Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomofisiologia II | 1077AMO2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
• anatomofisiologia humana nos diversos sistemas;Descrever a organização do corpo humano; • Adquirir conceitos fundamentais de anatomia e fisiologia para a compreensão do funcionamento do organismo humano; • Compreender os mecanismos de regulação e manutenção do corpo; • Capacitar o estudante para a compreensão • Compreender os mecanismos envolvidos no funcionamento e interligação dos diferentes órgãos e sistemas; • Identificar as particularidades anatómicas e fisiológicas inerentes a cada fase do ciclo de vida; • Compreender os mecanismos anatomofisiológicos que estão na base dos aspetos fisiopatológicos; • Desenvolver competências sobre anatomofisiologia humana para a prestação de cuidados de enfermagem. As competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE) são adquiridas ao longo do curso de licenciatura em enfermagem, sendo a sua plenitude alcançada no final de todas as componentes teóricas e práticas | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conteúdos programáticos: 1-Sistema cardiovascular II- INTEGRAÇAO NA ORGANIZAÇAO DO CORPO HUMANO 2-Sistema respiratorio II- INTEGRAÇAO NA ORGANIZAÇAO DO CORPO HUMANO 3-Sistema digestivo II- INTEGRAÇAO NA ORGANIZAÇAO DO CORPO HUMANO 4-Sistema endócrino II- INTEGRAÇAO NA ORGANIZAÇAO DO CORPO HUMANO 6-Sistema génito-urinario. II- INTEGRAÇAO NA ORGANIZAÇAO DO CORPO HUMANO 7-Reproduçao e desenvolvimento 8- Organização do corpo humano 7- Integração e controlo dos diferentes sistemas. 8- Regulação e manutenção do corpo humano 9 - Anátomo-fisiologia ao longo do ciclo de vida 10- Mecanismos anatomofisiológicos da fisiopatologia 11- Princípios de Anátomo-fisiologia em relaçao com a fisio-patologia PRATICAS LABORATORIAIS 12-Práticas laboratoriais- paralelas ao conteudo programático Teórico e Teórico-prático/ sistemas 13- Identificar e descrever a estrutura e funcionamento do organismo humano. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir dar continuidade aos conceitos sobre anatomia e fisiologia do corpo humano desenvolvidos no primeiro semestre, capacitando o estudante para a compreensão do funcionamento complexo e integrado da anatomofisiologia humana ao longo do ciclo vital. Com a aquisição dos conhecimentos teóricos, teórico-práticos e laboratoriais sobre a anatomia e fisiologia do corpo humano, pretende-se que o estudante seja capaz de os transferir para o desenvolvimento de competências de prestação de cuidados de enfermagem. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos, aprofundando a complexidade das temáticas da anatomofisiologia I, recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e de simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação, as aulas teórico-práticas são destinadas a elucidar e aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (modelos anatómicos, vídeos), complementado através da prática simulada. O tempo de trabalho do aluno será orientado para várias rubricas programáticas. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos de prova escrita (80%) e duas avaliações de práticas laboratoriais (20%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, permite ao estudante adquirir conceitos fundamentais de anatomia e fisiologia do organismo humano. A simulação e a apresentação de casos práticos possibilita uma adequada transferência destes conteúdos para o desenvolvimento de competências de enfermeiro de cuidados gerais. | |||
Bibliografia: | |||
• Kawamoto, E. (2016). Anatomia e fisiologia: para enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. ISBN 978-85-277-2873-7 • Moll, K. J., Moll, M., Pais, D. (2006). Atlas de anatomia. (4ª ed). Loures: Lusociência. ISBN 972-8930-08-9 • Perlemuter, L et al. (2001). Anatomia e fisiologia para os cuidados de enfermagem (2ª ed). Loures: Lusociência. ISBN 972-8383-23-1 • Seeley, R et al. (2005). Anatomia & fisiologia. (6ª ed). Loures: Lusociência, 2005. ISBN 972-8930-07-0 • Tate, P. et al. (2011). Guia de estudo para utilização com anatomia e fisiologia. (8ª ed). Loures: Lusociência. ISBN 978-972-8930-622 • Tortora, G. J. & Zimmer, L. (2000). Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia (4ª ed). Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-7307-675-5 ´-Atlas of Pelvic Anatomy and Gynecologic Surgery by Michael S. Baggish, MD, FACOG and Mickey M. Karram, MD; 4th Edition, Elsevier 2016. - Netter's Surgical Anatomy and Approaches; 2nd Edition, Elsevier 2020. |