 2005. ISBN 972-8930-07-0
• Tate, P. et al. (2011). Guia de estudo para utilização com anatomia e fisiologia. (8ª ed). Loures: Lusociência. ISBN 978-972-8930-622
• Tortora, G. J. & Zimmer, L. (2000). Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia (4ª ed). Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-7307-675-5
´-Atlas of Pelvic Anatomy and Gynecologic Surgery by Michael S. Baggish, MD, FACOG and Mickey M. Karram, MD; 4th Edition, Elsevier 2016.
- Netter's Surgical Anatomy and Approaches; 2nd Edition, Elsevier 2020.
Docente (* Responsável):
Carla Matos (cmatos@ufp.edu.pt)
João Faria (jsfaria@ufp.edu.pt)